Chá de folha de mamão: descubra para que serve e como preparar

0 175

É inegável a quantidade de chás que auxiliam na saúde dos seres humanos. Cada um com uma propriedades e nutrientes diferentes, atendendo uma necessidade diferente. O chá de folha de mamão entra nessa lista de infinidades de chás que trazem benefícios à saúde por causa dos seus componentes como as vitaminas A, B1, C e E e entre outros. Por isso, a Pajaris separou um guia sobre essa bebida, respondendo todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Para que serve o suco da folha do mamão?

Existem alguns benefícios que esse chá é capaz de proporcionar. Mas antes de adicionar qualquer alimento diferente na rotina é importante se consultar com um médico. Além disso, nenhum chá sozinho é capaz de deixar a saúde do corpo em dia. Para isso, é necessário uma alimentação saudável e também adicionar exercícios físicos no dia a dia.

Chá de folha de mamão 1
Descubra os benefícios do chá de folha de mamão (Foto: Pexels/Reprodução)

Controla os níveis de açúcar no sangue

Esse chá ajuda no controle da glicemia, sendo assim, um ótimo aliado dos diabéticos. Além de ajudar a eliminar o açúcar mais rápido, o chá de folha de mamão controla a vontade de comer doce e alimentos ricos em carboidratos, como pães e massas com farinha branca.

Previne anemia

A folha de mamão é rica em ferro, que é importantíssimo para o organismo não sofrer com anemias e doenças do sangue. Por isso, a ingestão desse chá ajuda no combate desta doença, repondo os níveis de ferro do sangue. Vale lembrar que, é importante consumir junto outras fontes de ferro para compor uma alimentação balanceada.

Alivia TPM

A folha de mamão ajuda controlar os hormônios e com isso, é uma grande aliada para mulheres que sofrem com tensão pré-menstrual. Aliviando assim sintomas como cólicas e estresse causados por esse período. Por isso, se você sofre bastante com TPM, insira na sua rotina o chá.

Melhora a digestão

A folha do mamão é rica em amilase, papaína, protease e quimopapaína (enzimas), que ajudam a quebras as proteínas promovendo uma digestão bem melhor, afastando a sensação de estar estufada e azia. Comeu uma comida que não fez bem? O chá de folha de mamão irá te ajudar com esse problema.

É antioxidante

Essa propriedade é essencial para mulheres que querem uma pele linda e afastar o envelhecimento precoce. Além de melhorar a aparência da pele, principalmente do rosto, essa propriedade é importantíssima para a nossa saúde, pois combate doenças comuns, como gripes e resfriados, pois aumenta a imunidade do corpo.

Quantas vezes posso tomar?

O recomendado é tomar apenas uma xícara ao dia. Mas caso perceba algum efeito adverso após a ingestão, suspender o uso. Mais uma vez, é importante ressaltar a importância de procurar um especialista para qualquer mudança na alimentação.

Contraindicação

Apesar de ser um chá totalmente natural e fazer bem para a maioria das pessoas, existem alguns grupos que devem evitar o consumo e caso queira adicionar na alimentação, fazer sob orientação médica. Veja se você está na lista:

  • Grávidas
  • Lactantes
  • Pessoas com níveis de açúcar baixo

Como preparar o chá de folha de mamão

Para aproveitar os benefícios, saiba como preparar o chá:

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de folha de mamão
  • 200 ml de água

Modo de preparo

  1. Em um canecão, coloque a água para ferver
  2. Quando a fervura começar, acrescente as folhas na água
  3. Desligue o fogo e tampe com um pratinho para que as folhas fiquem em emulsão
  4. Coe e se possível, beba sem adoçar. Caso não consiga tomar sem adoçar, prefira mel.

Outras formas de usar a folha

Existem mais duas formas possíveis de se usar a folha no dia a dia. A planta do mamoeiro é capaz de afastar os insetos indesejados das suas plantas e até tirar manchas de roupas. Aprenda as duas formas de usar:

Como inseticida

Para manter as pragas longe do seu jardim, utilize a folha de mamoeiro batida no liquidificador com água. Nesta mistura, dilua um pouco de sabão em pedra neutro e bata tudo até chegar em um líquido verde. Coloque em um pulverizador e aplique nas plantas do seu jardim.

Remova manchas de roupas

É bem simples e o passo a passo é igual ao anterior. Bate as folhas no liquidificador junto com água. Dessa vez não será necessário utilizar sabão. Coloque a mistura em um saco plástico que segure o líquido e adicione a peça que deseja deixar mais branquinha. Deixe no sol por algumas horas, no máximo cinco. Por fim, lave normalmente a peça.

Fonte: Dr. Natureba

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy