Chá de capim-limão é calmante, expectorante e bom aliado da digestão

0

O chá de capim-limão também é conhecido como capim-santo, capim-cidreira ou capim-cidró. Por isso, a forma mais fácil de identificar a planta dentro de algum composto é pelo seu nome científico: Cymbopogon citratus.

O capim-limão é muito usado como remédio popular para promover o sono, aliviar a dor e aumentar a imunidade. Uma das maneiras mais populares de desfrutar dos benefícios é o chá.

 

Quais os benefícios do chá de capim-limão?

cha de capim limão
Imagem: reprodução / Pixnio

 

O forte aroma de limão é característica dessa planta medicinal, que é nativa da Índia e muito apreciada na culinária tailandesa. Com sabor suave e levemente cítrico, o chá de capim-limão oferece diversos benefícios à saude. Sua infusão refrescante é recheada de antioxidantes e outros ativos que ajudam a aliviar o estresse e combater gases intestinais.

Segundo a Cartilha de Plantas Medicinais da Secretaria de Saúde de Campinas, o chá de capim-limão possui propriedades antiespasmódicas, que atuam sobre o sistema digestório.

Além disso, a infusão também é expectorante e descongestionante, motivo pelo qual pode ser utilizada no tratamento de problemas respiratórios e ainda no alívio dos sintomas da gripe.

Por fim, outra grande qualidade dessa planta é o seu potencial calmante natural. O capim-limão é considerado um sedativo leve, perfeito para tomar à noite e garantir um bom sono.

 

Como fazer chá de capim-limão?

como preparar cha de capim limão
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Para começar o chá, é preciso separar e higienizar as folhas, pois essas são as partes utilizadas para a infusão. Quem compra a erva em lojas naturais já recebe o produto desidratado e pronto para o consumo.

 

Modo de preparo:

  1. Em primeiro lugar, ferva 1 xícara de chá de água (150 ml);
  2. Na sequência, desligue o fogo e adicione cerca de 1 a 3 colheres de chá (1 a 3g) de folhas secas para cada xícara de chá (150 ml). Caso opte pelas folhas in natura, isso equivale de 3 a 6 folhas.
  3. Abafe por até 5 minutos, depois é só coar e beber.
  4. A dosagem indicada para pessoas acima dos 12 anos de idade é 150 ml de chá, de duas a três vezes ao dia.

 

 

Quer aprender receitas de chás diuréticos que funcionam? Então aproveite para conferir a Academia De Chás, onde você vai aprender a fazer o famoso Chá Secreto da Camila Monteiro e muitas outras combinações para acelerar a perda de peso.

 

Contra-indicações

 

O chá de capim-santo pode potencializar o efeito de medicamentos sedativos. Também é contraindicado o uso interno (via ingestão) durante a gravidez. Na dúvida, consulte o seu médico de confiança.

Conheça outros chás aliados da saúde:

Chá de hibisco é termogênico e ajuda a controlar os níveis de gordura no sangue;

Folha de goiaba controla diabetes e colesterol. Aprenda como preparar a infusão!

Como identificar a diferença entre capim-limão e citronela?

cha de capim limão
Imagem: reprodução / Unsplash

 

Graças à semelhança estética, a citronela e o capim-santo são muito confundidos, especialmente no caso da folha in natura. Embora sejam parecidas, essas ervas possuem finalidades e indicações muito diferentes.

De acordo com o Guia Prático de Plantas Medicinais, publicado pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro, é preciso ter muito cuidado para não confundir as plantas.

Isso porque, embora seja um excelente repelente de mosquitos, a citronela não deve, em hipótese alguma, ser ingerida, pois é tóxica. Assim, se você não tiver certeza sobre a planta in natura, o melhor a fazer é não beber. Nesses casos, vale optar pelo chá de capim-limão desidratado, que é vendido em lojas de produtos naturais.

Por isso, o guia elaborou um pequeno manual para quem quer descobrir de qual das plantas se trata.

Capim limão: primeiramente, ele apresenta caule e hastes em tons de verde, com folhas eretas, poucas fitas na base e um cheirinho gostoso de limão assim que a folha é quebrada ou esmagada entre os dedos.

Citronela: por outro lado, a citronela apresenta hastes (caule) em tons avermelhados, com fitas cerosas na base, folhas caídas nas pontas e, por fim, aroma semelhante ao de produtos de limpeza.

 

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy