Como ser organizada: 11 dicas simples para mudar de vida

Parece uma tarefa simples, mas ser uma pessoa organiza requer força de vontade e persistência. Algumas pessoas não sentem dificuldade em ter uma vida super organizada e produtiva, já outras não sabem nem por onde começar as tarefas mais simples do dia a dia. Ser desorganizada pode estar atrapalhando a sua vida e te impedindo de crescer. Saiba agora como se tornar uma pessoa mais organizada e conseguir executar as tarefas mais rápido e com agilidade.

O que é ser uma pessoa organizada?

Afinal, o que define se uma pessoa é ou não uma pessoa organizada? A pessoa que tem o controle total da sua vida é considerada organizada. Ou seja, sabe o horário de todos os compromissos, a agenda está sempre sendo preenchida com as tarefas, mesmo que a casa ainda não tenha passado por uma faxina, a pessoa sabe onde está cada objeto e consegue cumprir todas as tarefas do dia a dia com precisão.

Como ser organizada (Foto: Reprodução/Freepik)

Quais são as vantagens da organização?

Mas qual é a vantagem que isso me proporciona? Conheça algumas:

  • Aumenta a produtividade;
  • Tempo de lazer de qualidade;
  • Diminuí a procrastinação;
  • Não se atrasa e honra horários dos compromissos;
  • Ambiente mais saudável e confortável.

Como se tornar organizada?

Como já citado, pode não ser uma tarefa fácil para muitas pessoas, principalmente para as mais velhas, que passaram a vida sem ter uma boa organização. Contudo, saiba que é possível mudar completamente a sua rotina e se tornar uma pessoa organizada em poucos passos. Saiba como:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Faxina

O primeiro passo é fazer uma faxina em casa. Olhe para dentro dos armários e verifique se precisa de tudo que está aí dentro. Se for preciso, mude os móveis de lugar para conseguir mais espaço e jogue fora tudo aquilo que não usa mais. O que puder doar, doe. A faxina irá te ajudar a ter um ambiente mais organizado e mais cômodo.

Se trabalha em casa, faça sempre uma faxina “pesada” pelo menos uma vez ao mês. Veja tudo o que está jogando em cima da sua mesa para ter mais espaço. Quanto menos objetos em cima da mesa, menos distrações durante o horário de trabalho.

Leia também: Aprenda a organizar seu guarda-roupa de maneira simples e eficiente

Organizadores

Manter o ambiente limpo não é o suficiente, também é preciso manter organizado. Por isso, abuse das caixas organizadoras para ajeitar o espaço, principalmente do trabalho. Compre um porta lápis para deixar suas canetas, separe objetos por suas funções e evite jogar tudo dentro de uma gaveta. Além de poupar o seu tempo procurando o que precisa, você sempre se lembrará onde está cada item necessário.

Não bagunce

Após fazer a faxina, tente manter o ambiente o mais organizado possível. Usou uma tesoura que estava guardada? Coloque-a de volta no lugar. Deixar para depois pode desorganizar toda a sua casa/escritório e te fazer perder tempo depois arrumando tudo de novo. Além disso, pode ocupar um espaço desnecessário e isso te atrapalhar na hora de executar outra tarefa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

(Foto: Reprodução/Freepik)

Programe seus dias

Separe um dia da semana para poder organizar tudo o que tem para fazer na semana. Existem dois aplicativos que ajudam muito, o Google Agenda e o Trello. Ambos sites irão te ajudar a fazer uma lista de tarefas eficiente. Com a programação, você conseguirá ter uma visualização de tudo o que precisa fazer e em quanto tempo, assim, se planeja com antecedência e consegue cumprir tudo de maneira eficiente. Não esqueça de colocar na sua programação tempo de lazer.

Agenda ou aplicativos de organização

Eles serão o seu braço direito. É impossível lembrar tudo o que tem para fazer sem anotar, uma hora ou outra, na correria, você irá acabar deixando algo passar. Para isso, é importante anotar tudo o que precisa fazer no dia e todos os compromissos. Se você não gosta dos aplicativos citados acima, pode utilizar uma agenda impressa.

Defina suas prioridades

Definir as prioridades é importante para que suas tarefas sejam mais eficientes. Não tente abraçar o mundo em um dia, você em algum momento não irá conseguir cumprir uma tarefa e isso gerará uma frustação. Por isso, sempre estabeleça prioridades. Às vezes, você pode estar colocando na lista, coisas que você não dá tanta bola e que está tomando o tempo de algo realmente importante do seu dia.

Estabeleça uma rotina

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Não tem jeito, será preciso estabelecer uma rotina para que você consiga se organizar melhor. Evite cada dia dormir e acordar em um horário diferente, pois isso irá deixar o seu corpo cansado e com o corpo cansado, no dia seguinte, você não estará tão disposto para fazer tudo o que planejou. Por exemplo:

  • Acordar às 06h30
  • Tomar café às 06h50
  • Ir para academia às 07h30
  • Banho às 08h30
  • Trabalhar das 09h30 até 12h (e assim por diante).
(Foto: Reprodução/Freepik)

Uma coisa de cada vez

Não tente fazer diversas coisas ao mesmo tempo, estabeleça um tempo para cada tarefa. Por exemplo, não faça uma ligação enquanto preenche um formulário. Apesar de parecer uma boa opção, como se estivesse sendo muito produtiva, uma hora ou outra irá acontecer alguma falha. Isso acontece porque o foco não está direcionado para nenhuma tarefa, por isso, uma coisa de cada vez.

Diga “não”

Ligado ao tópico acima, é importante dizer não. Se você está com o dia super atolado de coisas e não tem espaço para mais nada, tente dizer não. Pegar mais uma tarefa só irá te deixar mais estressado. Para algumas pessoas, dizer não pode ser complicado e acabam cedendo e com isso passam mais horas trabalhando do que deveriam. Se você já tentou de tudo e não consegue dizer não, está na hora de fazer terapia para aprenda a lidar com essas situações.

Delegue tarefas

Não é necessário fazer tudo sozinha, busque ajuda. Como já citado, fazer diversas tarefas não dá certo e se sobrecarregar também não. Vai chegar em uma hora do dia que não conseguirá se dedicar como deveria a algo. Delegue as coisas mais simples e que irão te aliviar. Não tenha medo de pedir ajuda quando for necessário.

Saiba a hora de parar

É importante deixar uma hora reservada para o lazer e também para descanso. Só trabalhar, trabalhar e trabalhar irá te deixar estressado e pessoas estressadas não são produtivas. Por isso, na sua agenda, separe horários para fazer uma pausa e aproveite esse momento para relaxar.

Leia também: Os cinco signos mais organizados do Zodíaco

Comentários (0)
Comentar