Como finalizar cabelo cacheado: confira dicas, técnicas e melhores produtos

Quem tem cabelo cacheado sabe que, para conquistar os cachos dos sonhos – definidos, volumosos e poderosos – é preciso produtos específicos e técnicas certeiras. Se você quer aprender como finalizar cabelo cacheado, sabe bem que uma boa finalização faz toda a diferença no resultado final das madeixas.

 

Como finalizar cabelo cacheado 

 

Primeiramente, existem diversas maneiras de finalizar fios cacheados, sendo algumas técnicas mais demoradas e trabalhosas, como a fitagem, enquanto outras são mais práticas e rápidas. Cada uma exige truques e produtos diferentes, que vão desde o uso de toalhas, secador com difusor, cremes de pentear ou escovas de cabelo específicas. 

 

Imagem:  Reprodução / Steffany Borges

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre quais os melhores produtos para garantir definição aos fios, ou se busca a técnica perfeita para finalizar sua rotina capilar, confira abaixo tudo o que você precisa saber.

Cuidados com o cabelo cacheado

Cada cabelo tem uma curvatura específica, e quanto mais entrelaçado seu cabelo for, maior será seu grau de curvatura. Por isso, antes de tudo, é importante identificar qual é o seu tipo de cacho, ou seja, qual curvatura atende ao seu fio. 

Dentre os cabelos cacheados, que correspondem ao tipo 3 de cabelos, existem curvaturas do tipo A, B e C, que demonstram desde cachos mais soltos até molinhas mais definidas, respectivamente. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Cachos do tipo 3A: geralmente são fios mais finos, e os cachinhos são anelados, mais abertos, tendo aspecto pesado.
Foto: Pinterest/Reprodução
  • Cachos do tipo 3B: é quando o cabelo já apresenta aspecto de molinha, ou seja, cachos em formato espiral, mais volumosos e definidos.
  • Cachos do tipo 3C: geralmente são cabelos com fios mais grossos, cachos mais apertados, bastante volumosos e super bem definidos. 

Saber qual é o seu tipo de cacho é útil na hora de encontrar produtos que atendam melhor às necessidades dos seus fios, e também para saber melhor como estilizar e finalizar.

 

Não sabe como descobrir o seu tipo de cacho? Então clique aqui e confira nosso especial sobre tipos de cabelo.

Como finalizar cabelo cacheado: dicas e técnicas

Existem muitas maneiras de finalizar o seu cabelo cacheado. Porém, antes de explicarmos cada uma delas, é importante que fique claro o que é uma finalização. Basicamente, é qualquer método ou técnica realizada após a lavagem dos fios, com os cabelos ainda úmidos, que auxilia na definição e no volume dos cabelos cacheados. 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Inegavelmente, quem tem cachos sabe que não basta apenas lavá-los e deixá-los secar naturalmente sem qualquer tipo de cuidado ou uso de cremes de pentear ou modelar. Desta maneira, a maioria dos fios ficam indefinidos e com frizz.

Foto: Pinterest/Reprodução

Portanto, vamos explicar as finalizações mais comuns e utilizadas para conquistar os cachos dos sonhos. Confira: 

1. Fitagem para finalizar o cabelo cacheado

Essa técnica é ideal para quem deseja texturizar os fios e garantir cachos mais definidos. No entanto, a fitagem exige um pouco de dedicação: 

  1. Primeiramente, divida o cabelo úmido em seções. Separe mechas para poder trabalhar uma por uma.
  2. Em seguida, aplique um creme de pentear por todo o comprimento dos fios de uma mecha. Vá penteando o cabelo com os dedos.
  3. Com um pente, espalhe bem o produto nos cabelos – da raiz às pontas. Aqui, o cabelo cacheado ficará parecendo fitas. 
  4. Por último, amasse o cabelo de baixo para cima, em direção à raiz. Cada fita que surgiu na etapa anterior formará um cacho.
  5. Repita o procedimento em todas as mechas do cabelo.

Além disso, a fitagem é perfeita para controlar o frizz e garantir volume. O resultado é um cabelo brilhante, encapado, cachos definidos e super volumosos!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Pinterest/Reprodução

2. Fitagem estruturada

A fitagem estruturada é parecida com a fitagem normal, porém exige ainda mais dedicação e também outros produtos além do creme de pentear, como óleos capilares. 

Primeiramente, divida o cabelo em 4 seções e comece trabalhando pela de baixo, próximo da nuca. Comece aplicando um óleo por todo o comprimento das madeixas, e somente depois aplique creme de pentear ou geleias para cachos. A ideia é enluvar os fios, com bastante produto, e o cabelo formará fitas ainda menos que na fitagem regular.

Em seguida, use os dedos para estimular cada fita a adquirir o formato dos cachinhos. Em outras palavras, faça um dedoliss nos seus fios. 

Por último, repita o processo em todo o cabelo e deixe secar naturalmente. Para ainda mais definição, aposte numa secagem com difusor e aproveite o resultado! 

3. Finalização de cachos com camiseta

Esta é uma técnica mais fácil, e é conhecida como plopping. Aqui, você vai precisar somente de um produto ativador de cachos de sua preferência e uma camiseta velha. 

  1. Primeiro, nos fios úmidos, aplique o produto ativador de cachos. 
  2. Depois, jogue os cabelos para frente do seu rosto e cubra-os com a camiseta. Coloque a gola sobre a sua nuca e amarre as mangas na frente da cabeça. Garanta que todo seu cabelo esteja coberto e dentro do tecido. 
  3. Por último, dê um nó nas pontas da camiseta na parte de trás da sua cabeça, e aguarde por aproximadamente meia hora. 

O plopping consiste, então, numa técnica que remove o excesso de umidade do cabelo e ajuda muito na diminuição do frizz, garantindo cachinhos mais definidos e com bastante movimento.

Foto: Pinterest/Reprodução

4. Como finalizar cabelo cacheado – Rake and Shake

Esta técnica literalmente significa esticar e balançar. Aplique seu produto ativador de cachos e faça os movimentos de esticar a balançar seus fios: assim, você garante volume e mais leveza aos cachos, que ficam bastante soltos. 

5. LOC

“LOC” é uma abreviação para líquido, óleo e creme, e ilustra os três produtinhos que devem ser usados para realizar esta técnica de definição. Na ordem indicada, aplique os produtos um a um em todas as mechas dos cabelos, garantindo cachos hidratados, brilhantes e definidos.

Melhores tipos de produtos para finalizar cabelos cacheados

Se você procura entender melhor como finalizar cabelo cacheado, é importante começar pelos produtos e instrumentos adequados para realizar as finalizações. Desde um difusor ou uma boa escova para cabelos cacheados até um gel ou creme finalizador que melhor atenda às necessidades dos seus fios.

Foto: Pinterest/Reprodução

Gel

O famoso gel ou geleias finalizadoras são uma opção para quem gosta de produtos com consistência mais firme, que estruturam bastante os fios e dão aquele aspecto mais pesado às madeixas. O Jelly Gel Fixador Meu Cacho Minha Vida, da Lola Cosmetics, e a Gelatina Modeladora para Cachos, da Haskell, são ótimas opções. 

Creme de pentear

Com propriedades ativadoras de cachos, vários cremes de pentear têm sido a opção de cacheadas na hora de nutrir, desembaraçar e definir os fios.

Além disso, os cremes têm propriedades emolientes e textura menos consistente que os géis, facilitando a aplicação e pesando menos nos cachos. Experimente o Ativador de Cachos Intensos, da marca Salon Line, ou o Creme para Pentear Cachos Definidos, da Seda

 

Foto: Pinterest/Reprodução

Creme rinse

Para as cacheadas, esta opção é muito versátil. Cremes rinse podem ser usados para lavar, condicionar e proteger os fios no verão, mas também são boas opções de cremes finalizadores para cabelos com cachos. O Creme Multifuncional Yamasterol, da marca Yamá, é o creme rinse mais famoso e utilizado pelas cacheadas. Fica a dica!

Cabelo cacheado
Comentários (1)
Comentar