Chá de guaco é expectorante, analgésico e poderoso no combate à tosse

1

O chá de guaco é uma receitinha tradicionalmente brasileira. Desde o tempo das vovós, ele faz sucesso no combate à gripe e o resultado é tão poderoso que o ingrediente integra também a lista de remédios fitoterápicos do SUS.

 

O que é guaco?

Também conhecido como cipó-trepador, coração-de-jesus e erva-de-cobra, o guaco (Mikania glomerata) é uma espécie nativa do brasil. Ele pertence ao gênero Mikania e é comumente encontrado nas regiões de mata atlântica.

Por isso, é muito comum encontrar pés de guaco nas margens de rios, uma vez que ele cresce espontaneamente junto à areas com presença de água. Contudo, também é possível cultivar facilmente a planta em casa, o que garante com que o chá de guaco possa vir diretamente da horta, bem como das lojas de produtos naturais.

Pra que serve o chá de guaco?

cha de guaco para gripe
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Segundo a cartilha de Plantas Medicinais do SUS, o chá de guaco é muito utilizado no tratamento de doenças respiratórias como tosse, resfriado, asma, bronquite e gripe. Isso porque suas propriedades expectorantes, analgésicas, anti-inflamatórias e broncodilatadoras têm o poder de aliviar os sintomas e atuar como tratamento natural.

Além disso, o material pontua ainda que o guaco pode ser utilizado no combate de enfermidades gastrointestinais, bem como reumatismo. Desde 2010, a espécie é regulamentada junto à Anvisa e também faz parte da lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis no SUS.

 

Cuidados e contra-indicações

 

O chá de guaco pode interagir com anti-inflamatórios não esteroidais e também pode interferir na coagulação sanguínea. Segundo o Ministério da Saúde, doses acima da recomendada (3 xícaras de chá ao dia) podem provocar vômitos e até diarréia.

Em infusão, a posologia recomendada é de 3g (equivalente a 1 colher de sopa) para cada 150 ml de água.

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Como preparar chá de guaco?

como fazer chá de guaco
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Primeiramente, a receita base, que é muito simples. Basta adicionar 1 colher de sopa de guaco em 150 ml (1 xícara de chá) de água fervente e abafar por 3 a 5 minutos. Em seguida é só coar e beber.

Além da receita clássica de chá de guaco, é possível adicionar outros ingredientes potentes para potencializar o efeito. Um bom exemplo é o mel, que também atua no alívio e combate aos sintomas da gripe e resfriado.

Chá de guaco com mel

Na sequência, você vai aprender uma receita poderosa para a tosse:

 

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de folhas de guaco desidratadas;
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 150 ml de água

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, ferva a água, desligue o fogo e acrescente o guaco.
  2. Agora é só abafar por 3 a 5 minutos.
  3. Passado o período, basta coar e adoçar com mel.
  4. Beba até 3 xícaras ao dia.

 

chá de guaco e mel
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Xarope caseiro de guaco

Assim como o chá apresentado anteriormente, essa receita também combina guaco e mel. Em versão mais concentrada, é ideal para gripes e resfriados, podendo ser armazenada na geladeira ao longo dos dias. A receita é do site Um Como.

 

Ingredientes:

  • 10 folhas de guaco in natura (socadas em um pilão)
  • 3 copos de água filtrada
  • 1 xícara de mel
  • 2 colheres (sopa) de açúcar

 

Modo de preparo:

  1. Para começar o xarope, derreta o açúcar em uma panela com um pouco de água. Leve ao fogo e vá mexendo em fogo baixo, até que o preparado ganhe consistência de mel;
  2. Em seguida, adicione os 3 copos de água (com cuidado para não espirrar) e deixe ferver;
  3. Assim que levantar fervura, misture o guaco, tampe e deixe ferver.
  4. Quando a mistura ganhar novamente a consistência de mel é hora de desligar o fogo e coar;
  5. Depois que estiver quase frio, pode adicionar o mel:
  6. Por fim, transfira para um pote de vidro escuro e com tampa.

 

Como tomar: 2 colheres de sopa antes de dormir.

Contra-indicações: o xarope de guaco não é indicado para gestantes, lactantes, diabéticos, bebês e crianças.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy