Bucha vegetal: uma opção natural para a rotina de beleza e para o lar

A bucha vegetal é uma opção natural e sustentável que tem feito sucesso no mundo da beleza. Ela serve tanto para a rotina de skincare quanto para a limpeza da casa e traz inúmeros benefícios para a saúde. Descubra tudo:

 

O que é a bucha vegetal?

Primeiramente, chamamos de bucha vegetal a a planta trepadeira que pertence ao gênero Luffa. Ela é muito comum no mundo todo e, quando verde, se assemelha a um pepino. É depois de seco que o fruto dessa trepadeira se transforma na tão amada buchinha natural.

 

Imagem: Reprodução / Elo 7

 

Apesar de não ser nenhuma novidade, recentemente ela ganhou mais atenção junto ao movimento por uma vida mais sustentável. Isso porque essa alternativa é 100% biodegradável e perfeita para substituir esponjas de banho ou de cozinha, que geralmente são feitas de plástico.

É muito fácil encontrar essa opção em feirinhas de produtores naturais, mas diversos e farmácias também vendem versões embaladas. Hoje em dia algumas marcas como Positi.va, Sveda e Slow também abraçam a bucha vegetal como carro chefe em seus produtos.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Benefícios

 

Além de servir como uma esponja, a versão natural apresenta muitos benefícios tanto para a pele quanto para o planeta. Veja alguns dos mais incríveis:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • A bucha vegetal ajuda a esfoliar a pele e pode ser usada seca ou no banho;
  • Estimula a circulação e, portanto, reduz a aparência da celulite;
  • É mais barata e rende mais do que as demais, pois uma única bucha pode ser cortada em vários pedaços;
  • A planta é versátil e faz sucesso na rotina de skincare e também nos cuidados para a casa;
  • Não polui e pode ser descartada novamente na natureza;

 

Como usar a bucha vegetal

Por fim, a parte mais importante. É muito fácil usar a bucha vegetal, já que ela pode substituir qualquer outra esponja que você tenha em casa. Contudo, o grande truque é lembrar de amaciar a sua antes do primeiro uso. Assim ela fica mais confortável ao toque e a transição é mais tranquila.

No mais, existem muitas formas diferentes de usar a sua bucha natural. 

 

No banho

Para usar durante o banho, por exemplo, basta cortar um pedaço do tamanho desejado, amaciar e deixar no box. Na hora da higiene pessoal é só molhar a buchinha, passar o sabonete e “amassar” até formar espuma. Depois massageie suavemente pelo corpo e pronto.  E por último, não esqueça de lavar bem e guardar o item em um local onde possa secar completamente.

 

Imagem: Reprodução / Pinterest

 

Na esfoliação

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim como na dica anterior, é possível usar a bucha vegetal para fazer uma esfoliação durante o banho, com sabonete. Para isso, basta seguir o passo a passo que ensinamos e aplicar um pouco mais de força enquanto massageia.

Por outro lado, para quem prefere uma esfoliação a seco é só não molhar a bucha. Basta aplicar normalmente sobre a pele, esfregando. Pode parecer estranho para quem nunca fez isso antes, mas essa é uma prática bem comum principalmente entre as orientais.

 

Para lavar a louça

Em terceiro lugar, outra dica bem bacana que prova toda a versatilidade da bucha natural. Na cozinha, ela pode substituir as esponjas plásticas e possui uma durabilidade também superior. Basta amaciar antes do primeiro uso e, na hora de lavar suas louças, molhar bem a buchinha e adicionar o detergente. Amasse até fazer espuma e proceda com a lavagem.

No início é comum estranhar, já que geralmente esse tipo de produto produz menos espuma. Contudo, a prática leva a perfeição e os adeptos conseguem os mesmos resultados com a versão natural.

 

Quanto tempo dura uma bucha natural?

Por fim, a durabilidade desse tipo de produto também chama atenção. Ainda que seja mais durável do que uma esponja de louças, por exemplo, ela dura menos que a versão de banho. O ideal, de acordo com dermatologistas, é descartar após 2 meses de uso.

Mas, para isso, é fundamental lavar bem, eliminar todos os resquícios de sabonete e deixar a bucha vegetal  secar completamente entre os usos. Se for mais fácil, você pode cortar 2 pedacinhos, para garantir que um seque enquanto o outro está em uso.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fácil, barato e sustentável.

Comentários (1)
Comentar
  • Trepadeiras: aprenda a cultivar dentro e fora de casa

    […] Bucha vegetal: uma opção natural para a rotina de beleza e para o lar Parede geométrica: 15 inspirações e aprenda a fazer com o passo a passo 80 papéis de parede para personalizar seu celular com seu estilo Siga-nos no  decoraçãoplantasplantas em apartamento 0 0 Compartilhar FacebookTwitterWhatsAppPinterestFlipboardReddItTumblrLinkedin você pode gostar também Mais do autor Casa e Jardim […]