Chá de melissa ajuda a aliviar o estresse e promove um sono tranquilo

0

O chá de melissa é famoso pela sua ação ansiolítica, calmante, sedativa, digestiva, antiespasmódica e, enfim, antiviral. De fato, é um dos mais famosos chás para ansiedade e ainda conta com propriedades incríveis para a saúde.

 

O que é melissa?

chá de melissa
Imagem: Reprodução / Elos com Você

 

Para começar, a melissa é uma erva com aroma de limão que vem da mesma família da hortelã. A erva é nativa da Europa, Norte da África e Oeste da Ásia, embora hoje em dia o cultivo exista em todo o mundo.

Ademais, também é conhecida como erva-cidreira e tem sido tradicionalmente usada para melhorar o humor e a função cognitiva,

Seu chá ajuda a acalmar a ansiedade e angústia causadas pelo estresse, nervosismo e irritabilidade. Também acalma o sistema digestivo, em especial daqueles que sofrem de “digestão nervosa”, síndrome do intestino irritável ou cólicas. Por fim, graças à ação sedativa e calmante, o chá de melissa também ajuda a acalmar as palpitações e dores de origem emocional.

Benefícios do chá de melissa

beneficios do chá de melissa
Imagem: Reprodução /
A Botica Do Chá

Enfim, o chá de melissa é indicado tradicionalmente na fitoterapia para tratar problemas do sono (tais como inquietação ou insônia devido ao estresse mental) e também para aliviar distúrbios digestivos. Esses são os principais benefícios da bebida:

 

  • Tônico do sistema nervoso.
  • Relaxante e antiespasmódico, ele acalma dores musculares e também menstruais
  • Graças à sua ação ansiolítica, pode auxiliar no controle da ansiedade e ataques de pânico, choque nervoso, fobia e sintomas da TPM.
  • Ainda é calmante e sedativo, portanto ajuda a dormir bem.
  • Antiviral
  • Digestivo e também carminativo, portanto ajuda a eliminar gases e facilitar a digestão.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Como preparar o chá de melissa

Primeiramente, você pode encontrar o chá seco ou, ainda, in natura. A infusão vai depender, portanto, do estado das folhas. Segundo o material disponibilizado pelo Ministério da Saúde, o chá de melissa deve ser administrado apenas para adultos e a recomendação é ingerir até 3 xícaras de chá por dia.

 

Ingredientes

  • 1 a 2 colheres de sobremesa de chá de melissa
  • 150 ml de água (1 xícara de chá)

 

Modo de preparo

  1. Para começar, ferva a água até borbulhar.
  2. Em seguida desligue, acrescente as folhas e abafe por até 5 minutos.
  3. Por último é só coar e adoçar conforme a preferência. Uma boa dica é o mel, que também auxilia na imunidade.

 

Contraindicações da melissa

De acordo com a Cartilha de Plantas Fitoterápicas do Ministério da Saúde, o chá de melissa não deve ser utilizado por pessoas com hipotiroidismo, ou seja, redução da função da tireóide.

Ademais, o documento ainda pontua que é preciso administrar com cuidado para quem tem pressão baixa. Isso porque a melissa tem ação calmante e sedativa, o que pode interferir no quadro pois reduz ainda mais a pressão.

 

 

capim limao melissa cidreira
Folhas de capim limão. Imagem: reprodução / Pixnio

 

 

Gosta de chás? Então aproveite e leia também:

Chá de poejo é calmante, expectorante e induz um sono tranquilo

Chá gelado: 5 receitas refrescantes para fazer em casa

Mulungu: descubra os benefícios do chá que promete combater a ansiedade

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy