Como se maquiar: dicas e passo a passo para arrasar na make

Se você sempre teve vontade de se maquiar mas não tem muita experiência com make, está no post certo! Com algumas dicas básicas, você vai aprender a se produzir em casa, seja para sair de dia ou para arrasar naquele festão à noite. Confira o passo a passo de como se maquiar, desde a forma de aplicar os produtos até a escolha deles. Veja:

 

Passo a passo para se maquiar como um profissional 

 

1. Separe e escolha os produtos certos

 

  • Base: esse produto é indispensável para uniformizar a pele, e tem que ser escolhido de acordo com o que você quer como efeito na make. Se quiser cobrir as manchinhas, escolha a base de alta cobertura. Mas se preferir um ar mais natural, escolha a base de média cobertura. O tom tem que ser sempre igual ao da sua pele.
  • Corretivo: item perfeito para anular as olheiras, criando pontos de luz no rosto. O produto deve ser do tom da sua pele, se quiser um efeito suave, mas se quiser um efeito bem iluminado, escolha um corretivo de um a dois tons mais claro que seu rosto.
  • Pó: responsável por selar os produtos líquidos que se usam na pele, deixando um ar mais seco na maquiagem. Vale preferir a versão translúcida, pela longa duração que oferece.
  • Blush: rosa, bronze ou pêssego, vai depender da cor da sua pele e do efeito que achar melhor. Aposte na versão em pó, dosando bem o acabamento dele no rosto.
  • Iluminador: o produto dá o toque final na pele, garantindo um up para qualquer hora. Escolha produtos rosados para peles claras ou dourados para peles morenas e negras.
  • Máscara de cílios: os cílios ficam bem destacados e dramáticos, valorizando bem o olhar. Na hora de escolher, prefira um que tenha fórmula leve, garantindo bastante volume.
  • Sombra: aposte em uma paleta de cores mais neutras, com tons de nude, caso você seja iniciante. 
  • Batom: escolha um que achar melhor, podendo ser colorido ou mais neutro. Tente a versão em bala ou lápis, facilitando na aplicação.
(Foto: Pexels)

2. Limpe e hidrate a pele

Agora que você está com todos os produtos, é importante começar limpando a pele com uma solução de limpeza leve. Com isso, você eliminará as sujeirinhas dos poros, evitando que o rosto produza mais oleosidade. Depois disso, aplique hidratante facial no rosto todo, fazendo movimentos circulares. Com esse procedimento, a maquiagem terá mais durabilidade.

3. Aplique a base no rosto – como se maquiar

Quer um jeito prático e rápido de aplicar a base, sem exagerar na quantidade de produto? Basta fazer pontinhos pelo rosto e pescoço, principalmente no maxilar, sem deixar nenhuma linha marcada. Depois, use a ponta dos dedos, pincel de base ou esponja de maquiagem úmida, e comece a espalhar o produto delicadamente, deixando o rosto num tom uniforme

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

4. Use corretivo dando batidinhas

Para reforçar a cobertura da base na região dos olhos, use o corretivo na região das olheiras e na pálpebra. Esse produto pode ser um ótimo aliado para cobrir manchinhas que a base ainda não tenha dado jeito. Use a técnica de desenhar um triângulo invertido embaixo dos olhos, e depois, use a ponta dos dedos com água, dando batidinhas na área.

(Foto: Pexels)

5. Sele com pó translúcido

Para selar os produtos usados até agora, aplique uma camadinha de pó translúcido no local que foi aplicado a base e o corretivo. O pó solto e branquinho se adapta bem ao rosto, precisando apenas de uma camada fina para garantir durabilidade. Na hora da aplicação, use um pincel de pó bem cheio e fofinho, espalhando bem o produto pelo rosto e checando se nenhuma parte ficou com manchas brancas.

6. Aplique blush no rosto

Agora, seu rosto está bem uniforme, só que um pouco apagado. E para dar aquele up, falta a aplicação do blush em pó. Suje a pontinha das cerdas do pincel de blush e sorria para o espelho. Você fará a aplicação na região que saltar mais alto, nas bochechas, que é a chamada maçã do rosto. Faça movimentos circulares, em direção ao cantinho do rosto.

7. Use iluminador nas têmporas – como se maquiar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Aplique iluminador nos pontos altos da face, como têmporas e linha do meio do nariz. Desse jeito, você criará um brilho na medida certa, seja noite ou dia. Você pode usar a ponta dos dedos ou um pincel, tipo vassourinha, que é específico para esse detalhe da maquiagem.

(Foto: Pexels)

8. Esfume a sombra

Se você é iniciante, comece pela técnica de sombra uniforme, ou seja, única cor esfumadinha por toda a pálpebra. A dica é começar pelos tons de nude, que são versáteis e fáceis de aplicar. Use a pontinha dos dedos ou um pincel para esfumar a sombra, aplicando a cor escolhida e espalhando de um lado para o outro.

9. Passe rímel nos cílios

Agora é a hora de aplicar a máscara de cílios, realçando ainda mais a produção. É importante se atentar à forma de aplicação, que deve ser feita em ziguezague, para não encher demais os fios com o produto. Aplique nos cílios superiores e inferiores e espere alguns segundos, para que a fórmula seque.

(Foto: Pexels)

10. Aplique batom – como se maquiar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O último passo é a aplicação do batom, a cereja do bolo. O segredo é começar seguindo o contorno da boca, com um batom em lápis, e depois, preenchendo a parte interna. Se acontecer algum acidente, basta usar um cotonete embebido com demaquilante

 

Fonte: Tudo sobre make

Comentários (1)
Comentar