Como cuidar corretamente de cabelo grosso e volumoso

Todos os tipos de fios precisam de cuidados para manter a saúde capilar e afastar diversos problemas como quebra e ressecamento. O cabelo grosso e volumoso costuma ser mais seco que outros tipos de fios porque a hidratação leva mais tempo para chegar até as pontas e um problema comum de quem tem esse tipo de fio é o frizz. Mas não se preocupe, é possível acabar com esses problemas em pouco tempo. Saiba como cuidar da maneira certa do cabelo grosso e volumoso e tenha os fios que sempre sonhou.

O que é um cabelo grosso?

Cabelo grosso e volumoso precisa de cuidados especiais, saiba como cuidar! (Foto: Freepik/Reprodução)

Apenas uma analise do seu cabelo pode determinar com 100% certeza o seu tipo de fio. No Brasil, essa analise é ainda mais essencial, visto que há uma miscigenação, misturando raças e surgindo mesclagem de fios. Mas os fios grossos possuem uma característica específica e podem ser lisos, cacheados ou crespo.

Geralmente, o cabelo grosso é mais volumoso, com bastante frizz e menos balanço. Outra característica do cabelo grosso e volumoso, é a resistência a tratamentos químicos e luzes, não fica fragilizados (se estiver saudável), com facilidade. O volume vem desde a raiz e os frizz são mais comuns na ponta.

+ Francesinha colorida: +30 maneiras de inovar o clássico das unhas

Como cuidar de cabelos grosso e volumoso?

Um dos problemas mais comuns do cabelo grosso, como citado, é o ressecamento e com o ressecamento outro problema surge, o frizz. Mas é possível se livrar desses incômodos cuidando adequadamente dos fios. Veja agora um passo a passo para recuperar os fios e ter um cabelo saudável em casa.

O cabelo grosso e volumoso é mais ressecado. Isso acontece por causa da estrutura do fio, que é mais grossa e assim, a passagem de água da raiz até a ponta sofre um pouco no processo. Ou seja, quando a água chega até as pontas, já está em menor quantidade e com isso, acaba deixando as pontas ressecadas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por esse motivo, invista em um cronograma capilar, para devolver hidratação e todos os nutrientes necessários para ter o fio saudável. O cronograma é composto por três passos:

  • Hidratação: feito com uma máscara capilar para o seu tipo de cabelo, duas vezes na semana (devolve água aos fios);
  • Nutrição: devolve os nutrientes perdidos causados por agentes externos e traz de volta o brilho os fios. Pode ser feito uma vez na semana com produtos específicos para o seu tipo de cabelo;
  • Reconstrução: ajuda a reconstruir o fio que está danificando, com queratina. Nesse caso, se usar a queratina pura, use apenas uma vez a cada 15 dias.

Leia mais em: cronograma capilar para crescimento: saiba como fazer o seu em casa

Invista em produtos para seu tipo de cabelo

Os produtos certos fazem toda a diferença. Muitas vezes, algumas mulheres pagam caro em uma determinada linha de produtos para o cabelo e não tem o resultado esperado. Isso pode acontecer por não escolher o ideal para o seu tipo de fio. No mercado e em marcas profissionais, existem opções para todos os tipos de fios. Se estiver com dúvida, vá até um salão e peça ajuda para identificar corretamente a sua estrutura capilar.

Aprenda como cuidar do cabelo volumoso e grosso (Foto: Unsplash)

Prefira água fria

A água quente deixa o cabelo com muito mais frizz e ressacado, por esse motivo, evite ao máximo se você tiver um cabelo grosso e volumoso. Como citado, uma das características desse tipo de fio é o frizz e o ressecamento, por isso, evitar a água quente é um dos passos mais importantes para ter o cabelo saudável. Se não conseguir usar a água gelada, opte sempre pelo morno.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

+ Como controlar o frizz: dicas para acabar de vez com o problema

Cuidado com o shampoo

Se possível, invista em shampoo sem sulfato para lavar os fios uma vez na semana. Sulfato é o detergente colocado dentro dos shampoos e são responsáveis pela espuma. Mas, o seu excesso pode provocar o ressecamento dos fios.

Além disso, jamais aplique o shampoo nas pontas do cabelo, deixe que a espuma escorra pelos fios, sem esfregar. Além de deixar ressecado, lavar o cabelo da forma errada, pode trazer pontas duplas e deixar as pontas completamente quebradiça.

Qual o melhor corte para cabelo grosso e volumoso?

Manter o corte do cabelo, além de trazer uma boa aparência aos fios, previne pontas duplas e ajuda a acelerar o processo de crescimento. O cabelo grosso é pesado e não possui um balanço ideal, para isso, aposte no corte em camadas, que irá dar leveza aos fios. Por deixar mais leve, o corte irá ajudar o seu cabelo segurar mais tempo a hidratação. Outro corte que pessoas com esse tipo de cabelo também podem apostar é no repicado, que da mesma forma do corte em camada, traz um balanço aos fios e ajuda a deixar o volume mais harmônico.

Comentários (0)
Comentar