Como aliviar cólica menstrual: dicas, chás, cuidados e quando procurar ajuda

Está naqueles dias em que que você precisa descobrir como aliviar cólica menstrual? A grande maioria das mulheres da atualidade desenvolvem sintomas leves, médios e até altos de cólica menstrual. E, mesmo assim, não podem parar de trabalhar e exercer suas atividades diárias.

Dessa maneira, é muito importante descobrir maneiras de aliviar esses sintomas, de forma caseira e simples, para que ela não atrapalhe nossa rotina. A intensidade da cólica menstrual pode variar, de pessoa para pessoa e de mês para mês.

São dores incômodas, que atrapalham a qualidade de vida da mulher. Apesar de muito estudada pela comunidade científica, é uma dor ainda sem uma solução exata. As melhores alternativas são as mudanças de hábitos, os medicamentos anti-inflamatórios e chás, que permitem os mesmos benefícios, com muito mais saúde.

Imagem: Reprodução / Pinterest

O que causa a cólica menstrual?

As cólicas menstruais são dores que ocorrem na região inferior da barriga da mulher e que podem surgir antes ou durante o seu período menstrual, todos os meses. Por isso é tão importante descobrir como aliviar cólica menstrual, porque ela, com certeza, aparecerá!

A cólica feminina é causada por contrações uterinas intensas. Essas contrações podem ocorrer tanto antes da menstruação até mesmo depois que ela acontece, durante o ciclo.

Outro motivo importante que ocasiona a cólica menstrual é o desenvolvimento de um processo inflamatório mais forte. Algumas mulheres sentem mais do que outras.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No corpo das mulheres, substâncias semelhantes a hormônios, chamadas prostaglandinas atuam na regulação de fatores inflamatórios do corpo e podem ficar mais sensíveis no período pré-menstrual. Além disso, doenças como endometriose, pólipos e síndrome do ovário policístico são condições podem gerar cólicas.

Dessa maneira, é preciso sempre buscar soluções de como aliviar a cólica menstrual e observar. Se a dor for insuportável e não melhorar com nenhuma dessas opções, é hora de procurar ajuda médica.

 

Como aliviar as dores menstruais?

Para aliviar as cólicas menstruais, o primeiro passo é identificar o grau da sua dor mensal e associá-la ao período menstrual. Para dores leves e moderadas, simples mudanças de hábitos e alguns cuidados podem te fazer passar por esse período com mais alívio e conforto.

Mas, se você perceber que nada está resolvendo, nem alternativas naturais nem os medicamentos já conhecidos para cólicas, como os anti-inflamatórios, procure ajuda médica para investigar as causas dessas dores tão profundas!

 

Melhores cuidados para aliviar cólica menstrual

Para descobrir como aliviar cólica menstrual é bem simples! Primeiro, esteja aberta a descobrir hábitos ruins que você precisa evitar e adeque-se a novas possibilidades. Dessa maneira, sua vida, sua saúde e sua relação com seu período fértil, pode mudar!

Imagem: Reprodução / Pexels

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Compressa de água morna

Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, as compressas são muito importantes durante o ciclo menstrual. Dessa maneira, elas auxiliam no alívio dos músculos abdominais, relaxando e diminuindo as cólicas menstruais. O calor promovido pelas compressas direto no abdômen causa ativação do fluxo sanguíneo. Dessa forma, ele inibe os efeitos inflamatórios e ativa endorfinas que relaxam as dores.

Evitar consumir álcool e café

Já a ginecologista Maria Celeste Osório Wender explica que a cafeína presente no café e em chocolates, assim como o álcool, são substâncias que agravam a intensidade das cólicas. Por esse motivo, é importante diminuir o consumo desse tipo de alimentos na dieta quando estiver para menstruar.

Se alimentar melhor serve como aliviar cólica menstrual

Uma boa alimentação ajuda muito na saúde geral do nosso corpo. Dessa maneira, ajuda a aliviar os sintomas da cólica menstrual, por estimular a imunidade e manter as taxas clínicas em equilíbrio. Além disso, a presença de cálcio nos músculos ajuda a aliviar a excitação das fibras musculares. A suplementação de alimentos e vitaminas que possuem minerais como o magnésio também tem efeito protetor para a saúde feminina.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Praticar exercícios

Manter uma rotina regular de exercícios físicos libera hormônios de satisfação e alegria, o que funciona como um analgésico natural e um calmante para qualquer estresse do dia a dia. Pratique exercícios simples, como natação, caminhada e yoga e sinta como aliviar cólica menstrual!

 

Chás medicinais ótimos para como aliviar a cólica menstrual

São várias as plantas medicinais, além de alimentos, como a semente de sucupira, que podem ser usadas como remédios naturais no alivio da cólica menstrual. Escolha sua aliada nesse combate e, todos os meses, tenha uma proteção natural e saudável, com muitos benefícios para todo o seu corpo!

Chá de sálvia

A sálvia é uma das plantas mais indicadas para o cuidado da saúde feminina, tanto durante o ciclo fértil da mulher quanto no uso de chás para menopausa e climatério. Ela alivia a cólica menstrual além de atenuar os sintomas da famosa TPM. Dessa forma, ela diminui a sensação de dor, o inchaço e a dor de cabeça. Seus efeitos são causados pelos seus flavonoides, que auxiliam no equilibro dos hormônios femininos.

Chá de gengibre com camomila

Esse é um chá muito potente e, ainda por cima, delicioso! O gengibre e a camomila (assim como a calêndula) possuem propriedades analgésicas, calmantes e anti-espasmódicas, relaxando a musculatura lisa do útero feminino, o que alivia a cólica menstrual de maneira geral.

 

Chá de alfavaca

Por fim, plantinha muito utilizada para chás e sucos detox, a alfavaca também pode ser utilizada em chás para aliviar cólicas menstruais. Isso porque ela possui propriedades relaxantes e anti-espasmódicas que promovem o cuidado das dores causadas pela menstruação.

Imagem: Reprodução / Pexels

Saiba quando procurar ajuda

A cólica menstrual, de forma geral, apresenta um incômodo leve e moderado. Algumas vezes, a dor da cólica menstrual é forte e incapacita a mulher, o que não é normal. Por isso, fique atenta às suas dores, porque elas podem indicar algum problema mais sério no seu organismo.

Dessa maneira, embora, na maioria das vezes não seja nada grave, apenas um sinal fisiológico de um processo natural do corpo da mulher, é importante saber identificar quando a dor está muito grande e incomoda demais.

Principalmente quando a cólica menstrual vem acompanhada de outros sintomas como náusea, diarreia e dor nas costas. Quando isso acontecer, procure um médico ginecologista e especialista para tirar suas dúvidas e ficar com a saúde em dia.

Comentários (0)
Comentar