Centella asiática: o que é, pra que serve e como tomar

A centella asiática, também chamada de gotu kola, é conhecida por melhorar a função cognitiva, reduzir a ansiedade e aumentar a concentração.

 

O que é centella asiática?

Essa plantinha é a famosa centelha asiática

 

A centella asiática é uma planta medicinal muito conhecida na medicina ayurvédica, que agora faz sucesso no Brasil. Suas propriedades são extensas e o uso contínuo promove um grande equilíbrio do sistema nervoso, bem como um aumento da concentração e compreensão.

Além de seus efeitos no cérebro, os herbalistas contemporâneos usam a centella asiática como curador de feridas, diurético, antioxidante, tônico para nervos e remédio antibacteriano. Devido ao seu poder diurético, essa planta poderosa também atua como um emagrecedor.

Por fim, no Himalaia, os iogues tradicionais usam a centella asiática como uma ferramenta para auxiliar na meditação.

 

Quais os benefícios da centella asiática?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tem efeitos efeitos antioxidantes no cérebro

Todos os dias, nossas células cerebrais são atacadas por inúmeras neurotoxinas que podem causar enxaquecas, e alterações de humor.

A centella asiática tem efeitos antioxidantes e é usada para minimizar o efeito dos radicais livres.  Assim, seus antioxidantes neutralizam esses danos, impedindo-os de prejudicar nossas células cerebrais.

Melhora a função cognitiva

A centella asiática ajuda a aumentar a função cognitiva geral, de acordo com estudos. Os pesquisadores compararam os benefícios do extrato da planta e os benefícios do ácido fólico para melhorar a função cognitiva em pacientes que sofreram um derrame.

Os resultados, por fim,  foram surpreendentes.  Embora ambos os suplementos tenham sido igualmente úteis para aprimorar as habilidades cognitivas gerais desses pacientes, a centella asiática foi mais poderosa para aprimorar a memória e as habilidades cognitivas.

Quem tem acesso as folhas in natura também pode adicionar a centelha asiática ao suco verde.

 

Reduz a ansiedade e tem efeito antidepressivo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além de seus efeitos positivos para a memória, a centella asiática também possui propriedades relaxantes. Por esse motivo, é historicamente utilizada para melhorar a saúde mental.

Pesquisas indicam que a centella asiática aumenta os níveis dos neurotransmissores de bem-estar, serotonina, dopamina e norepinefrina. Tudo isso enquanto reduz os níveis do hormônio do estresse, o cortisol.

Ao trazer equilíbrio para esses neurotransmissores, o consumo da erva pode ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão.

Auxilia na perda de peso e pode reduzir a celulite

Por fim, devido aos seus poderes diuréticos, a centelha é uma erva muito eficaz para reduzir celulite.  Isso porque suas propriedades medicinais promovem melhora da circulação sanguínea e também da estrutura do tecido conjuntivo. Dessa forma, promove a formação de colágeno e mantém a pele firme.

Outros estudos apontam que essa erva medicinal pode auxiliar na perda de peso, uma vez que o uso contínuo auxilia na redução dos níveis de glicose do sangue.

 

Leia também:

+ Como Relaxar A Mente E O Corpo Com 10 Dicas Simples

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

+ Calmantes Naturais: Soluções Poderosas Para Combater Ansiedade E Insônia

 

Como tomar centella asiática?

Folhas secas de centelha asiática: o chá é fácil de encontrar em qualquer loja de produtos naturais.

 

As formas de ingestão mais conhecidas são o chá, a tintura ou os suplementos à base de centelha asiática ou gotu kola.

Caso opte pelo suplemento, a indicação é tomar doses entre 500mg e 1000mg por dia. No entanto, os efeitos do uso a longo prazo ainda não são conhecidos. Por essa razão,  os médicos recomendam que você o tome por 6 semanas e depois pare de usar por 2 semanas. Manter esse ciclo reduz o risco de sofrer os efeitos colaterais da centelha asiática.

No entanto, por possuir concentrações menores da erva, o chá pode ser tomado continuamente, sem maiores problemas.

Pra que serve o chá de centella asiática?

Conforme falamos anteriormente, o o chá de centella asiática serve para aumentar a concentração, reduzir a ansiedade, melhorar a circulação e aprimorar a função cognitiva.

Além disso, é notável que os estudantes podem se beneficiar ao substituir o consumo do café pelo chá de centelha asiática. Uma vez que a planta não possui cafeína, ela pode ser a alternativa perfeita para quem quer se manter concentrado em um tópico sem os efeitos colaterais do café.

 

Como fazer o chá de centelha asiática

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de centella;
  • 500 ml de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água até borbulhar;
  2. Adicione as folhas e deixe ferver por 2 minutos.
  3. Em seguida, desligue o foto e abafe por 10 minutos.
  4. Depois é só coar e beber.

Como consumir:

Para obter todos os benefícios, você pode beber até 3 xícaras de chá ao longo do dia. Pode ser bebido quente ou gelado.

 

Além do chá, é possível comprar a erva em cápsulas.

 

Efeitos colaterais da centella asiática ou gotu kola

 

Alguns efeitos colaterais relatados incluem:

  • sonolência
  • desconforto gastrointestinal
  • problemas de pele
  • tontura
  • náusea
  • dores de cabeça

Além disso, é possível que a centelha asiática possa interagir com medicamentos prescritos ou vendidos sem receita. Por isso é crucial consultar um médico antes de iniciar o uso.

Verifique se o médico conhece todos os medicamentos e tratamentos em andamento, para evitar qualquer efeito colateral indesejado.

 

Comentários (0)
Comentar