Carboidrato engorda? Descubra mitos e verdades sobre esse nutriente

0 54

Você já ouviu falar que carboidrato engorda? Muito provavelmente sim! Os carboidratos, de uns anos para cá, vêm se tornando um eterno vilão das dietas. Muitas blogueiras fitness e nutricionistas acabam por instruir pessoas, todos os dias, a evitar carboidratos. Mas será que ele é tão ruim assim?

Na verdade, o carboidrato é essencial para nossa vida. O grande problema é sua ingestão errada e feita em excesso. Dessa maneira, se você come muito pão, arroz branco, batatas fritas, sanduíches processados e doces, é hora de ligar um alerta para sua saúde.

Um grande estudo recentemente divulgado descobriu que uma dieta rica em carboidratos de baixa qualidade leva a um risco maior de ataques cardíacos, derrames e até morte. Mas então, como consumir carboidratos da maneira correta?

Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e mestre em Ciências da Saúde pela PUCPR analisa o estudo e busca desvendar os mitos e verdades sobre os benefícios e problemas do carboidrato. Dessa maneira, ela consegue responder, de forma clara e evidente, se realmente o carboidrato engorda!

Nem todos os carboidratos engordam, por isso, não devem ser eliminados da nossa dieta
Imagem: Reprodução / Pexels

O que são carboidratos?

Os carboidratos são importantes biomoléculas que apresentam como sua principal função, fornecer energia para o corpo e ajudar a estruturar componentes das nossas células.

Os carboidratos ganharam fama de vilão durante anos, por acreditarem que eles poderiam levar as pessoas a engordar. Mas a verdade não é bem assim!

Segundo Marcella, o grande problema da população está na ingestão desequilibrada desse componente, principalmente em alimentos de baixa qualidade, como processados e industrializados.

 

E, afinal, carboidrato engorda?

A notícia que choca todo mundo é que não, carboidratos não engordam. Não há comprovação científica de que o consumo correto do nutriente possa se associar ao maior acumulo de gordura no corpo.

A fake news sobre como o carboidrato engorda uma pessoa tomou grandes dimensões e muita gente acredita nisso. Mas, a grande verdade é que, o aumento do peso acontece por conta do desequilíbrio de qualidade e quantidade desse componente tão essencial para nossa saúde. Ou seja, você só engorda se comer carboidratos de maneira errada, consumindo lanches processados e alimentos com grande adição de açúcar ou ainda, de forma exacerbada.

Segundo Marcella, o problema do consumo errado dos carboidratos torna-se um problema mundial, principalmente quando retiramos os carboidratos do bem da nossa alimentação.

“As dietas ricas em carboidratos de baixa qualidade estão associadas à redução da longevidade, enquanto as dietas ricas em carboidratos de alta qualidade, como frutas low carb, vegetais e legumes têm efeitos benéficos”, explica a médica.

Existem milhares de tipos de alimentos que possuem carboidratos, mas nem todos trazem prejuízos e engordam o corpo
Imagem: Reprodução / Pinterest

Mitos e verdades sobre carboidratos

Um estudo divulgado recentemente acompanhou mais de 100 mil pessoas de diferentes países por quase 10 anos com o objetivo de quebrar os mitos em volta dos carboidratos. A grande descoberta do estudo foi demonstrar que, independente do perfil da pessoa, carboidratos só faziam mal quando consumidos em grande quantidade, de forma errado.

Por isso, perceberam então que esse excesso de carboidratos de baixa qualidade, que contribuía para dietas chamadas de alto índice glicêmico (ou seja, muito açúcar livre) elevava risco de doença cardíaca e, consequentemente, morte dessas pessoas.

Dra. Marcella acompanhou esse estudo e afirma que “o consumo de carboidratos de baixa qualidade é provavelmente mais adverso do que o consumo da maioria das gorduras na dieta. Isso exige uma mudança fundamental em nosso pensamento sobre quais tipos de dieta podem ser prejudiciais”.

Um grande mito da nossa geração é eliminar (ou tentar) todas as fontes de carboidratos da alimentação, por achar que eles não fazem bem. É importante combater essa fake News e nutrir seu corpo e o da sua família com os chamados carboidratos de baixo índice glicêmico, como a maioria das frutas, vegetais, feijão e grãos. Eles contam com fibras, o que evita os picos de insulina.

Por fim, outro mito muito compartilhado é quando dizem que pessoas aparentemente saudáveis não precisam se preocupar com o que comem. Isso não é verdade! Para cuidarmos da nossa saúde, é importante sempre prevenir os danos e viver de forma saudável e equilibrada todos os dias.

Segundo o estudo, os grandes riscos de uma dieta rica em carboidratos de baixa qualidade, atingiam tanto pessoas com doenças pré-existentes como aqueles aparentemente saudáveis.

 

Propriedades dos carboidratos no nosso organismo

Os carboidratos, além de não fazerem mal, ainda são essenciais para o nosso organismo. Como um dos elementos principais da nossa dieta, é sempre importante lembrar que o seu problema, como em tudo na vida, é o excesso.

Carboidratos de alto índice glicêmico, como massas e processados devem ser consumidas com muita cautela, principalmente por pessoas que já apresentem problemas crônicos.

Porém, os carboidratos bons são necessários, e muito gostosos. Eles proporcionam a energia do nosso corpo e gerar melhores resultados de exercícios físicos e até mesmo dentro da nossa rotina.

Também ajudam no equilíbrio do trânsito intestinal e participam da formação das nossas estruturas primárias, por compor células e sinalizadores.

Alimentos saudáveis como frutas e verduras possuem carboidratos benéficos que não engordam
Imagem: Reprodução / Pexels

Dicas

Se alguém te garantir que carboidrato engorda, desconfie! Para aproveitar da melhor maneira os carboidratos de boa qualidade e não cometer excessos, aposte em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes e evite doces e produtos altamente processados.

Também é importante manter o corpo ativo e manter o equilíbrio da ingestão de alimentos, através de exercícios físicos condicionados e acompanhados, de acordo com sua idade e condição.

Marcella, assim como outros nutricionistas, nutrólogos e médicos envolvidos com endocrinologia e nutrição humana, também deixa claro que algumas particularidades sobre a ingestão de carboidratos podem variar de pessoa para pessoa. Por isso, consulte sempre seu médico e nutricionista de confiança e deixe sua saúde em dia, sem problemas.

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy