Chakras: saiba tudo sobre esses pontos de energia

De acordo com algumas religiões orientais, como o budismo e o hinduísmo, os chakras (ou chacras) são rodas de energia responsáveis pela nossa estabilidade física, emocional, mental e espiritual. Cada um desses sete principais pontos espalhados pelo nosso corpo influencia em uma área da nossa saúde e nossa personalidade.

Foto: Okan Caliskan

O que são chakras?

A palavra chakra tem origem no sânscrito e significa, literalmente, roda. De acordo com as filosofias orientais, os chakras são pontos de energia localizados no corpo humano que giram equilibrando a saúde mental, emocional, espiritual e física. Ao todo, são sete principais pontos, que vão do topo da cabeça até a base da coluna. Cada um deles é representado por uma cor, mantra e elemento diferente e, assim, influencia em uma área específica do nosso corpo, mente e espírito.

Como eles funcionam?

Os sete principais chakras estão localizados na coluna e é neles que armazenamos e distribuímos as energias para o nosso corpo e nossa mente. Sendo assim, quando um deles está desequilibrado, afeta negativamente nossa vida: fechado, impede a circulação de energia; muito aberto, funciona excessivamente. No entanto, apesar de cada chakra ter um objetivo específico, eles funcionam em conjunto e são responsáveis pela nossa estabilidade como um todo.

Foto: Angela Smith

Quais são os sete chakras?

Cores, mantras e elementos diferentes representam as sete rodas de energia que estão distribuídas ao longo da nossa coluna. Conheça cada uma delas:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Chakra básico (muladhara ou raiz) – Fica na base da coluna, é representado pela cor vermelha e pelo elemento terra. Está ligado ao nosso instinto de sobrevivência e nos conecta ao chão, à terra, ao material.
  • Chakra umbilical (swadhisthana ou sacro) – Está localizado abaixo da região do umbigo, tem a cor laranja e seu elemento é a água. Tem relação com os nossos órgãos reprodutores.
  • Chakra do plexo solar (manipura) – De cor amarela, está localizado próximo ao diafragma e seu elemento é o fogo. O plexo solar corresponde às nossas emoções e também influencia no sistema digestivo.
  • Chakra cardíaco (anahata) – Representado pela cor verde, fica próximo ao coração e seu elemento é o ar. Tem relação com a confiança, a sabedoria, o amor e a estabilidade emocional.
  • Chakra laríngeo (vishuddha) – Localizado na garganta, tem cor azul e é representado pelo elemento éter. Este chakra se relaciona com a comunicação e a exteriorização de sentimentos e pensamentos.
  • Chakra frontal (ajna) – Também representado pelo éter, esse ponto é índigo e fica entre as sobrancelhas. Conhecido também como terceiro olho, ele atua na nossa mente e intuição.
  • Chakra coronário (sahasrara) – Localizado no topo da cabeça, é um dos mais importantes porque nos conecta com o universo. A junção de todos os elementos representa esse ponto, que é violeta.
Foto: Pixabay

Como equilibrar?

Os chakras são a nossa energia vital e mantê-los alinhados e ativos é importante para vivermos em harmonia. Quando um deles está bloqueado, provoca altos e baixos em nossa saúde física e mental. Mas, você pode equilibrar esses pontos de energia de uma forma bem simples. Afinal, algumas práticas como yoga e meditação são capazes de energizar nosso corpo e realinhar os chakras. Além disso, elas podem ser feitas em casa. Algumas terapias holísticas também trabalham o equilíbrio dos chakras, como o reiki, a aromaterapia e a cristaloterapia, por exemplo. Nesse caso, procure um terapeuta holístico.

terapias alternativasterapias holísticasyoga
Comentários (8)
Comentar