Chá da tarde: o que servir, como organizar e decoração

O chá da tarde ou café da tarde é uma tradição dos brasileiros, que fazem uma pausa no meio da tarde para aproveitar uma refeição leve, mas boa. Estima-se que essa pausa para refeição tenha nascido com os ingleses, que perceberam uma lacuna entre o almoço e o jantar, e assim, inseriram o chá no meio da tarde. Para os ingleses, todos os dias, às 17 horas, é servido uma refeição leve.

No dia a dia, a maioria das pessoas não preparam uma boa mesa para o chá da tarde, apenas com os itens essenciais dos brasileiros, pão francês, manteiga e um bom cafezinho. Mas há alguns dias, que irá receber visita ou em alguma comemoração especial, os chás da tarde ficam ainda mais incrementado e ganham mais sabores.

Se não sabe como fazer o seu chá da tarde, para aproveitar uma refeição deliciosa ao lado da família, saiba como organizar, o que servir e como decorar para deixar sua mesa ainda mais linda.

Como organizar o chá da tarde?

O primeiro passo é saber o número de convidados que estará presente no seu chá da tarde. É a partir do número de convidados que sabe-se a quantidade de comidas, o local onde será servido e tudo o que será necessário. O chá da tarde é algo bem familiar, então não se preocupe em chamar bastante pessoas, mesmo que seja feito em dias especiais, como aniversários.

Depois, é o momento de definir o que será servido, lembrando do gosto pessoal de cada um. Se irá receber mais convidados, poderá pedir sugestões e até mesmo ajuda para fazer as refeições. Por ser servido comidas simples, não é necessário sofrer muito para montar um bom cardápio.

Por fim, pensar na decoração e nos lugares que irá servir o seu chá. Se for feito em casa e o espaço da cozinha for pequeno, monte no quintal, ao ar livre, no jardim (fica incrível para fazer no verão) e até dá para montar um chá da tarde como piquenique. E aí é só aproveitar ao lado de quem você deseja.

O que é servido em um chá da tarde?

Por ser no meio da tarde e geralmente ainda ter mais uma refeição, que é o jantar, o ideal é apostar em comidas mais leves. Veja uma lista do que servir:
Comidas
–  Pães (francês e de leite)
– Torradas
– Bolachas salgadas
– Bolacha doces
– Bolos (fubá, laranja, limão, macaxeira e entre outros)
– Pães de queijo
– Frios (salame, mortadela, presunto, presunto parma, peito de peru e entre outros)
– Queijos (mussarela, parmesão, brie, gorgonzola e entre outros)
– Patês
– Geleias
– Ovos
– Manteiga/Requeijão
– Salgados folheados
– Lanches naturais
-Frutas
– Nuts (castanhas e amendoim)

Bebidas 

– Café
– Leite (achocolatado)
– Chás
– Suco natural
– Água
– Refrigerante
– Iogurte

+ Café gelado: receitas deliciosas para abusar da bebida no verão

Mesa posta para chá da tarde

Para deixar o seu café da tarde ainda mais charmoso, apostar em uma boa mesa posta pode ser a solução. Para isso, você pode usar o que tem disponível na sua casa. Confira ideias lindíssimas para montar a sua mesa para o chá da tarde:

Uma mesa para duas pessoas, mas bem organizada, com jogo americano e decorada com um vaso de flores brancas:

Foto: reprodução/Instagram/@homeduplexdamarcia

Uma opção bem romântica, para uma data especial para o casal ou Dia dos Namorados, com louça em forma de coração e decoração rosa:

Foto: reprodução/Instagram/@aamorelar

Nessa decorada, os alimentos também foram colocados juntos com as louças e deixou um visual aconchegante. Ao contrário de jantares, poderá usar sem problemas os alimentos em cima da mesa, já que são poucas quantidades:

Foto: reprodução/Instagram/@clubemesapostasaopaulo

Caso faça uma mesa farta, não é necessário colocar muita louça, o básico funciona e as comidas já irão decorar a mesa:

Foto: reprodução/Instagram/@ladylidypink

Você pode fazer combinações com cores, como essa inspiração, usando o azul, verde e rosa:

Foto: reprodução/Instagram/@paulameleipe

Uma ótima opção para batizados ou ano novo, uma decoração branca com dourada. As louças transparente deixam ainda mais delicados:

Foto: reprodução/Instagram/@decorbynayade

Você não precisa colocar muita louça na sua mesa posta para o chá da tarde, como nesse caso, apenas xicara, pires e um prato de sobremesa:

Foto: reprodução/Instagram/@janamimosdecor

Outra opção simples, para duas pessoas, mas que transformam o chá da tarde em um momento especial:

Foto: reprodução/Instagram/@lemongrass.atelier

Abuse das flores para fazer a sua decoração, como é o caso desse arranjo grande, que deixou a mesa bem delicada:

Foto: reprodução/Instagram/@compose_by_luomati

Para dias importantes, aposte na sua melhor louça para fazer a mesa posta:

Foto: reprodução/Instagram/@meular32b

Faça combinação com estampas para deixar a mesa ainda mais divertida:

Foto: reprodução/Instagram/@meseirascapixabas.oficial

Por fim, uma opção usando um jogo de louça da mesa estampa, em tons de verde e combinado com um vaso com plantas no mesmo tom:

Foto: reprodução/Instagram/@mesaandarte

Pronto, agora além de saber como organizar, você já sabe o que deverá servir para os seus convidados e também como montar a mesa para receber as pessoas para o seu chá da tarde. Solte a sua criatividade e capriche nas comidas.

+ Como fazer batata frita na Airfryer crocante por fora e macia por dentro

Comentários (0)
Comentar