Biquíni asa-delta: conheça a história icônica desta peça brasileira

Se tem uma coisa que temos certeza na moda é que ela vai e volta. Quando menos se espera, aquela roupa que sua mãe usou muito antes de você nascer está bombando nas ruas de novo, assim como o biquíni asa-delta, uma das principais tendências de 2020. O modelo importado lá da década de 1980, tem como características principais o corte ultracavado na virilha e laterais que sobem acima da linha do quadril. Mas você sabe como surgiu essa peça icônica?

Bem, a França criou o biquíni nos anos de 1940, mas o Brasil o adaptou. Enquanto americanas e europeias estavam satisfeitas com a evolução do traje de banho e o quanto ele valorizava o corpo feminino, as brasileiras quiseram mais. No final da década de 1970 surgia a moda do “enroladinho”. A gosto entre as mulheres era enrolar as laterais do biquíni para deixar a peça mais cavada, e as praias do Rio de Janeiro foram o ponto de partida do biquíni asa-delta .

Na década de 1980, depois de passar por versões mais discretas e chegar até as famosas tangas, surgiu então o biquíni Asa-delta, acompanhado de tecidos brilhantes e tops sem bojo. A modelagem fez história na moda praia e reinou absoluta não só entre biquínis, mas também entre maiôs – até os anos de 1990.

O biquíni asa-delta nasceu nas areias das praias brasileiras junto com o “cortininha”, o “tomara-que-caia” e o fio-dental. A calcinha que alonga a cintura e aumenta o bumbum foi popularizada por celebridades como Xuxa, Monique Evans e Luiza Brunet. A série Baywatch, protagonizada por Pamela Anderson, fizeram com que o shape se tornasse um must have da época.

O Asa-delta continuou nos anos 90, mas foi aos poucos ficando mais comportado.

Ícones do Asa-delta

Caso você não tenha estado por aqui nos anos 80, vamos te deixar a par de quem eram os ícones da cultura Pop e como essas pessoas influenciaram o mundo da moda. Alguns nomes talvez você já conheça, outros podem ser preciso fazer uma pesquisa rápida no Google para saber de quem estamos falando.

Jane Fonda

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A atriz arrebata corações desde a década de 60 com o clássico Barbarella. Porém, na década de 80 a atriz decidiu encarar o papel de musa fitness e lançou vídeos de aeróbica. Jane Fonda’s Workout virou febre, bem como os modelitos que usava nos treinos, como o collant Asa delta por cima de meias brilhantes, cintos e meias soquetes.

Kelly LeBrock

Musa absoluta de uma geração, a dama de vermelho, Kelly LeBrock  tornou-se popular no filme Lady in Red. Porém, a atriz causou furor ao aparecer no filme adolescente Weird Scienceao usar um biquíni Asa-delta com suspensórios, exibindo o que era considerado um corpo exemplar. O filme é politicamente incorreto do início ao fim, mas é um clássico da década de 1980.

Monique Evans

A modelo causou furor ao ser flagrada fazendo topless em praias cariocas usando apenas a parte de baixo de um biquíni asa-delta trançado. Nomes como o de Luma de Oliveira, sua irmã Isis de Oliveira, Isadora Ribeiro e Luiza Brunet não podem ser deixados de fora. Elas também foram musas inspiradoras e ajudaram a fazer do biquíni asa delta com bojo uma peça de desejo das mulheres brasileiras.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O retorno do biquíni asa-delta

O modelo não chegou vivo aos anos 2000 e durante muitos anos os biquínis de cintura baixa reinaram absolutos nas tendências de moda praia. Mas Beyoncé, Miley Cyrus, Selena Gomez e as irmãs Kardashian têm feito o asa-delta dar as caras de novo por aí. O modelo voltou às praias, capas de revistas e Instagram de famosas, redesenhado em modelos mais largos, mas sem deixar o clássico cortininha de lado.

Iza e Juliana Paes vestem Pajaris

Além de garantir estilo, a peça é uma boa pedida para quem curte acentuar as curvas, já que ele marca a cintura e deixa o quadril em evidência. A parte de cima fica por sua conta: cortininha, tomara que caia, estilo cropped ou top. Ah, e nada de se preocupar com a marquinha do biquíni tradicional, a ideia é deixar essa marca ‘do verão anterior’, mais baixinha, em destaque.
Se você ficou morrendo de vontade de experimentar o modelo ou renovar sua moda praia, escolha sua peça na Pajaris e curta o verão brasileiro.

Comentários (0)
Comentar