Chá de capim-limão é calmante, expectorante e bom aliado da digestão

O chá de capim-limão também é conhecido como capim-santo, capim-cidreira ou capim-cidró. Por isso, a forma mais fácil de identificar a planta dentro de algum composto é pelo seu nome científico: Cymbopogon citratus.

O capim-limão é muito usado como remédio popular para promover o sono, aliviar a dor e aumentar a imunidade. Uma das maneiras mais populares de desfrutar dos benefícios é o chá.

 

Quais os benefícios do chá de capim-limão?

Imagem: reprodução / Pixnio

 

O forte aroma de limão é característica dessa planta medicinal, que é nativa da Índia e muito apreciada na culinária tailandesa. Com sabor suave e levemente cítrico, o chá de capim-limão oferece diversos benefícios à saude. Sua infusão refrescante é recheada de antioxidantes e outros ativos que ajudam a aliviar o estresse e combater gases intestinais.

Segundo a Cartilha de Plantas Medicinais da Secretaria de Saúde de Campinas, o chá de capim-limão possui propriedades antiespasmódicas, que atuam sobre o sistema digestório.

Além disso, a infusão também é expectorante e descongestionante, motivo pelo qual pode ser utilizada no tratamento de problemas respiratórios e ainda no alívio dos sintomas da gripe.

Por fim, outra grande qualidade dessa planta é o seu potencial calmante natural. O capim-limão é considerado um sedativo leve, perfeito para tomar à noite e garantir um bom sono.

 

Como fazer chá de capim-limão?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagem: reprodução / Unsplash

 

Para começar o chá, é preciso separar e higienizar as folhas, pois essas são as partes utilizadas para a infusão. Quem compra a erva em lojas naturais já recebe o produto desidratado e pronto para o consumo.

 

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, ferva 1 xícara de chá de água (150 ml);
  2. Na sequência, desligue o fogo e adicione cerca de 1 a 3 colheres de chá (1 a 3g) de folhas secas para cada xícara de chá (150 ml). Caso opte pelas folhas in natura, isso equivale de 3 a 6 folhas.
  3. Abafe por até 5 minutos, depois é só coar e beber.
  4. A dosagem indicada para pessoas acima dos 12 anos de idade é 150 ml de chá, de duas a três vezes ao dia.

 

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Contra-indicações

 

O chá de capim-santo pode potencializar o efeito de medicamentos sedativos. Também é contraindicado o uso interno (via ingestão) durante a gravidez. Na dúvida, consulte o seu médico de confiança.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Conheça outros chás aliados da saúde:

Chá de hibisco é termogênico e ajuda a controlar os níveis de gordura no sangue;

Folha de goiaba controla diabetes e colesterol. Aprenda como preparar a infusão!

Como identificar a diferença entre capim-limão e citronela?

Imagem: reprodução / Unsplash

 

Graças à semelhança estética, a citronela e o capim-santo são muito confundidos, especialmente no caso da folha in natura. Embora sejam parecidas, essas ervas possuem finalidades e indicações muito diferentes.

De acordo com o Guia Prático de Plantas Medicinais, publicado pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, é preciso ter muito cuidado para não confundir as plantas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso porque, embora seja um excelente repelente de mosquitos, a citronela não deve, em hipótese alguma, ser ingerida, pois é tóxica. Assim, se você não tiver certeza sobre a planta in natura, o melhor a fazer é não beber. Nesses casos, vale optar pelo chá de capim-limão desidratado, que é vendido em lojas de produtos naturais.

Por isso, o guia elaborou um pequeno manual para quem quer descobrir de qual das plantas se trata.

Capim limão: primeiramente, ele apresenta caule e hastes em tons de verde, com folhas eretas, poucas fitas na base e um cheirinho gostoso de limão assim que a folha é quebrada ou esmagada entre os dedos.

Citronela: por outro lado, a citronela apresenta hastes (caule) em tons avermelhados, com fitas cerosas na base, folhas caídas nas pontas e, por fim, aroma semelhante ao de produtos de limpeza.

 

Chás
Comentários (0)
Comentar