Confira 9 benefícios do sexo para ter uma vida mais saudável

3

O sexo é uma prática poderosa muito antiga e que até hoje carrega diversos tabus. Porém, muitas pessoas devem se questionar de quantas transas são necessárias para se ter uma boa saúde, e a resposta é: quantidade não tem a ver com qualidade. Se o casal se sente bem fazendo sexo todo dia ou apenas três vezes por semana, os efeitos irão aparecer do mesmo jeito. Por isso, selecionamos 9 benefícios do sexo para você ter uma vida mais saudável. Confira!

9 benefícios do sexo para o corpo e saúde

 

1. Melhora o sono

A atividade sexual promove o relaxamento do corpo, contribuindo para que você tenha uma boa noite de sono, e tudo por conta da liberação do hormônio prolactina, que é responsável pelas sensações de relaxamento e sonolência. O estado de tranquilidade pode durar por vários dias, após o sexo, e o motivo é que a ação dos neurotransmissores agem no organismo em quantidade maior. Por isso, mantenha sua vida sexual ativa.

2. Fortalece os músculos – benefício do sexo

Não é como fazer academia, mas sexo exige bastante esforço de vários grupos musculares do corpo. Tudo vai depender das posições, mas dá para trabalhar coxas, dorso e abdômen. Nas mulheres, o ato ainda cobra a movimentação dos músculos da vagina, em que há um aumento do fluxo sanguíneo na região. No orgasmo, há uma contração dos músculos pélvicos, por exemplo. O risco de ter incontinência urinária diminui, pois a relação ajuda a tonificar a musculatura da vagina. Só benefícios!

3. Autoestima elevada

O órgão do corpo que mais aproveita o sexo é o cérebro, já que é lá que se encontra o terminal do prazer. Quer dar uma boa massageada no ego? Faça sexo e agrade seu cérebro. Quando você se sente desejado por outra pessoa, a autoestima melhora 100%. Além do ato, as preliminares são essenciais, ainda mais para a mulher, que tem chance de chegar ao orgasmo com mais facilidade, se for tocada e beijada, fazendo o tamanho do canal vaginal crescer.

4. Contra a dor

O corpo é capaz de fabricar uma porção de substâncias, entre hormônios e neurotransmissores, durante o sexo. A endorfina é uma delas, a mesma que aparece quando praticamos exercícios físicos, e ela é ótima para aliviar as sensações de dor no corpo. Após o ato sexual, sua ação se prolonga, e de acordo com os especialistas, a endorfina e a ocitocina ajudam nas dores crônicas na cabeça e nas juntas.

5. Melhora pele e cabelo – benefício do sexo

Os hormônios ligados à saúde dos tecidos do corpo são estimulados através do prazer, melhorando a textura da pele e dos cabelos. Além disso, a vasodilatação e o aumento da temperatura do corpo, durante o sexo, contribuem para uma pele mais jovial e saudável.

benefício do sexo
(Foto: Divulgação)

6. Menos estresse

A tensão e os sintomas de ansiedade são aliviados quando se faz sexo. Os níveis de estresse diminuem bastante, por conta dessas sensações, inclusive o hormônio do estresse, o cortisol. Além disso, segundo uma pesquisa feita pela Durex Global Sex Survey, o sexo melhora o humor dos homens para 63% e 72% das mulheres.

7. Bom para o coração

Para conseguir preservar as artérias, é preciso fazer exercícios por pelo menos 30 minutos diários, cinco vezes por semana, mas um sexo mais quente já aumenta temporariamente o trabalho cardíaco e a pressão arterial. Porém, como nem todo mundo consegue fazer sexo com essa frequência e duração, o segredo é unir as noites sexuais com alguma corrida ou caminhada no parque. Se você tem hipertensão ou doença coronariana, não deixe de consultar o médico, pois o coração pode atrapalhar o sexo quando ele pode atrapalhar o coração.

benefício do sexo
(Foto: Divulgação)

8. Melhora a lubrificação

Se você estiver se aproximando da menopausa, o sexo é um ótimo aliado contra a falta de lubrificação na vagina, que acontece por conta da queda de estrogênio. Então, se você manter a vida sexual ativa após essa fase, o órgão genital apresentará menos atrofia. Porém, as mulheres que fazem pouco sexo irão acabar sofrendo com incômodo, além de sentir mais dor durante a penetração.

9. Boa forma

Como dito anteriormente, se você quiser fortalecer os músculos, e até mesmo manter a boa forma, a academia, piscina ou quadra de futebol irão ajudar. Mas além disso, por que não uma cama? Claro que não dá pra eliminar as gordurinhas da barriga ou definir a silhueta só transando, mas o sexo não deixa de ser um aliado para queimar os pneus. Dá pra queimar de 100 a 300 calorias, dependendo da intensidade do ato. Arrasa!

 

Fonte: Catraca Livre e Veja Saúde

Mostrar comentários (3)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy