Saiba como fazer chá de hibisco para emagrecer

O chá de hibisco, é produzido a partir da flor Hibiscus sabdariffa, popularmente conhecida no Brasil como vinagreira. Dentro do seus inúmeros benefícios para a saúde, o motivo pelo qual é mais procurado é para emagrecer e perder barriga. Saiba como usar o chá de hibisco na dieta, como usá-lo para emagrecer e os benefícios do consumo.

Qual o benefício de tomar o chá de hibisco?

O consumo mais comum do hibisco e para aproveitar todos os benefícios, é o chá. Se deseja adicioná-lo em sua rotina alimentar, saiba quais os benefícios do consumo:

1- Previne retenção de líquido: um dos fatores para aumentar o peso é a retenção de líquido, que causa um inchaço no corpo e pode alterar até dois números na balança. Por ser diurético, elimina o líquido que está retido no corpo, aliviando a sensação de inchaço e podendo de ajudar na perda de alguns números na balança.

2- Controla a pressão arterial: é bastante eficiente o consumo do chá de hibisco para ajudar baixar a pressão alta, que pode causar uma série de problemas cardiovasculares.

3- Controla o colesterol: da mesma forma que age controlando a pressão, o hibisco é ótimo para baixar o colesterol ruim e controlar o bom, também prevenindo doenças cardiovasculares.

4- É bom para o fígado: o hibisco pode ajudar na saúde do fígado, limpando o órgão de toxinas e assim ajudando a prevenir gordura e aumentando a produção de proteínas importantes.

5- Ajuda no emagrecimento: sim, o hibisco pode te ajudar no processo de emagrecimento. Isso ocorre por causa de diversos nutrientes na composição, que possuem antioxidantes, flavonóides e os ácidos orgânicos, que ajudam na eliminação de gordura pelo corpo. Além disso, ajuda o corpo a reduzir a absorção de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

6- Aumenta a imunidade: por conter uma boa quantidade de antioxidante, o hibisco auxilia na sistema imunológico, fortalecendo e afastando gripes e resfriados.

7- Faz bem para a pele: por causa dos antioxidantes, que combatem os radicais livres do corpo, o hibisco pode auxiliar a ter uma pele mais bonita, prevenindo o envelhecimento precoce causado por esses radicais livres.

+ 6 diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido

Como tomar o chá de hibisco para emagrecer?

Como fazer chá de hibisco para emagrecer – Foto: Unsplash

Para emagrecer, tome duas xícaras de chá de hibisco por dia, sempre depois das refeições. Caso deseje levar até o trabalho, coloque em uma garrafinha de água e consuma ao longo do dia. Evite o consumo antes de dormir, pois por ser diurético, pode fazer você se levantar com frequência durante o sono.

Se deseja emagrecer e aproveitar os benefícios do chá, saiba como preparar da maneira correta. O hibisco é comercializado em mercados e casas de produtos naturais de duas formas, as flores secas prontas para o uso ou em sachês, ambas contém o mesmo benefício para a saúde.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ingredientes 

– 1 sachê de chá de hibisco ou uma colher de sopa da flor seca;
– 150 ml de água.

Modo de preparo

1- Em primeiro lugar, coloque a água para ferver;
2- Após levantar fervura, adicione ou o sachê ou as flores e deixe descansar por 10 minutos;
3- Pode ser consumido tanto quente quanto gelado. Se preferir gelado, adicione umas pedrinhas de gelo para ficar ainda mais refrescante;
4- Não é necessário adoçar o chá, mas caso o gosto não lhe agrade, prefira sempre mel.

Quanto tempo leva para emagrecer tomando chá de hibisco?

Depende. Apesar de acabar com a retenção de líquido, ajudando a queimar gordura do corpo, o chá de hibisco sozinho não irá te fazer perder muitos quilos. Para que o efeito seja potencializado, é necessário entrar em um déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que se consome.

O valor do déficit muda de pessoa para pessoa, de acordo com a altura e o peso. Portanto, se deseja emagrecer com saúde, procure um nutricionista para que consiga calcular corretamente. Além disso, invista em uma alimentação saudável e adicione uma rotina de exercícios físicos junto com o consumo do chá de hibisco. Afinal, não irá adiantar consumir o chá e continuar com má alimentação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

+ Chá verde acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Aprenda a preparar!

Efeitos colaterais e contraindicação do consumo

Assim como qualquer outro chá, o hibisco pode causar efeito colateral em algumas pessoas. Se consumido em excesso, pode causar tontura, fraqueza e sonolência. Esses sintomas são causados pela queda de pressão e a perda importante de potássio, que é eliminado por causa do efeito diurético. Se qualquer um desses sintomas surgirem, interrompa o consumo imediatamente e se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.

O chá não é indicado para:

– Lactantes;
– Grávidas;
– Tentantes;
– Crianças;
– Pessoas com pressão baixa;
– Pessoas com falta de potássio;
– Pessoas que fazem o uso controlado de remédios para pressão e colesterol.

+ Shampoo de hibisco: 3 receitas para o cabelo crescer mais rápido

Comentários (0)
Comentar