Cacto: saiba o significado desta planta e conheça as espécies

Cacto, conhecido cientificamente como Cactaceae, é uma planta que contém mais de 2273 espécies ao redor do mundo. Com isso, suas variedades de flores, folhas e formas, chamam muita atenção. Algumas espécies dão frutos comestíveis, como é o caso da pitaya, uma fruta branca e rosa, com uma aparência bem incrível de se admirar.

Com a sua popularização nas casas brasileiros e ter se tornado um símbolo de uma das brasileiras mais seguida do país, Juliette Freire do BBB 21, a busca por cactos e sua simbologia aumentaram. Por isso, conheça as espécies mais populares e entenda mais sobre essa planta tão falada no momento.

O que representa um cacto?

Essa planta se reproduz um lugares considerados hostis, como em desertos, sertões e áreas com pouquíssima água. Por isso, por ser capaz de sobreviver embaixo de sol forte, solitária e com pouca água, é considerado um símbolo de resistência e mostrar sua força interna se livrando da solidão.  Ou seja, o cacto representa força, garra e determinação.

O que significa ganhar um cacto?

Se você ganhou um cacto de presente ou está dando de presente para alguém, significa que você enxerga coragem na pessoa presenteada. Além disso, o simbolismo mostra que a pessoa é determinada e consegue ver beleza até nos piores momentos da vida. Assim como o cacto que floresce mesmo em um deserto e com pouca água.

Leia também: Planta para varanda: como escolher a espécie certa

Quais são os tipos de cactos?

Conheça abaixo quais são os tipos mais comuns e populares de cactos, principalmente na casa dos brasileiros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mandacaru

Você pode até estranhar o nome, mas em algum momento da sua vida você já se deparou com essa espécie, já que á a mais popular. É uma planta nativa do Brasil e aguenta altas temperaturas por causa do seu poder de armazenamento de água no caule. Pode chegar até 8 metros.

Mandacaru dá flores lindíssimas que desabrocham somente à noite e murcham no nascer do sol. Também dá frutos comestíveis, conhecida no mesmo nome, mas pode-se encontrar por koubo.

É a “pitaya” brasileiras, já que o mandacaru é uma fruta nativa do Brasil e por dentro, as sementes são bem parecidas com a fruta mexicana.

Conheça o significado do cacto e as espécies (Foto: @eduarda_vlobbo)

Coroa de frade

A coroa é um cacto que vem da Caatinga brasileira, seu corpo é redondo e achatado. Coberto de espinhos por todos os lados, o que mais chama atenção nesta espécie é a coroa avermelhada no topo e bem peludinha. Por serem pequenos, podem ser cultivados dentro de casa, pois cabem em um vaso médio, mas também fica linda em jardim. Suas folhas são rosadas, nascem na coroa e deixam o ambiente bem lindo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: @oque.vemdaterra

Pilosocereus magnificus

Garanto que você irá ficar apaixonado nesta espécie de cacto, pois a sua coloração é incrível. Pilosocereus é mais uma espécie brasileira, nativa de Minas Gerais. Seu tronco pode chegar até 5 metros e sua coloração é um azul espetacular. Tem espinhos por todas as pontas, portanto, cuidado ao manusear ou com as crianças em casa para não espetarem os dedos.

Foto: @richie_ie

Flor de outubro

Uma planta da maioria das casas das avós brasileiras e nativa do Brasil. Muitas pessoas não sabem, mas a flor de outubro é uma espécie de cacto que dá flores. Suas flores são rosas, que brotam nas pontas. São colocadas em vasos por caírem para o lado, trazendo um visual lindíssimo.

@claudialemespaisagismo

Flor de maio

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mais uma planta de casa de vovó e que muitas pessoas não sabem que se trata de um cacto. Assim como o nome, essas espécies são bem parecidas e por isso, podem ser confundidas por algumas pessoas. Ao contrário da de Outubro, a de maio suas flores são vermelhas e chega parecer sintética por causa da coloração, que lembra um silicone.

Descubra o significado da planta cacto (Foto: @mvmdescalzo)

Cacto Pera 

Originária do México, o cacto pera é bem popular nas casas brasileiras e são uma fofura. Suas pontas são arredondadas e em todo seu entorno é coberto por espinhos. Este tipo de cacto dá flores, em tonalidades rosas, avermelhadas ou amareladas. A flores são lindíssimas e deixam qualquer ambiente lindo.

Foto: @caroline_sobralp

Mammillaria Almofada de Alfinetes

Outro cacto originário do México e está presente em algumas decorações dos brasileiros. Seu formato é redondo e bem gordinho. Por ser envolvido completamente por espinhos, não é uma boa indicação para quem têm pets em casa ou crianças. Assim como este cacto, as flores também são delicadas e neste caso, são rosas.

Descubra o significado da planta cacto (Foto: @roofgreenartes)

Como cuidar de um cacto?

É uma planta considerada fácil de cultivar, por isso, quem está iniciando nesta jornada de cultivar plantas, pode começar cuidando dos cactos. O cacto sobrevive em condições hostis, como já citado, são de áreas quentes e com pouco acesso de água. Saiba como cuidar corretamente do seu cacto:

Terra

A areia que deve ser usada para plantar o cacto deve ser grossa, com folhas trituradas e pode colocar argila. Normalmente, o cacto já vem da floricultura no vaso plantado, mas se não vier, pergunte ao atendente qual é a melhor terra da sua cidade disponível para o plantio.

Rega do cacto

Apesar de não precisar de muita água, isso não significa que não deve ser feito uma rega. A cada 15 dias deve-se regar seu cacto, se molhar demais, pode acontecer de você matar o seu cacto. O caule dessa planta armazena a água o suficiente para viver esse tempo todo sem rega.

Luz solar

Cacto é uma planta do calor e do sol, por isso, não tenha medo de colocar sua planta em lugares onde entra bastante sol. Tirando as espécies Flor de Maio e Flor de Outubro, todos os outros cactos gostam de luz direta, ou seja, nada de sombra para elas.

Poda

Já falamos sobre a facilidade de cultivar essa plantinha, não é mesmo? Ao contrário de outras plantas, o cacto não precisa de poda, por isso, se você tem dificuldades em criar plantas por esse motivo, pode ficar despreocupado.

Se bem cuidado, o cacto vive em torno de cinco anos. Ou seja, serão longos anos florindo e colorindo a sua casa. E você, gosta de cacto, qual é a sua espécie favorita?!

Comentários (0)
Comentar