Iogurte natural: conheça os benefícios e aprenda a fazer em casa

O iogurte está presente na mesa dos brasileiros quase que diariamente e traz diversos benefícios à saúde quando consumido de forma correta. Atualmente existem diversas variações desse produto, por esse motivo deve-se ficar atento ao rótulo do iogurte para não consumir um cheio de açúcar. Para que isso não ocorra e você consiga aproveita todos os benefícios, é possível fazer em casa de um jeito bem simples. Saiba tudo sobre esse alimento.

Qual a diferença do iogurte natural e desnatado?

O produto natural é feito a partir de leite e não tem adição de açúcar, diferente dos iogurtes simples do mercado. Por não conter açúcar, é recomendado adoçar com mel e consumido junto com frutas. Sua consistência é mais densa do que os outros iogurte.

Já o desnatado é uma versão do natural, entretanto, sem muita gordura. Ideal para quem está na luta contra a balança e deseja perder peso ou abaixar o colesterol. É adoçado e pode ser consumido também com frutas.

Quais são os benefícios do iogurte natural?

O primeiro passo é ficar atento ao rótulo se for comprar o iogurte no mercado. Alguns dizem na embalagem que é natural, mas está adoçado com açúcar, por isso é importante verificar a tabela nutricional. Mas sim, contém alguns benefícios para a saúde se consumidos com regularidade.

Conheça os benefícios do iogurte (Foto: Freepik/Reprodução)

Melhora o intestino

Se você sofre com intestino preso ou preguiçoso, adicione na sua rotina o consumo desse produto. Os probióticos que são encontrados no produto, ajudam a regular o intestino, promovendo uma flora intestinal mais saudável.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Melhora a imunidade

Como já citado, o iogurte promove a regulação dos probióticos na flora intestinal, que é imprescritível para a nossa imunidade. Com o intestino saudável, os pobrióticos combatem as bactérias ruins, expulsando-as do organismo e ajuda na absorvição de vitaminas, que são fundamentais para a nossa saúde.

Melhora o humor

Segundo especialistas, o intestino é o responsável por produzir 95% da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bom humor. Como o iogurte contém propriedades que melhoram esse órgão, a pessoa se beneficia e desfruta de um humor mais leve.

Fonte de proteínas e vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B também promovem a sensação de bem-estar e ajudam a tonificar a musculatura do aparelho intestinal. Além disso, as proteínas são essenciais para a formação dos músculos e vísceras.

Fortalece os ossos

No iogurte está presente o cálcio, um mineral importantíssimo para a saúde e crescimento dos ossos. Ideal para crianças em fase de crescimento e pessoas que desejam prevenir a osteoporose.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Como fazer iogurte natural?

Siga o passo a passo para fazer um delicioso iogurte na sua casa!

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral tipo A
  • 1 pote de iogurte natural sem açúcar (170 g)

Modo de preparo

  1. Ferva o leite, espere amornar, mas não deixe ficar frio.
  2. Misture o iogurte junto ao leite morno, e coloque num recipiente médio ou grande (o equivalente a 1 litro) e deixe descansar de 12 a 24 horas.
  3. De vez em quando mexa para ver como ficou a consistência.
  4. Depois coloque na geladeira e sirva acompanhado com granola, quick de morango, ou algo de sua preferência.
  5. Ele não fica azedo, como os iogurtes feitos com os “bichinhos” e fica ótimo!

Como fazer iogurte natural desnatado?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Ingredientes

  • 1 litro de leite desnatado
  • 1 copo de iogurte desnatado natural

Modo de preparo

  1. Ferva o leite, apague o fogo e espere ele ficar em uma temperatura que você aguente ficar até 10 segundos com o dedo dentro (nem quente, nem morno).
  2. Despeje o copo de iogurte dentro e mistura bem.
  3. Coloque em uma panela com tampa ou outro recipiente que tenha tampa. Coloque um pano de prato entre a panela e a tampa para que fixe bem.
  4. Deixe a mistura do leite com o iogurte em um lugar parado, no qual ninguém possa tocar durante 24 horas.
  5. Pronto! Agora é só colocar na geladeira e esperar gelar. Pode tomar batido no liquidificador com frutas ou pode utilizar em molhos, receitas etc.

Fontes: Minha Vida / UOL Viva Bem / Tudo Gostoso

Leia também outros artigos relacionados: 

 

Comentários (0)
Comentar