Botas: conheça os modelos e saiba como combinar

Botas são um dos calçados favoritos da grande maioria das mulheres e mais versáteis. Em seus diversos formatos e cores, existem diversas possibilidades para combinar. A bota pode ser combinada com looks mais glamourosos ou até mesmo com roupas mais confortáveis, como por exemplo, o jeans.

Botas – Origem do calçado

Pinterest/reprodução

Apesar de, ser muito popular – em sua grande maioria das vezes – com mulheres, a bota existe há um bom tempo e a princípio era usada por homens. O sapato foi criado para tornar a caminhada do homem das montanhas, mais confortável e proteger o pé. Feita de couro, os homens poderiam encaram longas trilhas rochosas e floresta adentro.

A botas também são e foram muito utilizadas por soldados de guerra, tendo sendo vista pela primeira vez em combate na Guerra Civil Americana, em torno de 1670, em que os homens precisavam de proteção para a neve e por seu cano longo, protegiam os soldados até o tornozelo.

Com o tempo, o calçado foi evoluindo e fazendo parte de diversas tribos, cada um com o seu modelo específico, até que se popularizou em grande parte da população. Conheça agora quais sãos os tipos de botas mais populares e como combinar cada uma.

Bota Chelsea 

Esse modelo foi criado para o uso pessoal da rainha Victoria J. Sparks-Hall. A monarca usava em seus passeios pelos palácios em torno de XVIII. Esse modelo se tornou muito popular na Inglaterra no século XX e especificamente em um bairro muito badalado da época, o Chelsea, ganhando ali um novo nome de batismo.

O cano desse modelo é curto, chegando até o comecinho da ‘canela’, existente em diversas cores e geralmente é feito de couro. Seu diferencial é um detalhe em sua lateral e é feito com salto baixo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse modelo de bota, assim como outros, existe em diversas cores e há infinitas possibilidades de combinação. Todavia, é um estilo que combina bastante com calça, mas também pode ser usada com vestidos e saias, como no exemplo abaixo.

Bota Montaria

Como o próprio nome já diz, esse modelo era utilizado por mulheres que andavam a cavalo. Apesar de ser antigo, criado em meados do século 18, atualmente a bota montaria é um dos modelos mais usados e também um dos modelos mais fáceis de combinar.

A montaria geralmente é de couro, com o cano até os joelhos e tem em diversas cores. Esse modelo combina com calça jeans, vestidos, saias e principalmente com peças xadrez. Porém, também combina bastante com peças mais sofisticadas como blazer e sobretudo.

Como combinar bota montaria (Fotos: Reprodução/Pinterest)
Como combinar bota montaria (Fotos: Reprodução/Pinterest)

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Botas Over Knee

Diferente da bota montaria que vai no máximo até os joelhos e são mais largas, a Over Knee é acima do joelho e são bem justas nas pernas. Esse estilo é um dos mais sofisticados e também há infinitas possibilidades de combinações.

Bota Over Knee com look despojado (Fotos: @riamichelle / @delilacblog/ @mykindofjoy / @blaastyle)
Over Knee com look xadrez (Fotos: @jenniferlake / @andreeabirsan_ / @emerjadesign)
Bota Over Knee com calça jeans (Foto: @tamarabellis / @jeansplease / @marinafashionista / @stephanievanklev)

Coturnos

Como citamos acima, as botas eram usadas por militares em guerras e o coturno era o modelo mais usado pelos soldados. De antemão, os coturnos tem características parecidas, como o cadarço evidente, sem salto ou salto bem baixo e com o comprimento até o tornozelo.

A cor mais comum desse modelo é o preto, mas encontra-se no mercado brancas, coloridas e até mesmo estampas. Assim como as outras modelos, o coturno tem inúmeras combinações, desde calça jeans e peças mais sofisticadas como blazer e saias.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Coturno com shorts jeans (Fotos: Reprodução/Instagram)
Coturno com saias (Fotos: Reprodução/Instagram)
Como combinar coturnos com looks sóbrios (Foto: Reprodução/Pinterest)
Coturno colorido (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Galochas

Originalmente, as galochas surgiram para proteger os pés da umidades ou entrar em superfícies com lama/neve, por exemplo. É um modelo muito usado por fazendeiros, entretanto, se tornou muito popular e é usado tanto por homens quanto por mulheres. As galochas são feitas de plástico impermeável e vão até os joelhos. Assim como as outras botas, há inúmeras formas de combinar, porém é mais utilizada com looks de inverno.

Looks com galocha (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Open Boot (bota aberta)

Como o próprio nome já diz, Open Boot é um modelo de bota tem que aberturas, na maioria das vezes na frente do calçado, deixando um pedacinho dos dedos à mostra.

Saiba como usar Open Boots (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Botas Country

As botas Country foram criadas em meados de 1865, em Kansas, no Texas. Esse modelo foi criado especialmente para os vaqueiros e fazendeiros, que perceberam que as botas usadas por militares não serviam para as tarefas no campo.

Atualmente, as cotas countrys continuam sendo muito usadas por pessoas ligadas ao campo e aos peões. Entretanto, o modelo também tem outras combinações, como saias, vestidos, calças jeans e em looks da ‘cidade’.

Como combinar bota Country (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Posso usar botas durante o dia?

Sem dúvidas, as botas se adaptam – na maioria das vezes – em diversos looks, até mesmo nos mais casuais do dia-a-dia. Mas se você quer usar a bota e mesmo assim optar por conforto, os modelos de cano curto e com salto baixo são os melhores.

Pode usar botas no calor?

Botas são sapatos feitos para o inverno e são na maioria das vezes, bem quentinho. Entretanto, nada impede de você usar em outras estações, como por exemplo no verão. Assim como as botas para usar no dia-a-dia, o ideal é apostar em modelos de cano curto.

Botas para usar durante o dia e no calor (Fotos: Reprodução/Pinterest)

Fontes: Calendário de rodeios / blog blackboots / Blog de escala Defesa e Naval

Comentários (4)
Comentar