Comidas afrodisíacas: ostra e chocolate realmente aumentam a libido?

Nem todas as comidas ditas afrodisíacas têm respaldo científico sobre o quanto afetam o prazer sexual; veja mitos e verdades

0

Comidas afrodisíacas são aquelas que supostamente podem despertar o desejo sexual ou mesmo potencializar o prazer durante a relação. Por outro lado, a indústria farmacêutica já se encarregou de produzir drogas específicas com o mesmo efeito. Ainda assim, podemos confiar nas alternativas naturais para aumentar a libido?

A maioria destes alimentos “mágicos”, no entanto, não apresentam evidências científicas de que realmente aumentam o prazer na cama. Sem dúvidas, optar por comidas ditas afrodisíacas teria menos efeitos colaterais do que tomar uma pílula para o mesmo fim. Neste caso, aliás, o mais indicado seria conversar antes com um médico.

Assim, se você está pensando em oferecer um jantar com ostras de entrada e chocolate na sobremesa, saiba que o efeito afrodisíaco destas comidas é essencialmente psicológico. Pelo menos é o que apontam os estudos científicos sobre o tema.

Comidas afrodisíacas: verdade ou mito?

Como explicou a nutricionista Alina Petre em artigo para o site Healthline, vários alimentos são apontados afrodisíacos, mas há poucas evidências científicas para comprovar. Confira a seguir, portanto, as comidas que de afrodisíacas só têm a fama e também os ingredientes que realmente podem ajudar a aumentar a libido.

Ostras

Existe um estudo indicando que ostras podem aumentar a libido em ratos, mas não foi comprovado que o mesmo acontece em humanos. Ainda assim, a ostra permanece no imaginário das comidas afrodisíacas, em parte devido à sua aparência, que remete ao órgão sexual. Além disso, ostras são ricas em zinco, mineral que contribui para a fertilidade.

Chocolate

Presentear alguém com uma bela caixa de chocolates pode ser bem afrodisíaco. No entanto, apesar de estudos mostrarem que o cacau pode estimular a circulação, não há evidências de que possa aumentar a libido.

Pimenta

Pelo estímulo que provocam na língua e pela sensação de calor que liberam, comidas picantes são frequentemente consideradas afrodisíacas. No entanto, nenhum estudo sustenta essa crença.

Vinho

É verdade que bebidas alcoólicas podem deixar os parceiros mais relaxados e propensos ao sexo, mas tudo depende da moderação. Afinal, exagerar na dose pode prejudicar o desempenho na cama e ter o efeito inverso.

Gengibre

Gengibre é considerado afrodisíaco, mas seu "primo" ginseng vermelho tem mais propriedades estimulantes (Foto: Engin Akyurt/Pixabay)
Gengibre é considerado afrodisíaco, mas seu “primo” ginseng vermelho tem mais propriedades estimulantes (Foto: Engin Akyurt / Pixabay)

Frequentemente citado entre as comidas afrodisíacas, o gengibre é utilizado no Oriente como um estimulante da circulação visando o desempenho sexual. Um estudo de 2013 feito com ratos comprova esta tese. No entanto, faltam evidências do efeito do gengibre para a libido em humanos.

Comidas afrodisíacas com base científica

Embora o poder do gengibre para estimular o apetite sexual não esteja comprovado pela ciência, um parente próximo desta raiz pode, sim, ser considerado afrodisíaco. Confira a seguir, então, as comidas afrodisíacas respaldadas por estudos.

Ginseng vermelho

O ginseng coreano vermelho é uma raiz parecida com o gengibre, encontrada por aqui na forma de suplementos. Segundo a Healthline, estudos apontaram que a planta tem mais eficácia do que um placebo para melhorar a função erétil. Além disso, outra pesquisa indicou melhora na excitação sexual durante a menopausa.

Pistache

Um estudo realizado em 2011 na Turquia mostrou que o consumo regular de pistache levou ao aumento do fluxo sanguíneo para o pênis e ereções mais firmes. Segundo os especialistas, o efeito está relacionado à propriedade da oleaginosa para melhorar o colesterol e estimular o fluxo sanguíneo. No entanto, o estudo não utilizou placebo, o que dificulta a interpretação dos resultados.

Açafrão

Açafrão está na lista das comidas afrodisíacas segundo estudos recentes (Foto: Ulrike Leone / Pixabay)
Açafrão está na lista das comidas afrodisíacas segundo estudos recentes (Foto: Ulrike Leone / Pixabay)

A especiaria mostrou ter potencial poder afrodisíaco em homens e mulheres que tomam antidepressivos, segundo estudos recentes. Por outro lado, as propriedades estimulantes do açafrão em indivíduos sem depressão ainda não estão comprovadas.

Ginkgo biloba

A medicina tradicional chinesa usa o ginkgo biloba para tratar diversas doenças, incluindo depressão e disfunção sexual. Existe um estudo atestando seus efeitos afrodisíacos, mas os resultados são inconsistentes. A erva também pode interagir com anticoagulantes, então consulte seu médico antes de usá-la.

Feno-grego

Mais encontrada por aqui na forma de suplementos, a erva pode ajudar a produzir hormônios sexuais como estrogênio e testosterona. Foi o que indicou um estudo que prescreveu doses de extrato de feno-grego a homens e mulheres durante seis semanas. Os resultados mostraram um aumento significativo no desejo sexual em comparação com o grupo do placebo. Por outro lado, o suplemento interage com medicamentos anticoagulantes e pode causar uma pequena dor de estômago.

Maca peruana

Conhecida como “Viagra peruano”, esta raiz cresce nas montanhas do centro do Peru e parece um gengibre em forma de cabeça de alho. Estudos em animais apontaram aumentos na libido e na função erétil em roedores após consumir maca. Quatro outros estudos sugerem que o vegetal também pode aumentar a libido em humanos.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy