Suculentas: dicas e cuidados para criar um jardim incrível

2

Cuidar de suculentas nem sempre é uma tarefa fácil, já que o excesso de água é inimigo mortal dessas plantas. Contudo, elas são uma ótima opção para quem tem pouco tempo e deseja criar um jardim moderninho em casa.

 

Como cuidar de suculentas?

 

Antes de começar o seu jardim de suculentas, é preciso entender um pouco mais sobre essas plantas de origem desértica. Típicas da África, elas se multiplicaram pelo mundo todo e hoje em dia acredita-se haver cerca de 12.000 espécies ao redor do globo.

Graças às folhas gordinhas, elas armazenam água por muito tempo e podem permanecer sob o sol forte por muito tempo. Sendo assim, aprender a origem de cada planta é fundamental para a rotina de cuidados, uma vez que você precisa replicar em casa o clima originário.

 

decoração com suculentas
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

No caso das suculentas, é preciso manter a planta sob sol pleno e com pouca água. Outra vantagem é a facilidade de propagação: basta um prato com areia, uma folha e pronto. Em poucos dias você terá uma nova suculenta!

 

Rega e iluminação

 

Conforme explicamos anteriormente, as suculentas gostam de muito sol e pouca água. Isso quer dizer que você deve regar a planta 1 vez por semana, no máximo duas caso more em regiões muito secas. Nesses casos, o ideal é testar o solo: se estiver úmido, não é preciso regar.

Também é importante ter cuidado com a quantidade. Regue aos poucos, sem encharcar e sem deixar água acumulada no prato. Além de ser um foco de reprodução para mosquitos, esse hábito pode matar a planta.

Escolha uma área bem iluminada e com bastante sol para a sua suculenta. No inverno ou em ambientes sem incidência de sol, pode ser necessário adaptar uma lâmpada para garantir a iluminação necessária.

 

suculentas
Imagem:Suculentas e Cactos (Reprodução / Instagram)

 

Adubação

 

As suculentas, assim a rosa-do-deserto e como outras plantas de regiões áridas, precisam de uma quantidade de cálcio maior no solo. Por isso é interessante prestar atenção na adubação e na montagem do vaso.

Em casa, é possível fazer uma receita simples de adubo natural com casca de ovos. Para isso, é preciso lavar e secar bem as cascas. Depois basta bater no liquidificador até que se transformem em uma farinha.

Aí é só adicionar o adubo de casca de ovo às suas plantas, ela serve tanto para suculentas quanto para cactos.

 

Como plantar e propagar suculentas?

mini suculentas
Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Assim como a rotina de cuidados, o plantio de suculentas também é muito fácil. Você vai precisar de pedrinhas, areia e substrato.

Primeiro, é preciso distribuir as pedras no fundo do vaso e, na sequência, cobrir com areia. Isso deve ajudar na etapa de drenagem.

Por fim, complete o vaso com terra e faça pequenos furos para colocar a suculenta. Mas cuidado: o ideal é que a terra fique bem fofinha, então evite amassar. Somente depois de transferir a planta você deve moldar a terra ao redor dela, com cuidado para não amassar.

 

Propagação de suculentas

 

propagação de suculentas
Imagem:Suculentas e Cactos (Reprodução / Instagram)

 

Por fim, a principal vantagem dessas plantinhas é a facilidade de propagação. Com isso, quem adora compartilhar mudas com os amigos pode incluir a troca de suculentas na rotina.

Para propagar suculentas é preciso criar uma espécie de “berçário”. Em uma bandeja rasa, cubra o fundo com areia. Depois é só destacar algumas folhas da suculenta que você deseja reproduzir e deitá-las sobre o substrato arenoso. Pulverize com um pouco de água até que a areia esteja úmida.

Diferentemente das plantas adultas, no caso da reprodução de mudas o solo deve permanecer úmido e em local sem incidência direta de sol.Após alguns dias as folhas já começarão a criar raízes e, cerca de 4 semanas, as mudas devem começar a brotar. Passado esse período, já é possível transplantar as mudas para um vaso com substrato.

Aliás, esse tipo de propagação também funciona com espada de São Jorge e a combinação dessas duas plantas fica incrível no jardim.

Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy