Chá de ipê roxo melhora o humor e tem propriedades anticancerígenas

Você já tomou chá de ipê roxo? O ipê-roxo é uma árvore linda, proveniente da mata atlântica brasileira. Porém, ela também pode se desenvolver em outros biomas do país, como no cerrado, sendo uma árvore muito encontrada em todo o Brasil e também em outros países da América Latina, como na Argentina e na Colômbia.

O ipê roxo é uma planta completa! Os ipês são muito conhecidos por serem árvores muito bonitas, que ajudam a enfeitar as paisagens das cidades e embelezar qualquer vista do campo. Além disso, a madeira do ipê produz móveis lindos e muito funcionais.

Ainda, com a casca mais externa do ipê roxo, podemos produzir um chá muito apreciado e poderoso, com diversos benefícios para nossa saúde.

 

O que é?

Imagem: Reprodução / Olhares

 

Na medicina popular são usados muitos extratos de plantas para o tratamento de diversos tipos de problemas, como os chás para menopausa, sinusite e infecções! Assim, são inúmeras as possibilidades de se utilizar o chá de ipê roxo para sua saúde.

Por exemplo, a casca de ipê roxo possui ação antifúngica, anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica e relaxante. Dessa maneira, comunidades tradicionais já utilizam esta planta há muitos anos!

Dessa maneira, o chá da casca do ipê-roxo é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.

 

Propriedades do chá de ipê roxo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A casca interna do ipê-roxo é rica em substâncias conhecidas como flavonoides, saponinas e também contém glicídios, proteínas, lipídios, vitaminas e sais minerais. Dessa maneira, o ipê roxo, além de ser muito benéfico para problemas de saúde, ainda promove muita nutrição.

O lapachol é outra substância presente no ipê roxo. Ela é muito importante e constantemente pesquisada por cientistas do mundo inteiro. Esse ativo possui ação comprovada anti-inflamatória, analgésica, antiviral, antifúngica, antioxidante, antibiótica e anticancerígena.

 

Benefícios do chá de ipê roxo

1. Melhora o humor

Naturalmente calmante e relaxante. Segundo a monografia da planta feita pelo Ministério da Saúde, o chá de ipê roxo é um poderoso aliado no combate dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão em indivíduos adultos. Dessa maneira, seus ativos funcionam para evitar que essas condições piorem, deixando a pessoa mais tranquila e feliz.

 

2. Ótimo para infecções da pele

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segundo uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia sobre o uso do ipê roxo, demonstrou-se um alto poder cicatrizante e regenerador de feridas e infecções de pele em testes in vivo com o uso do extrato de lapachol, retirado das cascas do ipê roxo. Na medicina popular, as populações tradicionais da floresta utilizam o extrato do ipê roxo para produzir pomadas e unguentos no cuidado da pele.

 

3. Chá de ipê roxo pode ter efeitos anti câncer

De acordo com uma entrevista concedida ao G1 sobre sua pesquisa, a doutoranda Kátia Mara de Oliveira, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mostrou em testes em laboratório que o lapachol, uma substância retirada da casca do ipê roxo, tem alto poder de mortandade sobre as células do câncer de mama.

 

Imagem: Reprodução / Pexels

Como preparar o chá de ipê roxo

O chá de ipê roxo, além de muito benéfico para a saúde, também é uma delícia! Dessa maneira, tome um pouquinho, todos os dias e veja seu organismo se sentir mais forte e relaxado! Preparamos uma receita super fácil de preparo do chá de ipê roxo!

Diferente da forma mais tradicional de consumir chás medicinais, que muitas vezes são feitos a partir da folha da planta, o chá de ipê-roxo é feito a partir da casca da árvore. Dessa forma, o processo de preparação do chá é só um pouquinho diferente:

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ingredientes

  • 2 punhados de cascas moídas de ipê roxo
  • 1 litro de água mineral natural

Modo de preparo

  1. Coloque o litro de água na chaleira e espere ferver. Assim que a água estiver fervendo, insira o punhado das cascas moídas, ou trituradas, do ipê roxo e espere por 5 minutos.
  2. Desligue o fogo, espere esfriar e coe o seu chá!
  3. Separe uma xícara para tomar quentinho na hora e, o que sobrar, reserve para tomar ao longo do dia!
  4. Aproveite o seu chá de ipê roxo!

Além disso, utilize a entrecasca do ipê-roxo seca, e nunca fresca, em qualquer forma de remédio caseiro. Além do chá, preparado através da fervura das suas cascas secas, também se podem preparar pomadas caseiras e emplastros, para aplicação nas infecções da pele.

 

Contraindicações do chá de ipê roxo

Nem todas as pessoas podem tomar chás medicinais sem restrições. Isso porque, algumas condições de saúde podem afetar a ingestão do chá e produzir efeitos negativos no organismo, o que acaba fazendo mais mal do que bem. Por isso, se você está grávida ou lactante, não utilize o chá de ipê roxo. Ainda assim, se tiver algum problema renal ou no fígado, evite também!

Contudo, mesmo sem estes problemas aparentes na sua saúde, antes de utilizar qualquer chá ou remédio para sua saúde, consulte seu médico e farmacêutico. Dessa maneira, eles vão te orientar a melhor forma de tomar o chá de ipê roxo e por quanto tempo tomar. Além disso, se você possuir alguma contraindicação ao chá, suspenda o seu uso imediatamente.

 

Gosta de chás e remédios naturais? Então aproveite e leia também:

Chá de espinheira santa: para que serve e como preparar

+Remédio caseiro para dor de garganta: 5 receitas milagrosas para testar já

Chá de melissa ajuda a aliviar o estresse e promove um sono tranquilo

Chás
Comentários (0)
Comentar