Como organizar a casa em 1 dia: truques que irão facilitar sua vida

Sua casa nunca mais será bagunçada após seguir todas as dicas

0

Limpar a casa parece ser uma tarefa simples, mas pode se tornar um desafio dependendo do nível da bagunça ou tamanho do espaço. Então se você quer agilizar a arrumação, saiba que é possível organizar a casa toda em apenas 1 dia com truques simples, mas muito eficientes.

Isso porque, a organização da casa vai além de limpar os móveis e fazer isso por necessidade básica. Uma casa bagunçada dificulta a vida, pois retira os momentos de lazer e descanso da pessoa que vive nela, pois sempre tem uma louça suja ali ou uma cama desarrumada aqui. Além de ajudar na produtividade, a qualidade de vida melhora com uma casa arrumada. Portanto, tire um tempo para fazer essa organização.

+ Como ser organizada: 11 dicas simples para mudar de vida

Separe um dia da semana para a limpeza da casa e chame ajuda

O primeiro passo é separar um dia da semana para fazer essa limpeza. Com um dia apenas para fazer a faxina, a organização ficará mais fácil, pois irá evitar distrações. Nesse dia, evite colocar outros compromissos junto como, ir na farmácia, mercado e entre outros.

Se você não mora sozinha, é dever dos dois moradores da casa fazer a faxina juntos. Por isso, organizem na agenda de vocês um dia para ser feito a organização. E juntos, faça a divisão dos cômodos de maneira que não fique pesado para nenhum dos dois. Além de não sobrecarregar uma pessoa só, a faxina será mais rápida.

Se você apenas com uma criança, por exemplo, de cinco anos, a inclua na organização. Peça para que a criança guarde os brinquedos no local adequado, que ajude guardando as roupinhas e entre outras coisas que crianças deixam espalhados pela casa.

como organizar a casa trabalhando fora
Foto: Marie Kondo/Reprodução

Doe ou jogue tudo o que não usa mais – Como organizar a casa

Muitas coisas acabam ficando na casa e atrapalham na rotina. Tudo o que não usa, leve para doação e as coisas que estão quebradas, leve-as para o lixo. O ideal é separar um dia apenas para fazer isso. Abra seu armário de roupas, veja tudo o que pode ou não ser doado. O mesmo vale com alimentos que estão no armário, que não estão estragado mas estão lá há meses. Assim, além de sobrar espaço, ajudará você a manter a casa mais limpa e organizada.

Faxina

Após a organização e divisão das tarefas, é hora de colocar a mão na massa. O primeiro passo é dividir os cômodos e não tentar fazer dois de uma vez só. Mas, enquanto irá fazer um cômodo que demora mais, deixe o banheiro de molho para facilitar a limpeza (ou qualquer outra coisa que precise ficar de molho).

O ideal é começar do fundo da casa até a frente. Só saia do cômodo para ir para outros, se aquele finalizou por completo e após, feche a porta do local para que a poeira não entre novamente e estrague o trabalho feito. Lembre-se que, organizar roupas, trocar roupas de cama, varrer o chão, passar pano, tirar pó e entre outros.

Cada pessoa faz faxina de um jeito, encontre a melhor forma para você e para os moradores da sua casa. Não existe certo ou errado nesse momento.

+ Coque baixo: saiba como usar e arrasar com esse penteado

Como manter a casa organizada trabalhando fora o dia todo?

Um dos desafios para quem trabalha fora, é manter a casa organizada com pouco tempo. Para não perder o seu momento de descanso, é necessário seguir alguns passos para que a casa continue do jeito que você deixou no dia da limpeza.
como organizar a casa rapido
Foto: Marie Kondo/Reprodução

Arrume a cama todos os dias:  ao acordar, a primeira coisa que deve ser feita é arrumar a cama. Uma cama arrumada ajuda a manter o quarto organizado e evita que você volte para o espaço por apenas “cinco minutos”. Ou seja, ajuda na sua produtividade diária. Não é necessário trocar a roupa de cama todos os dias, deixe isso para fazer no dia da limpeza.

Sujou a louça? Não deixe para depois: tudo o que você sujou, lave imediatamente. Você não irá demorar mais do que 10 minutos para lavar a louça do café da manhã ou do almoço. Isso irá evitar que a louça se acumule e quando você chegar do trabalho, a sua pia vai estar limpinha pronta para ser usada novamente e sobrará mais tempo para descansar.

Organize as roupas: ao chegar do trabalho, a sua roupa suja deve ir direto para o cesto de roupa suja. Se for usar novamente, dobre e coloque-as no armário. Nada de deixar em cima da cama, jogada em cima de uma cadeira ou qualquer outro lugar. Usou, guardou!

Cada item em seu lugar: é comum chegar do trabalho jogar a bolsa em um local, a chave em cima de qualquer balcão e a blusa de frio em outro lugar. Pode parecer inofensivo, mas com o passar dos dias, pode se tornar uma bagunça imensa. Quando chegar em casa, coloque cada coisa em seu devido lugar. Se você não tem lugar específicos, crie um espaço para isso ser feito e evitar o acumulo de bagunça.

Se você seguir os passos a cima, não irá mais sofrer com bagunça ou objetos fora do lugar. Assim, quando chegar o dia da faxina, será bem rápido e bem mais prático!

+ Aprenda a organizar seu guarda-roupa de maneira simples e eficiente

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy