Saiba como fazer chá de hibisco para emagrecer

0

O chá de hibisco, é produzido a partir da flor Hibiscus sabdariffa, popularmente conhecida no Brasil como vinagreira. Dentro do seus inúmeros benefícios para a saúde, o motivo pelo qual é mais procurado é para emagrecer e perder barriga. Saiba como usar o chá de hibisco na dieta, como usá-lo para emagrecer e os benefícios do consumo.

Qual o benefício de tomar o chá de hibisco?

O consumo mais comum do hibisco e para aproveitar todos os benefícios, é o chá. Se deseja adicioná-lo em sua rotina alimentar, saiba quais os benefícios do consumo:

1- Previne retenção de líquido: um dos fatores para aumentar o peso é a retenção de líquido, que causa um inchaço no corpo e pode alterar até dois números na balança. Por ser diurético, elimina o líquido que está retido no corpo, aliviando a sensação de inchaço e podendo de ajudar na perda de alguns números na balança.

2- Controla a pressão arterial: é bastante eficiente o consumo do chá de hibisco para ajudar baixar a pressão alta, que pode causar uma série de problemas cardiovasculares.

3- Controla o colesterol: da mesma forma que age controlando a pressão, o hibisco é ótimo para baixar o colesterol ruim e controlar o bom, também prevenindo doenças cardiovasculares.

4- É bom para o fígado: o hibisco pode ajudar na saúde do fígado, limpando o órgão de toxinas e assim ajudando a prevenir gordura e aumentando a produção de proteínas importantes.

5- Ajuda no emagrecimento: sim, o hibisco pode te ajudar no processo de emagrecimento. Isso ocorre por causa de diversos nutrientes na composição, que possuem antioxidantes, flavonóides e os ácidos orgânicos, que ajudam na eliminação de gordura pelo corpo. Além disso, ajuda o corpo a reduzir a absorção de carboidratos, que se transformam em açúcar no sangue.

6- Aumenta a imunidade: por conter uma boa quantidade de antioxidante, o hibisco auxilia na sistema imunológico, fortalecendo e afastando gripes e resfriados.

7- Faz bem para a pele: por causa dos antioxidantes, que combatem os radicais livres do corpo, o hibisco pode auxiliar a ter uma pele mais bonita, prevenindo o envelhecimento precoce causado por esses radicais livres.

+ 6 diuréticos naturais para acabar com a retenção de líquido

Como tomar o chá de hibisco para emagrecer?

como fazer chá de hibisco para emagrecer 1
Como fazer chá de hibisco para emagrecer – Foto: Unsplash

Para emagrecer, tome duas xícaras de chá de hibisco por dia, sempre depois das refeições. Caso deseje levar até o trabalho, coloque em uma garrafinha de água e consuma ao longo do dia. Evite o consumo antes de dormir, pois por ser diurético, pode fazer você se levantar com frequência durante o sono.

Se deseja emagrecer e aproveitar os benefícios do chá, saiba como preparar da maneira correta. O hibisco é comercializado em mercados e casas de produtos naturais de duas formas, as flores secas prontas para o uso ou em sachês, ambas contém o mesmo benefício para a saúde.

Ingredientes 

– 1 sachê de chá de hibisco ou uma colher de sopa da flor seca;
– 150 ml de água.

Modo de preparo

1- Em primeiro lugar, coloque a água para ferver;
2- Após levantar fervura, adicione ou o sachê ou as flores e deixe descansar por 10 minutos;
3- Pode ser consumido tanto quente quanto gelado. Se preferir gelado, adicione umas pedrinhas de gelo para ficar ainda mais refrescante;
4- Não é necessário adoçar o chá, mas caso o gosto não lhe agrade, prefira sempre mel.

Quanto tempo leva para emagrecer tomando chá de hibisco?

Depende. Apesar de acabar com a retenção de líquido, ajudando a queimar gordura do corpo, o chá de hibisco sozinho não irá te fazer perder muitos quilos. Para que o efeito seja potencializado, é necessário entrar em um déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que se consome.

O valor do déficit muda de pessoa para pessoa, de acordo com a altura e o peso. Portanto, se deseja emagrecer com saúde, procure um nutricionista para que consiga calcular corretamente. Além disso, invista em uma alimentação saudável e adicione uma rotina de exercícios físicos junto com o consumo do chá de hibisco. Afinal, não irá adiantar consumir o chá e continuar com má alimentação.

+ Chá verde acelera o metabolismo e é rico em antioxidantes. Aprenda a preparar!

Efeitos colaterais e contraindicação do consumo

Assim como qualquer outro chá, o hibisco pode causar efeito colateral em algumas pessoas. Se consumido em excesso, pode causar tontura, fraqueza e sonolência. Esses sintomas são causados pela queda de pressão e a perda importante de potássio, que é eliminado por causa do efeito diurético. Se qualquer um desses sintomas surgirem, interrompa o consumo imediatamente e se os sintomas persistirem, um médico deverá ser consultado.

O chá não é indicado para:

– Lactantes;
– Grávidas;
– Tentantes;
– Crianças;
– Pessoas com pressão baixa;
– Pessoas com falta de potássio;
– Pessoas que fazem o uso controlado de remédios para pressão e colesterol.

+ Shampoo de hibisco: 3 receitas para o cabelo crescer mais rápido

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy