Bronzeamento: tudo que você precisa saber antes de fazê-lo

1

CHELSEA H.

O bronzeamento da pele é um fenômeno típico brasileiro que surgiu na década de 1930 com a alta periodicidade dos banhos de mar e/ou piscina para refrescar-se nos dias mais quentes do ano. Desde então, o hábito comportamental de expor-se à radiação ultravioleta solar de maneira inadequada é bastante regular. Mesmo essa beleza física que passou a ser atraente e até considerada saudável devido ao aspecto “bronzeado perfeito” sobretudo, resulta o contrário disso, com danos gravíssimos à saúde da pele.

Para esclarecer as dúvidas de quem não resiste a exibir o bronzeamento da pele, saber quais os métodos existentes, além dos cuidados primordiais, consultamos o médico Dr. André Adriano (CRM-SC 14956 | RQE 12393), especialista em Dermatologia e membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Técnicas para alcançar o bronzeamento

Há três técnicas de conseguir a tão sonhada marquinha de biquíni realçada. A seguir, confira as características de cada uma delas segundo o dermatologista:

Bronzeamento natural

bronzeamento 5 scaled
FRANCISLOLA

 “O bronzeamento é um mecanismo de defesa natural da pele contra à radiação ultravioleta solar, devido a isso, ocorre a inflamação da pele e ativação da produção da melanina – pigmentação escura feita por melanócitos – favorecendo a absorção dos raios nocivos e impedindo que atinja as camadas das células que protegem o DNA”, explica André.

O sol, quando aproveitado corretamente, traz benefícios à saúde como a produção da vitamina D, o fortalecimento da imunidade e dos ossos, além da sensação de bem-estar. “O ideal é tomar sol nos horários com menor índice de radiação e utilizar filtros solares, óculos escuros, chapéus, viseiras e guarda-sóis. É importante lembrar que não existe bronzeamento seguro e saudável que envolva os raios solares, então faça com segurança”, ressalta André.

Bronzeamento a jato

bronzeamento 3 scaled
MICHELE BOTAN

O bronzeamento a jato é realizado em clínicas estéticas, sendo uma alternativa para não ficar exposta ao sol, ainda assim, exibir o tom de pele dourado em alguns minutos. O procedimento atua com a aplicação de autobronzeador – cosmético a fim de tingir a pele – numa máquina de jatos supervisionado por uma esteticista. “O bronzeamento a jato permite espalhar o produto de maneira uniforme em todo o corpo e a durabilidade é até duas semanas”, comenta André.

Autobronzeador

bronzeamento 8
JÉSSICA BORTOLASSI

O autobronzeador é um cosmético que permite alcançar o bronzeamento da pele, especialmente relevante para quem busca uma alternativa segura na época de pouco sol. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a utilização do produto é liberada, pois não traz malefícios à saúde. “A substância ativa na fórmula é a dihidroxiacetona, ela interage com a camada superficial da pele e produz a coloração acastanhada, simulando o bronzeado”, explana André. 

Para seguir essa tendência que está conquistando cada vez mais as mulheres, existem opções de autobronzeador em gel ou loção no mercado de cosméticos. A indicação das linhas relevantes encontradas em farmácias segundo o dermatologista são: Skelt, Australian Gold, Clarins, Shiseido e Panvel. 

Riscos e contraindicações

A radiação ultravioleta solar têm efeito cumulativo na pele e traz riscos à saúde – predispõe o favorecimento do câncer, ocasionando o envelhecimento precoce devido as lesões causadas nas fibras de colágeno e elastina,  queimadura e ressecamento –, e pode demorar anos para receber diagnóstico. Além disso, as contraindicações ao uso de autobronzeador são para gestantes e também “nos casos de alergia, irritação ou sensibilidade ao componente da fórmula, deve suspender a aplicação e consultar seu dermatologista para tratamento adequado”, alerta André.

Como cuidar do bronzeamento

bronzeamento 4 scaled
JULIE SARIÑANA

Existem alguns cuidados que são primordiais e que devem ser seguidos para manter o bronzeamento da pele bonito e duradouro. A seguir, confira as recomendações médicas de acordo com o dermatologista:

  • Alimentação colorida: consumir alimentos ricos em betacaroteno e vitamina C (cenoura, abóbora, beterraba, brócolis, mamão, acerola, caju, limão, rúcula, couve, espinafre e agrião), pois protegem contra os radicais livres e raios solares; para que os nutrientes possam agir no organismo, a alimentação deve ser feita uma semana antes da exposição solar.
  • Programe-se para tomar sol: para aderir o bronzeamento natural, tomar sol gradualmente; o horário do resguardo das 10h às 16h deve ser respeitado; a pele bronzeada aparecerá após 48h-72h.
  • Proteção da pele: aplicar filtro solar com proteção à radiação UVA (PPD) e UVB (FPS > 30) em todo o corpo e reaplicar a cada 2h; o uso do protetor solar deve ser feito até nos dias nublados e com ventania.
  • Hidrate o corpo: beba muita água no tempo que sucede a exposição solar; aplique cremes hidratantes em todo o corpo após o banho.
  • Evite banho quente: depois de ir à praia e/ou piscina e bronzear-se, evite o banho quente demorado e o uso de bucha para não prejudicar a pele.
  • Faça com uma profissional de confiança: para aderir o bronzeamento a jato, procure por esteticistas que tenham cursos profissionalizantes e experiência; peça indicações de clínicas estéticas.
  • Preparo da pele: esfoliar todo o corpo com cosméticos ou receitas caseiras antes da aplicação do autobronzeador, assim, elimina as células mortas e fixa o tom desejado rapidamente.

Portanto, seguindo todos esses conselhos impecavelmente, você terá sucesso ao fazer o bronzeamento da pele e não danificará a saúde e o bem-estar. Além disso, confira também nossas sugestões sobre skincare para ter uma pele maravilhosa!

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy