Bigode chinês: descubra as principais causas e os tratamentos

O sulco nasogeniano começa a surgir aos 30 anos e é um incomodo para a maioria das mulheres

0 673

Mesmo até em algumas pessoas jovens a marcação do bigode chinês é visível e acaba incomodando. Com uma marca de expressão bem marcada no local, a maquiagem acaba acumulando e marcando ainda mais. Por esse motivo, surgiram exercícios e tratamentos que suavizam o local, deixando o rosto mais harmônico e bonito.

O que é bigode chinês?

É uma linha de expressão que vai desde o canto do nariz, fica ao redor da boca e vai até o queixo. Pode aparecer a partir dos 20 anos, entretanto, é mais comum em mulher acima dos 30. O nome médico dessa linha é sulco nasogeniano. 

Estima-se que a partir dos 25 anos, o corpo começa a reduzir a produção de colágeno, que é essencial para um corpo sem rugas ou linha de expressão. Depois dos 25, deixamos de produzir por ano em torno de 1% de colágeno e é quando as mulheres começam a perceber os primeiros sinas do bigode chinês ou de qualquer outra linha de expressão.

O que causa?

bigode chinês o que é
(Foto: Freepik/Reprodução)

Diversos fatores causam o aparecimento do bigode chinês. Em mulheres mais velhas o envelhecimento natural e em mulheres mais jovens o envelhecimento precoce da pele. Confira posteriormente as principais causas para o aparecimento do sulco nasogeniano.

  • Tabagismo: aumenta a perda do colágeno e acelera o envelhecimento;
  • Sol: a exposição solar sem os produtos adequados para proteger a pele também acelera o procedo de envelhecimento, fazendo com que o bigode chinês venha antes do esperado.
  • Perda natural do colágeno;
  • Genética;
  • Má alimentação;
  • Poluição;
  • Efeito sanfona: emagrecer muito e engordar. Ou sofrer um emagrecimento drástico.

Prevenção

Para que não sofra com o bigode precocemente e prevenir o aparecimento da linha de expressão, aposte em primeiro lugar em uma vida mais saudável. Procure abandonar o hábito de fumar, caso fume, não se exponha ao sol sem o protetor solar indicado por um dermatologista e consuma alimentos que aumentam a produção de colágeno. Aposte também em uma rotina de skincare feita para o seu tipo de pele e específico para sua idade. Além disso, aposte em exercícios para fortalecer a região do bigode chinês e prevenir a marca de expressão.

Primeiro exercício

  •  Coloque o dedo indicador da mão direita por
    dentro da bochecha esquerda.
  • Puxe a bochecha para fora enquanto força
    em direção aos dentes.

Segundo exercício

  •  Segure a bochecha com a mão contrária, usando o dedão
    por dentro da boca e o indicador por fora
  • Tente sorrir, fazendo resistência com a mão que está segurando
  • Repita os exercícios no outro lado.

Terceiro exercício

  • Faça um “O” exagerado com os lábios enquanto
    segura na lateral do bigode chinês,
    alongando o rosto.
  • Faça 10 repetições para tirar o peso da
    musculatura da região.

Tratamento

No tratamento, também é indicado fazer os exercícios, entretanto se busca uma solução rápida, conheça algumas possibilidades de tratamento. Vale destacar que, para saber qual tratamento será indicado para você, busque a ajuda de um dermatologista, assim o tratamento será certeiro.

  • Preenchimento: o botox pode ser uma saída rápida para minimizar ou eliminar essa linha de expressão. Além disso, o preenchimento também pode ser feito para prevenção.
  • Cremes: no mercado existem diversos produtos específicos para essa região do rosto e para a prevenção de aparecimento de rugas. Portanto, adicione um creme anti-idade em sua rotina de skincare. Além do preenchimento com ácido hialurônico, dê preferências para cremes quem têm o ácido na composição.

Maquiagem para pele com linhas de expressões

Logo após conhecer algumas causas e tratamentos específicos para o bigode chinês, confira alguns tutoriais de maquiagem para disfarçar as linhas de expressões. Além disso, saiba como fazer para que a maquiagem não deixe o local marcado e o acabamento ficar perfeito.

Como evitar que a case craquele na área do bigode:

Como disfarçar as rugas e linhas de expressão:

Fontes: UOL / Bem Estar / Derma Club

Saiba como funciona o treino preferido das famosas: o Lapa Team
Cinco motivos para consumir azeite de oliva todos os dias

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy