Pintar cabelo em casa: confira dicas, cuidados e passo a passo

Sabe quando vem aquela vontade de mudar o visual de forma quase que imediata? Nada mais fácil do que cortar ou pintar cabelo em casa para conseguir uma cara nova e sem muito esforço, certo?

Além disso, em uma época de orçamento mais curto ou como a que estamos vivendo – de pandemia – correr para o salão nem sempre é a nossa primeira opção.

E não só por isso! Às vezes a gente só quer fazer algo sozinha pela nossa autoestima, não é? Então, se você está pensando em mudar a cor das madeixas em casa, saiba que essa tarefa pode ser mais fácil do que você imagina, mas que é preciso tomar alguns cuidados.

Como comprar a tinta para pintar os cabelos em casa?

Na hora de comprar a tinta para pintar os cabelos, você deve levar algumas coisas em consideração que podem mudar totalmente seu resultado final.

Compre a quantidade correta para o seu cabelo. Você é uma pessoa que tem muito ou pouco cabelo? Seus fios são longos ou curtos? Essas informações podem ser cruciais para a compra da tinta. Imagina estar no meio do processo e descobrir que a tintura acabou? Não dá! Por isso, caso seu cabelo seja mais volumoso, leve duas caixinhas.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

Saiba escolher a cor certa. É claro que escolher um novo tom para os fios é uma questão de gosto e nada impede que você mude a cor do seu cabelo para qualquer uma que você queira, exceto a cor natural do seu cabelo ou da tintura, caso ele já seja colorido artificialmente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso quer dizer que, dependendo da cor do seu cabelo no momento, é preciso descolorir as madeixas ou clareá-las para que a cor final fique como o desejado.

 

Teste de toque e teste de mecha: conheça a importância deles

Agora é hora de fazer dois testes superimportantes para sua segurança, são o teste de mecha e o teste de toque. E não adianta ter pressa nesse momento, sua segurança antes de tudo!

Orientações para o teste de toque:

O teste de toque serve para detectar alergias no momento de pintar os cabelos e, mesmo que você não saiba, pode ser que tenha reações alérgicas a um componente ou outro da tintura. Por isso, siga os passos a seguir:

Coloque uma gota do revelador ou e outra da tintura atrás da orelha ou do antebraço, espalhe e lave após 40 minutos. Em seguida, observe por 24 horas as reações que podem surgir após a lavagem. Em caso de vermelhidão ou irritação, não use o produto.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

E o teste de mecha, como funciona?

O teste de mecha deve ser feito com uma parte do seu cabelo que pode ser escondida caso as coisas deem errado, por isso, use uma mecha de cabelo da sua nuca (por exemplo) para a testagem.

Esse teste permite que você saiba como ficará o resultado final após pintar os cabelos. Ao aplicar o produto, lembre-se de manter ao menos 1cm de distância da raiz dos fios.

Em seguida, siga as instruções da caixinha da tintura, observando a cada 5 minutos as reações possivelmente indesejadas que podem acontecer nas madeixas. Após concluir o processo, olhe com atenção se o cabelo continua com brilho, macio e o mais importante: no tom que você gostaria que ele estivesse.

Testes de segurança feitos. Hora de pintar os cabelos!

Momento perfeito para você entrar em uma roupa mais antiga e recorrer ao uso de toalhas de banho que não estão mais sendo usadas com tanta frequência. A tintura, dependendo da cor, pode manchar (e muito) suas roupas de forma permanente. E você não quer manchar uma roupa novinha, certo?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ahhh, outra informação importante; seu cabelo precisa estar seco no momento da aplicação da tinta. Além disso, certifique-se de que ele não é lavado há mais de um dia. A camada de oleosidade natural presente nos fios pode te ajudar a proteger o couro cabeludo a possíveis agressões da tintura – mas isso não é motivo para pular o teste de toque, ok?

Antes, durante e depois do processo, siga sempre as instruções da caixinha da coloração, as quais vem direto do fabricante. Pular essas sugestões na hora de pintar os cabelos não é nada legal e pode te causar prejuízos! Prepare a mistura conforme o indicado e deixe-a pronta para ser usada.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

Também é interessante proteger regiões como testa, orelhas e nuca. A tintura pode manchar de forma temporária estes locais, então, se você quer sair toda linda após o procedimento, proteja estes locais. Creme de barbear e vaselina são boas opções neste caso.

Na hora de aplicar a tinta, divida o cabelo em partes menores para facilitar o processo e dê as primeiras pinceladas na nuca. Os fios desta região são mais resistentes à coloração e podem precisar de mais tempo para aderir a tinta.

Agora, se você optar por somente retocar os cabelos em casa, pode fazer diferente e aplicar a tinta primeiro na raiz! Espere por 10 minutinhos e em seguida puxe o restante da tintura ao longo dos fios, dessa forma você evita manchas e diferenças de tons nas madeixas.

Lave bem os cabelos após a coloração

Os testes deram certo e a coloração também, ufa! Agora é hora de remover o que restou do produto com segurança. É preciso lavar os cabelos com água até que ela saia sem tintura, o que significa que o excesso de tinta foi removido dos cabelos.

Algumas tinturas vêm com sachês de creme de tratamento pós coloração para serem usados neste momento. Se este for o caso do produto que você comprou, use conforme a indicação.

E aí, pintar os cabelos em casa e sozinha parece mais fácil agora, não é? De agora em diante, lembre-se  que é preciso usar xampus e condicionadores próprios para cabelos tingidos, eles ajudam a conservar a tintura por mais tempo nos fios.

Comentários (2)
Comentar