Benefícios do café: cinco motivos para consumir essa bebida

2

Seja de manhã, depois do almoço ou durante aquela pausa no trabalho, o café é uma paixão nacional. Se for consumido com moderação, os benefícios do café são muitos: ele ajuda a acelerar o metabolismo, previne doenças e, ainda, dá energia. Já tomou seu cafezinho hoje? Pegue a sua xícara e venha saber mais sobre essa bebida incrível.

Café e seus benefícios
Foto: Empório Fazenda

Quem pode e quem não pode beber café?

De acordo com a publicação Food and Chemical Toxicology, o consumo máximo de cafeína por dia não deve ultrapassar os 400 miligramas, o que representa, em média, de cinco a seis xícaras pequenas. Mas, isso não significa que essa quantidade é segura para todos. Cada pessoa metaboliza a cafeína de uma maneira e, o que é bom para uns, pode não ser para outros. Tudo depende de como você se sente ao tomar café.

Segundo o Instituto Brasileiro do Café, são consumidos mais de 80 litros da bebida por pessoa ao ano. Mas, antes de contar a quantidade de cafeína de cada xícara, vale lembrar que outras bebidas contém esse estimulante natural: refrigerantes de cola, chás e chocolate, por exemplo. Por isso, vale ficar atento para não ultrapassar muito os limites considerados seguros para o nosso organismo.

Durante muito tempo, a cafeína foi tachada como prejudicial à saúde. Mas, pesquisas recentes mostram que os benefícios do café são muitos. Apesar disso, como é estimulante, a cafeína pode causar insônia, irritabilidade, estresse e até taquicardia em pessoas que são muito sensíveis à substância. Por isso, atenção: se você é uma pessoa muito agitada, o café pode sim ser prejudicial. Além disso, quem tem problemas gástricos também deve evitar a bebida.

Benefícios do café
Foto: Notícias ao Minuto

Cinco benefícios do café

Além de ser deliciosa, a bebida queridinha do Brasil faz bem para a saúde. E os benefícios do café vão além de diminuir a sensação de sonolência. Por conter vitaminas, minerais e antioxidantes, ele pode prevenir doenças, ajudar no combate à depressão e até dar uma forcinha no emagrecimento. Confira cinco benefícios de tomar uma xícara de café quentinho:

Previne diabetes e câncer

Estudos científicos mostram que o café é um ótimo aliado na prevenção de doenças como diabetes e câncer, por exemplo. De acordo com uma pesquisa feito pela Escola de Saúde Pública de Harvard (Harvard School of Public Health/HSPH), nos Estados Unidos, os ácidos clorogênicos presentes na bebida são capazes de reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2. Já a Universidade de Lund, na Suécia, afirmou que os antioxidantes presentes no café protegem as células contra o câncer.

Ajuda no combate à depressão

Entre os principais benefícios do café, o fato de ser um antidepressivo natural merece destaque. A bebida age sobre o sistema nervoso central e, por isso, estimula a produção de neurotransmissores que influenciam diretamente na sensação de bem-estar, como a dopamina, a serotonina e a noradrenalina. A Escola de Saúde Pública de Harvard também realizou um estudo sobre isso e concluiu que duas ou três xícaras de café por dia reduzem em até 15% o risco de desenvolver a doença.

É bom para a memória

A cafeína tem benefícios incríveis para a memória. Isso porque, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, dos EUA, voluntários que tomaram cápsulas desse composto presente no café demonstraram melhor desempenho em testes de memória.  A pesquisa, feita com 160 pessoas, descobriu que a cafeína turbina a capacidade de memorizar informações por cerca de 24 horas. Agora, os cientistas querem descobrir como o café se comporta no hipocampo – parte do cérebro que corresponde ao centro da memória.

Rejuvenesce

Que tal se, entre os diversos benefícios do café, você descobrisse que ele tem polifenóis e antioxidantes capazes de atrasar o envelhecimento? Não é a toa que indústrias cosméticas usam essa planta para melhorar a eficácia de seus produtos. Além disso, segundo o Instituto Nacional de Câncer, dos Estados Unidos, três ou quatro xícaras diárias aumentam a expectativa de vida de homens (10%) e de mulheres (13%). O consumo diário da bebida, portanto, diminui o risco de morte por qualquer causa.

Ajuda a emagrecer

Quer turbinar a sua dieta de emagrecimento? Beba café! Além de aumentar a energia e, assim, colaborar para a prática de exercícios, o cafezinho do dia a dia ajuda a reduzir o apetite e, ainda, colabora na queima de gordura. Um estudo publicado no International Journal of Sports Nutrition demonstrou que o efeito termogênico do café acontece devido à oxidação lipídica. Em outras palavras, beber café todos os dias acelera o metabolismo e dilui células de gordura. Mas, vale um alerta: para isso, não adicione açúcar ou cremes à bebida.

Café benefícios
Foto: Chicago Health Magazine
Mostrar comentários (2)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy