Benefícios do café: cinco motivos para consumir essa bebida

Seja de manhã, depois do almoço ou durante aquela pausa no trabalho, o café é uma paixão nacional. Se for consumido com moderação, os benefícios do café são muitos: ele ajuda a acelerar o metabolismo, previne doenças e, ainda, dá energia. Já tomou seu cafezinho hoje? Pegue a sua xícara e venha saber mais sobre essa bebida incrível.

Foto: Empório Fazenda

Quem pode e quem não pode beber café?

De acordo com a publicação Food and Chemical Toxicology, o consumo máximo de cafeína por dia não deve ultrapassar os 400 miligramas, o que representa, em média, de cinco a seis xícaras pequenas. Mas, isso não significa que essa quantidade é segura para todos. Cada pessoa metaboliza a cafeína de uma maneira e, o que é bom para uns, pode não ser para outros. Tudo depende de como você se sente ao tomar café.

Segundo o Instituto Brasileiro do Café, são consumidos mais de 80 litros da bebida por pessoa ao ano. Mas, antes de contar a quantidade de cafeína de cada xícara, vale lembrar que outras bebidas contém esse estimulante natural: refrigerantes de cola, chás e chocolate, por exemplo. Por isso, vale ficar atento para não ultrapassar muito os limites considerados seguros para o nosso organismo.

Durante muito tempo, a cafeína foi tachada como prejudicial à saúde. Mas, pesquisas recentes mostram que os benefícios do café são muitos. Apesar disso, como é estimulante, a cafeína pode causar insônia, irritabilidade, estresse e até taquicardia em pessoas que são muito sensíveis à substância. Por isso, atenção: se você é uma pessoa muito agitada, o café pode sim ser prejudicial. Além disso, quem tem problemas gástricos também deve evitar a bebida.

Foto: Notícias ao Minuto

Cinco benefícios do café

Além de ser deliciosa, a bebida queridinha do Brasil faz bem para a saúde. E os benefícios do café vão além de diminuir a sensação de sonolência. Por conter vitaminas, minerais e antioxidantes, ele pode prevenir doenças, ajudar no combate à depressão e até dar uma forcinha no emagrecimento. Confira cinco benefícios de tomar uma xícara de café quentinho:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Previne diabetes e câncer

Estudos científicos mostram que o café é um ótimo aliado na prevenção de doenças como diabetes e câncer, por exemplo. De acordo com uma pesquisa feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health/HSPH), nos Estados Unidos, os ácidos clorogênicos presentes na bebida são capazes de reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Já a Universidade de Lund, na Suécia, afirmou que os antioxidantes presentes no café protegem as células contra o câncer.

Ajuda no combate à depressão

Entre os principais benefícios do café, o fato de ser um antidepressivo natural merece destaque. A bebida age sobre o sistema nervoso central e, por isso, estimula a produção de neurotransmissores que influenciam diretamente na sensação de bem-estar, como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina. A Escola de Saúde Pública de Harvard também realizou um estudo sobre isso e concluiu que duas ou três xícaras de café por dia reduzem em até 15% o risco de desenvolver a doença.

É bom para a memória

A cafeína tem benefícios incríveis para a memória. Isso porque, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos EUA, voluntários que tomaram cápsulas desse composto presente no café demonstraram melhor desempenho em testes de memória.  A pesquisa, feita com 160 pessoas, descobriu que a cafeína turbina a capacidade de memorizar informações por cerca de 24 horas. Agora, os cientistas querem descobrir como o café se comporta no hipocampo – parte do cérebro que corresponde ao centro da memória.

Rejuvenesce

Que tal se, entre os diversos benefícios do café, você descobrisse que ele tem polifenóis e antioxidantes capazes de atrasar o envelhecimento? Não é a toa que indústrias cosméticas usam essa planta para melhorar a eficácia de seus produtos. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Câncer, dos Estados Unidos, três ou quatro xícaras diárias aumentam a expectativa de vida de homens (10%) e de mulheres (13%). O consumo diário da bebida, portanto, diminui o risco de morte por qualquer causa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ajuda a emagrecer

Quer turbinar a sua dieta de emagrecimento? Beba café! Além de aumentar a energia e, assim, colaborar para a prática de exercícios, o cafezinho do dia a dia ajuda a reduzir o apetite e, ainda, colabora na queima de gordura. Um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition demonstrou que o efeito termogênico do café acontece devido à oxidação lipídica. Em outras palavras, beber café todos os dias acelera o metabolismo e dilui células de gordura. Mas, vale um alerta: para isso, não adicione açúcar ou cremes à bebida.

Foto: Chicago Health Magazine
saúde mental
Comentários (2)
Comentar