Chá de casca da abacaxi melhora a pele e fortalece a imunidade

0

O chá está sendo usado há milénios para inúmeros benefícios, estima-se que o primeiro chá tenha sido criado por volta de 200 a.C. Atualmente, existem diversos tipos de chás e cada um é indicado para um efeito diferente. O chá de casca de abacaxi é um desses chás que se popularizaram e trazem alguns benefícios para a saúde. Conheça os benefícios do chá de casca de abacaxi e como preparar corretamente.

Quais são os benefícios?

Fazer a infusão com a casca do abacaxi evita o desperdício da fruta e segundo Ministério da Saúde, a casca tem muito mais vitamina do que a própria polpa. O artigo do Ministério divulgou diz que nesta fruta, a casca tem 38% a mais de vitamina C.

Conheça agora quais são os benefícios do consumo do chá de casca de abacaxi:

Pele mais bonita

Como já citado anteriormente, a casca contém uma boa quantidade de vitamina C, mais do que a própria polpa. Essa vitamina é importantíssima para manter a beleza da pele, pois é antioxidante e combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e estimula o colágeno.

Fortalece a imunidade

Os benefícios do consumo da vitamina C presente no chá de casca de abacaxi não acabou por aí. Essa vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico, afastado gripes e resfriados (doenças respiratórias). Além disso, previne doenças cardíacas.

Diurético 

O chá é um diurético natural, assim, ajuda a eliminar o sódio excessivo do corpo. Com isso, previne problemas como retenção de líquido, auxilia no bom funcionamento dos rins e além disso, previne hipertensão, insuficiência renal e cardíaca.

Melhora a digestão

Por ser bem hidratante, o chá de casca de abacaxi é conhecido por auxiliar na digestão e prevenir a queimação no estômago após comer uma comida pesada. Além disso, é ideal para quem sofre com inchaço abdominal, já que a digestão acontece mais rápido.

Rico em potássio

E não é só a banana que é tem uma boa quantidade de potássio, a casca do abacaxi também. O potássio é o que previne as câimbras, principalmente após um treino intenso, afasta doenças nos ossos, como a osteoporose e ainda contribuí para o melhor funcionamento dos rins.

Leia também: 12 alimentos ricos em potássio para incluir na sua dieta

chá de casca da abacaxi
Saiba como preparar corretamente o chá de casca de abacaxi para aproveitar os benefícios (Foto: Reprodução/Freepik)

Como preparar?

Aprenda receitas deliciosas do chá de casca de abacaxi, para você aproveitar todos os benefícios da fruta e não precisar mais desperdiçar a casa.

Chá de casca de abacaxi

Em primeiro lugar, veja a receita tradicional desse chá para fazer em casa:

Ingredientes

  • Casca de 1 abacaxi;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, ferva a água em um canecão ;
  2. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente a casca;
  3. Tampe com a ajuda de um pratinho e deixe descansar por alguns minutos;
  4. Coe para consumir;
  5. Pode ser consumido tanto frio quanto quente, é você que decide;
  6. Prefira não adoçar, mas se não conseguir, opte sempre por mel.

Chá de casca de abacaxi com especiarias

Conheça uma receita com muito sabor e benefícios para a saúde, de casca de abacaxi com diversas especiarias e ervas:

Ingredientes

  • Cascas de um abacaxi;
  • 5 cravos;
  • 1 pau de canela;
  • 10 folhas de hortelã;
  • 1,5 litro de água.

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, ferva a água em um canecão ;
  2. Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente todos os ingredientes (canela, hortelã, cravo e a casca). Não é necessário mexer os ingredientes;
  3. Tampe com a ajuda de um pratinho e deixe descansar por alguns minutos;
  4. Coe para consumir;
  5. Pode ser consumido tanto frio quanto quente, é você que decide;
  6. Prefira não adoçar, mas se não conseguir, opte sempre por mel.

Chá de casca de abacaxi com hortelã

Uma combinação perfeita para o seu dia, aproveite os benefícios da combinação de casca de abacaxi com hortelã:

Ingredientes

  • casca de 1 abacaxi
  • 1,5 litro de água
  • 3 saquinhos de chá de hortelã
  • mel a gosto para adoçar

Modo de preparo

  1.  Com uma escovinha para legumes, lave bem o abacaxi, com a casca, em água corrente. Corte e descarte a coroa e a base da fruta.
  2. Numa tábua, descasque o abacaxi e reserve a polpa na geladeira para outra preparação. Corte a casca em pedaços grandes e transfira para uma panela média.
  3. Cubra as cascas com a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 40 minutos, com a tampa entreaberta.
  4.  Desligue o fogo e junte os saquinhos de hortelã. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e adoce com mel a gosto. Transfira para uma chaleira e sirva a seguir.

Receita por: Panelinha

Contraindicações

Tanto a polpa da fruta, quanto a casca são ácidos, por isso, deve-se ter um cuidado especial para não consumir em excesso, já que pode causar azia. Além disso, esse chá não é indicado para algumas pessoas, saiba se você está nesta lista, e se sim, procure um nutricionista para saber se será liberado o consumo:

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Pessoas com hipertensão arterial
  • Pessoas com problemas estomacais (gastrite, úlcera ou refluxo)
Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy