Chá vermelho ajuda a emagrecer, auxilia na digestão e tem efeito diurético

Você já ouviu falar sobre os poderes do chá vermelho? Esta bebida, além de te ajudar a emagrecer, pode te trazer uma série de benefícios incríveis para a saúde, vem conhecer!

 

O que é o chá vermelho?

Também conhecido pelo nome de Pu-erh, o chá vermelho é proveniente da planta Camellia sinensis.

Na verdade, existe uma curiosidade bastante interessante sobre a Camellia sinensis. Aqui no Brasil e em Portugal, qualquer erva preparada sob infusão pode ser chamada de chá. Entretanto, em outras partes do mundo, somente é considerado como chá “verdadeiro”  o que vem da Camellia sinensis – a qual pode ser chamada de chá-da-índia ou simplesmente de chá.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

A partir da Camellia sinensis, são feitas outras preparações por infusão, como o chá branco, chá verde e chá preto. As diferenças entre eles consistem na fermentação de cada uma das bebidas.

Como exemplo, podemos mencionar que o chá vermelho possui fermentação de 80%. Já no caso do chá branco, a bebida possui apenas 5% de teor de fermentação. Isso  faz com que cada chá seja indicado para dietas específicas, assim como o chá vermelho é recomendado em processos de emagrecimento.

 

Quais os benefícios do chá vermelho?

O chá vermelho pode ser responsável por diversos benefícios ao nosso corpo. Em entrevista para o portal Dicas de Mulher, a nutricionista Paula Vargas afirma que o chá vermelho tem propriedades antidiabéticas e anticancerígenas. Além disso, existem outros benefícios para a saúde a partir desta bebida. Dentre eles, podemos mencionar os seguintes:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Controla o colesterol

Os componentes presentes no chá vermelho são capazes de fazer com que o colesterol ruim se mantenha em níveis não prejudiciais para a saúde.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

Ajuda a emagrecer

Este tipo de chá pode ajudar a queimar gorduras e auxilia no processo de emagrecimento. De acordo com Paula, “Vários estudos demonstraram que o chá pode reduzir (…) adipócitos, lipogênese, massa gorda, peso corporal, apetite, colesterol, glicose e leptina”.

Ademais, um estudo do Centro Universitário de Brasília, comprova estes efeitos quando somados a uma dieta balanceada a e outras práticas saudáveis.

 

Quer aprender mais receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai descobrir como preparar o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É antioxidante.

O chá vermelho tem função antioxidante, portanto, ele é capaz de combater radicais livres. Isso ameniza os efeitos de hábitos prejudiciais para a saúde, como estresse, sono inadequado, má alimentação e outros. O poder antioxidante deste chá foi comprovado através de diversos estudos em universidades renomadas, como a Universidade Federal de Santa Maria.

 

Auxilia a digestão e tem efeito diurético.

Esta bebida auxilia na digestão, na aceleração do metabolismo e combate a retenção de líquidos.

 

Como preparar o chá vermelho?

Bom, agora que você já sabe o que é chá vermelho, te ensinaremos a prepara-lo!

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

Ingredientes:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • 01 colher de sopa de erva para chá vermelho
  • 300ml Água

 

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo e espere até que ela ferva.

Em seguida, desligue o fogo e adicione a erva do chá vermelho. Assim, ela ficará em infusão dentro da água.

Aguarde 10 minutos para que a erva consiga liberar suas propriedades na água. Assim, seu chá está pronto.

Você pode consumi-lo frio, morno ou quente e a adição de açúcares é opcional. Entretanto, é importante que você beba o chá vermelho ainda no mesmo dia, não o deixando para o dia seguinte.

 

Incremente o seu chá

Este chá pode ser incrementado e consumido de maneiras bem diferentes. Assim, você consegue manter a variedade do cardápio e tornar o consumo desta bebida menos enjoativo.

Uma boa opção é adicionar gengibre, canela, frutas picadas ou até mesmo batidas juntamente com o chá. Que tal arriscar estas receitinhas diferentes?

 

Contraindicações da bebida

Depois do que acabamos de te contar, você pode estar pensando que o chá vermelho é simplesmente uma bebida milagrosa. Capaz de resolver seus principais problemas de saúde, além de te ajudar a emagrecer como ninguém.

Na verdade, assim como a maior parte das receitas que te contamos por aqui, ele não consegue mostrar esse tipo de resultado por conta própria. Portanto, busque aliar o consumo de chá vermelho com outras práticas benéficas para a sua saúde. Dieta balanceada, rotina adequada de sono, atividades físicas e outra práticas saudáveis podem potencializar ou prolongar os efeitos do consumo do chá.

 

Foto: Reprodução/Pinterest

 

E assim como qualquer outro alimento ou bebida, é importante consumir o chá vermelho com moderação, já que ele tem uma concentração alta de cafeína. Além disso, grávidas e pessoas mais sensíveis a esta substância – como pessoas que sofrem com insônia ou ansiedade –  precisam consumir em menor quantidade.

Ahhh, e lembrete importante: caso você queira fazer do chá vermelho parte da sua dieta, o ideal é buscar pela orientação de um nutricionista. Assim, ele pode montar um cardápio balanceado e que esteja de acordo com seu biotipo e necessidades.

E aí, gostou de nosso conteúdo? Se experimentar essa bebida, conta pra gente como foi!

CháChás
Comentários (0)
Comentar