Cabelo caindo muito: o que pode ser e como tratar o problema

0 84

O cabelo caindo muito pode ser sinal de que algo não vai bem com nosso organismo. Isso vale tanto para problemas físicos como falta de nutrientes e vitaminas, como para problemas emocionais, como estresse e ansiedade. Além disso, podemos mencionar os problemas químicos, causados por procedimentos estéticos inadequados nos cabelos.

 

Saiba as causas para queda de cabelo
Foto: Reprodução/Unsplash

 

Naturalmente, nosso cabelo costuma cair ao longo do dia. Inclusive, é normal que até 100 fios de cabelo caiam durante um dia inteiro. Por isso, é comum que você encontre vários fios de cabelo em sua escova ou pente, ralo do banheiro, travesseiros e toalha.

Entretanto, quando essa queda começa a acontecer de maneira excessiva, é preciso ficar alerta. Além disso, esteja atento com outros sinais como descamação do couro cabeludo ou coceiras na cabeça, situações que precisam do auxílio de um dermatologista para serem solucionadas.

 

Quais as causas para cabelo caindo muito?

Se você notou seu cabelo caindo muito, saiba que os motivos para este problema podem ser diversos. Dentre eles, podemos mencionar problemas de ordem química, física e emocional.

Além disso, é importante alertar que para fechar um diagnóstico acerca da sua queda de cabelos, é preciso buscar pela opinião de um especialista. Pois além de identificar o que pode estar causando sua queda de cabelo, ele poderá também apresentar alternativas para tratar o problema.

Quando falamos sobre problemas emocionais que deixam o cabelo caindo muito, podemos mencionar, estresse, ansiedade e depressão como as principais motivações. Quando estamos sob um quadro nervoso muito forte, a produção de alguns hormônios que fazem com que nosso cabelo caia são produzidos em maior quantidade, ocasionando cabelo caindo muito.

 

Cuidados com o couro cabeludo podem fazer a diferença para as madeixas
Foto: Reprodução/Unsplash

 

E fala a verdade, nesta quarentena, quem é que não ficou mais nervoso ou ansioso ao assistir os noticiários ou precisar sair na rua? Estar fragilizado emocionalmente é algo natural em alguns momentos, mas não deixe esse tipo de problema consumir você! Procure ajuda.

Já em relação aos sintomas químicos, o próprio nome já explica muita coisa. Tratamento inadequados, produtos fortes e procedimento químicos agressivos podem acentuar uma quebra de cabelo e queda dos fios por conta de alergias no couro cabeludo.

Por fim, podemos citar os problemas físicos. Estes são problemas como falta de nutrientes e vitaminas necessários para preservar as madeixas onde elas devem estar: na cabeça! Além disso, anemias, síndrome do ovário policístico, má alimentação e gravidez podem ser os principais motivos físicos para o cabelo caindo muito.

 

Sinais de alerta para cabelo caindo muito

Bom, mesmo que você já tenha conseguido identificar acima a causa para o seu cabelo estar caindo muito, não deixe de ir até um profissional. Até porque, problemas emocionais devem ser resolvidos com especialistas como psicólogos, assim como problemas relacionados à alimentação, com um nutricionista.

Já em relação ao problema químico, converse com um cabeleireiro de sua confiança caso esteja suspeitando que o cabelo caindo muito seja resultado e alguma modificação capilar feita recentemente.

 

Como recuperar o cabelo caindo muito?

Além da dica de ouro que te demos acima – a respeito de procurar uma ajuda especializada e profissional – , aqui estão alguns truques caseiros que podem te ajudar nesta missão para evitar que o seu cabelo continue caindo de maneira tão brusca.

Apenas lembre-se de que estas são medidas paliativas. Portanto, pode ser que sozinhas não sejam o suficiente para resolver o cabelo caindo muito.

 

Lave menos os cabelos

 

Lavar menos o cabelo pode controlar a queda
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Lavar os cabelos com muita frequência pode ser algo super agressivo para os fios, que se tornam mais quebradiços. Ademais, isso prejudica também o couro cabelo, que pode até mesmo desenvolver fungos por estar constantemente molhado.

Por isso, busque intercalar as lavagens do seu cabelo, molhando-o no máximo dia sim, dia não. Mas essa é só uma dica; caso seu cabelo seja mais seco, você pode ficar vários dias sem lavar o cabelo. No começo, a oleosidade pode te incomodar, mas é tudo uma questão de apartação e é claro, saúde para as madeixas.

 

Suspenda tratamentos químicos

Bom, se seu cabelo está fragilizado, agora definitivamente não é hora para colocar mais química sobre ele. Por isso, suspenda temporariamente tratamentos capilares ou estéticos que exigem aplicação de produtos químicos no cabelo ou couro cabeludo e observe as possíveis reações.

 

Faça uma hidratação

 

Excesso de hidratação pode prejudicar os fios
Foto: Reprodução/Pinterest

 

Há quanto tempo você não hidrata seus cabelos? Será que não é disso que você está precisando? Apenas tome cuidado para não exagerar nesta medida, pois excesso de hidratação pode causar problemas no couro cabeludo, o que pode piorar o quadro de um cabelo caindo muito.

 

Busque por ajuda profissional para cabelo caindo muito

Por fim, mas não menos importante, busque por uma ajuda profissional que possa fazer com que você encontre a verdadeira causa para o problema. Assim, você conseguirá tratar a situação antes que as falhas comecem a aparecer na cabeça. Te desejamos boa sorte ao combater seu cabelo caindo muito.

 

Teve algum resultado a partir das nossas dicas? Conta aqui pra gente nos comentários!

 

Gostou deste conteúdo? Leia também:

Cabelo quebrado: aprenda como recuperar os fios em casa

O que significa sonhar com cabelo caindo? Descubra agora mesmo

Cabelo seco: descubra as principais causas e como recuperar o brilho dos fios

Siga-nos no 
Fonte

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy