Saiba como cuidar do cabelo depois academia ou exercícios físicos

0 58

Muitas mulheres possuem uma rotina regrada de exercícios físicos e frequentam a academia diariamente. E, após pegar pesado no treino, o cabelo acaba sofrendo com o suor e vem a dúvida se deve ou não lavar os fios, sendo que, no dia seguinte irá sujar da mesma forma.

Problemas como oleosidade por causa do suor e da lavagem em excesso pode ser uma grande questão. Mesmo tendo lavado o cabelo poucas horas antes do treino, depois da academia, os fios parecem que estão sujos há muito tempo e precisam ser cuidados imediatamente. Outros problemas comuns que aparecem são fios embaraçados e frizz incontrolável.

Felizmente, é possível ter uma rotina saudável, praticando exercícios todos os dias e ainda sim ter um cabelo bonito, sem aparência de oleosidade, sem ressecamento por lavagem em excesso e livre dos incômodos comuns de mulheres que fazem academia.

+ Foto na academia: 70 opções de frases para legenda

como cuidar cabelo depois academia ou exercícios físicos
Aprenda a cuidar do cabelo depois da academia (Foto: Unsplash)

O que fazer para não estragar o cabelo na academia

O suor é inevitável durante o treino na academia e é um líquido salgado que está sendo eliminado pelo nosso corpo, que ao encontrar em contato com os fios roubam água da estrutura capilar e com isso, o cabelo acaba perdendo os nutrientes necessários. Para que isso não ocorra, aprenda a minimizar os danos enquanto se exercita:

Cuidados antes de treinar

Saiba como cuidar do cabelo antes de ir para academia:

Prenda seu cabelo

Os cuidados com os fios devem começar antes de ir na academia. Para que os fios entrem o mínimo possível em contato com o suor, prenda o cabelo e se possível, com um elástico de cetim. Além do comprimento não entrar em contato com a transpiração, esse estilo de elástico de cabelo não quebra os fios, assim, ideal para usar na academia.

Proteja os fios com cremes e óleos

Antes de ir treinar, no dia que irá lavar os fios, aplique cremes para pentear e óleos (coco, azeite, rícino e entre outros). O creme e o óleo escolhidos irão criar uma barreira protetora e não deixarão que o suor leve todos os nutrientes dos fios durante o treino. Além disso, irão manter os fios hidratados enquanto estiver na academia.

Saiba como cuidar do cabelo depois da academia

cuidados com cabelo na academia
Aprenda a cuidar do cabelo depois da academia (Foto: Unsplash)

Como cuidar do cabelo após academia: lave o cabelo

Crie uma rotina para lavar o cabelo após fazer a academia e separe os dias de treinos mais intensos para que sejam feitas as lavagens. Mulheres com cabelo cacheados e crespo, sofrem naturalmente com ressecamento e por causa da lavagem diária, poderá agravar esse problema.

Por isso, o melhor a se fazer é proteger ao máximo os fios do suor, prendendo o cabelo. Mas, não tem jeito, lavar o cabelo é a solução mais simples e saudável, e caso deseje lavar todos os dias, invista em shampoos sem sulfato.

Shampoo a seco

É um ótimo aliado para os dias que não dará tempo de lavar os fios, ou foram dias que suou pouco na academia. Antes de aplicar o shampoo a seco, aplique um protetor térmico e seque os fios, o mais distante da raiz que conseguir para não ficar oleoso. Quando estiver com a raiz seca, aplique o shampoo a seco conforme as instruções da embalagem.

+ Treino online: descubra as vantagens e os melhores treinos

Hidratação e nutrição dos fios

Para que os cabelos não sofram com os danos do suor ou com a lavagem em excesso, é necessário uma rotina regrada de cuidados com os fios. Duas etapas são importantes para que o cabelo fique lindo, mesmo após pegar pesado na academia.

O primeiro passo é a hidratação, que deve ser feita duas vezes na semana. Pode optar por usar receitas caseiras ou uma máscara de hidratação para o seu tipo de cabelo. Esse passo é importante para devolver a água dos fios que são perdidas e prejudicadas por causa do suor durante o treino.

O segundo passo é a nutrição, que é repor os nutrientes perdidos por causa da transpiração. A nutrição também pode ser feito duas vezes na semana, sempre intercalando com a hidratação. Utilize uma máscara para o seu tipo de cabelo ou pode apostar na umectação, usando óleos nutritivos (azeite, abacate, coco, rícino e entre outros).

A nutrição pode ser feita de duas formas, pode aplicar o óleo no comprimento dos fios antes de ir para a academia e deixar agindo durante o treino. Ou à noite, que a aplicação é feita antes de dormir e só é retirada na manhã seguinte.

Como cuidar do cabelo após academia: penteados bad hair day 

O bad hair day é um termo usado para falar sobre os cabelos que não estão sendo domados e bonitos em um dia específico. Apesar de ser um truque comum, pode ser usado após a academia, para não lavar o cabelo todos os dias e proteger os fios.

Após usar o shampoo a seco para limpar os fios, opte por fazer penteados como tranças simples, rabos de cavalo despojados, acessórios como bonés e tiaras. Essas opções irão disfarçar os fios sujos e assim proteger seus fios da lavagem em excesso.

+ Aprenda a fazer desodorante natural com poucos ingredientes

Agora é só treinar e continuar com o cabelo lindo!

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy