Biquíni asa-delta: conheça a história icônica desta peça brasileira

0

Se tem uma coisa que temos certeza na moda é que ela vai e volta. Quando menos se espera, aquela roupa que sua mãe usou muito antes de você nascer está bombando nas ruas de novo, assim como o biquíni asa-delta, uma das principais tendências de 2020. O modelo importado lá da década de 1980, tem como características principais o corte ultracavado na virilha e laterais que sobem acima da linha do quadril. Mas você sabe como surgiu essa peça icônica?

Bem, a França criou o biquíni nos anos de 1940, mas o Brasil o adaptou. Enquanto americanas e europeias estavam satisfeitas com a evolução do traje de banho e o quanto ele valorizava o corpo feminino, as brasileiras quiseram mais. No final da década de 1970 surgia a moda do “enroladinho”. A gosto entre as mulheres era enrolar as laterais do biquíni para deixar a peça mais cavada, e as praias do Rio de Janeiro foram o ponto de partida do biquíni asa-delta .

Biquíni asa-delta brasileiro (Foto: reprodução)

Na década de 1980, depois de passar por versões mais discretas e chegar até as famosas tangas, surgiu então o biquíni Asa-delta, acompanhado de tecidos brilhantes e tops sem bojo. A modelagem fez história na moda praia e reinou absoluta não só entre biquínis, mas também entre maiôs – até os anos de 1990.

O biquíni asa-delta nasceu nas areias das praias brasileiras junto com o “cortininha”, o “tomara-que-caia” e o fio-dental. A calcinha que alonga a cintura e aumenta o bumbum foi popularizada por celebridades como Xuxa, Monique Evans e Luiza Brunet. A série Baywatch, protagonizada por Pamela Anderson, fizeram com que o shape se tornasse um must have da época.

O Asa-delta continuou nos anos 90, mas foi aos poucos ficando mais comportado.

Ícones do Asa-delta

Caso você não tenha estado por aqui nos anos 80, vamos te deixar a par de quem eram os ícones da cultura Pop e como essas pessoas influenciaram o mundo da moda. Alguns nomes talvez você já conheça, outros podem ser preciso fazer uma pesquisa rápida no Google para saber de quem estamos falando.

Jane Fonda

jane fonda fitness lUoUCQy

A atriz arrebata corações desde a década de 60 com o clássico Barbarella. Porém, na década de 80 a atriz decidiu encarar o papel de musa fitness e lançou vídeos de aeróbica. Jane Fonda’s Workout virou febre, bem como os modelitos que usava nos treinos, como o collant Asa delta por cima de meias brilhantes, cintos e meias soquetes.

Kelly LeBrock

c222886cbd093eb3c095783a771f9008

Musa absoluta de uma geração, a dama de vermelho, Kelly LeBrock  tornou-se popular no filme Lady in Red. Porém, a atriz causou furor ao aparecer no filme adolescente Weird Scienceao usar um biquíni Asa-delta com suspensórios, exibindo o que era considerado um corpo exemplar. O filme é politicamente incorreto do início ao fim, mas é um clássico da década de 1980.

Monique Evans

reprodução

A modelo causou furor ao ser flagrada fazendo topless em praias cariocas usando apenas a parte de baixo de um biquíni asa-delta trançado. Nomes como o de Luma de Oliveira, sua irmã Isis de Oliveira, Isadora Ribeiro e Luiza Brunet não podem ser deixados de fora. Elas também foram musas inspiradoras e ajudaram a fazer do biquíni asa delta com bojo uma peça de desejo das mulheres brasileiras.

O retorno do biquíni asa-delta

O modelo não chegou vivo aos anos 2000 e durante muitos anos os biquínis de cintura baixa reinaram absolutos nas tendências de moda praia. Mas Beyoncé, Miley Cyrus, Selena Gomez e as irmãs Kardashian têm feito o asa-delta dar as caras de novo por aí. O modelo voltou às praias, capas de revistas e Instagram de famosas, redesenhado em modelos mais largos, mas sem deixar o clássico cortininha de lado.

juliana paes 13Biquíni asa-delta brasileiro (Foto: reprodução)

Iza e Juliana Paes vestem Pajaris

Além de garantir estilo, a peça é uma boa pedida para quem curte acentuar as curvas, já que ele marca a cintura e deixa o quadril em evidência. A parte de cima fica por sua conta: cortininha, tomara que caia, estilo cropped ou top. Ah, e nada de se preocupar com a marquinha do biquíni tradicional, a ideia é deixar essa marca ‘do verão anterior’, mais baixinha, em destaque.
Se você ficou morrendo de vontade de experimentar o modelo ou renovar sua moda praia, escolha sua peça na Pajaris e curta o verão brasileiro.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy