Saiba quais são os melhores chás para emagrecer

Uma xícara de chá quentinho, especialmente nos dias mais frios, traz uma sensação de conforto, além de aquecer, é claro. Mais que uma boa opção para qualquer hora do dia, essa bebida (consumida em todo o mundo) pode promover outros benefícios para a saúde. Alguns previnem doenças, outros aliviam os sintomas da ansiedade e da insônia e ainda podem amenizar os sintomas da TPM. Mas, você sabia que existem chás naturais que ajudam a eliminar uns quilinhos? Eles atuam desintoxicando o organismo, melhorando a digestão e o funcionamento do intestino, além de acelerarem o metabolismo e fornecerem energia. Conheça alguns chás para emagrecer fáceis de fazer e aproveite os benefícios de cada um.

Chás para emagrecer

Foto: Pixabay

Se tem uma coisa que combina com os dias mais frios é o chá. A famosa infusão de ervas e plantas em água quente é uma das bebidas mais populares em todo o mundo porque, além de aquecer, promove outros benefícios para o nosso organismo. E não é a toa que as plantas são usadas desde os tempos mais remotos graças aos seus efeitos medicinais, já que algumas são capazes de prevenir doenças, promover relaxamento e até aliviar os sintomas da TPM.

Para a professora Ana Clara Machado, que estuda a fitoterapia e o poder medicinal das ervas, “O chá é mais benéfico do que as pessoas podem imaginar e as opções são tantas que é possível dizer que tem uma receita para praticamente qualquer problema. No entanto, também precisamos entender que as plantas têm efeitos sutis e, por isso, não substituem tratamentos médicos”. Além disso, antes de sair por aí preparando todas as receitas de chás para emagrecer, saiba que algumas ervas podem ser prejudiciais para o seu organismo de acordo com as suas condições de saúde. Ou seja: converse com um profissional de saúde. E também não se esqueça de aliar a bebida a hábitos saudáveis para conseguir o resultado que você espera.

Chá verde

Esse é um dos chás para emagrecer mais conhecidos de todos. Com ação termogênica, o chá verde acelera o metabolismo, ajuda a regular o funcionamento do intestino, promove sensação de saciedade e ainda dá energia, o que pode ser útil na hora de praticar exercícios físicos. O chá verde é, portanto, uma ótima opção de bebida para acelerar o emagrecimento, além de ser facilmente encontrado nos supermercados e lojas de produtos naturais nas versões a granel, em saquinho e em cápsulas. Mas cuidado com o exagero: três ou quatro xícaras por dia são suficientes. E tem mais: evite o chá verde à noite, pois ele pode atrapalhar o sono.

Chá mate

Esse chá é um verdadeiro coringa que pode ser consumido quente, frio ou gelado – nos dias de verão, com limão e gelo, é uma opção refrescante. Mas, além de ser versátil e saboroso, o chá mate entra para a lista dos chás para emagrecer porque contém cafeína e teobromina, que aceleram o metabolismo e ainda promovem maior gasto calórico em repouso. Além disso, ele tem efeito diurético (ajuda a eliminar toxinas), antioxidante (previne o envelhecimento precoce) e melhora a digestão. Nesse caso, você pode usar um saquinho por xícara ou 20 gramas de erva tostada para preparar um litro de chá e consumir ao longo do dia. Evite adicionar açúcar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Natalia Osipova

Chá de hibisco

O chá de hibisco também é popular pelo seu efeito emagrecedor. Isso porque ele acelera o metabolismo, tem ação diurética, evita o acúmulo de gordura nas células, tem efeito antioxidante e anti-inflamatório e ainda alivia os sintomas do estresse e da ansiedade (que podem levar a comermos mais). Feito com as flores e botões do hibisco, esse é um dos chás para emagrecer que têm menos efeitos colaterais se for consumido sem exageros. Além disso, ele é rico em vitamina C, que ajuda a manter a imunidade alta e melhora a circulação sanguínea. O preparo é fácil: adicione duas colheres de sopa de hibisco a um litro de água fervente, deixe descansar por alguns minutos e coe.

alimentaçãodietaemagrecimentosaúde
Comentários (0)
Comentar