Conheça os benefícios do mel para a sua saúde

O mel é um alimento tão rico que dá até para dizer que ele é encantador. Além de ser docinho, é nutritivo, pode ser adicionado a diferentes receitas, é expectorante, calmante, faz bem para a pele e para os cabelos e colabora na cicatrização de feridas. E o que mais surpreende é que esses são apenas alguns benefícios do mel. Usado desde a antiguidade para diversos fins, esse adoçante natural de sabor peculiar substitui o açúcar em diferentes situações. Mas é importante ficar claro que existem algumas restrições e cuidados que devemos tomar ao consumir o mel. Conversamos com uma nutricionista para entender melhor.

O que é o mel?

Foto: Pixabay

O mel é produzido a partir das enzimas digestivas das abelhas, geradas no processamento do néctar das plantas. É um líquido viscoso e adocicado que pode variar quanto à cor e ao sabor (alguns são mais escuros ou mais doces, por exemplo). No entanto, segundo especialistas, essas variações não interferem nas propriedades do alimento. Os benefícios do mel para a saúde se devem à sua composição: ele é rico em carboidratos, contém lipídios, vitaminas, sais minerais, proteínas e aminoácidos.

O mel é um adoçante natural, que pode substituir o açúcar em diversas receitas. “No geral, recomendamos o consumo dos alimentos em seu sabor natural, sem adição de açúcares. Mas o mel é uma alternativa ao açúcar refinado porque tem mais benefícios para a saúde. Além disso, ele tem menos frutose e é absorvido mais lentamente pelo organismo”, afirma a nutricionista Carolina Gastaldo. Portanto, se você não tem problemas em relação ao sabor do mel, vale a pena trocar o açúcar por ele.

Quais são os benefícios do mel para a saúde?

Foto: Pixabay

Os benefícios do mel são muitos. Com a ajuda da profissional, criamos uma lista com os principais. Confira:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

– É fonte de energia para o nosso organismo. Isso porque é rico em açúcares e carboidratos;

– Previne o envelhecimento precoce porque tem ação antioxidante;

– Tem ação antimicrobiana e, por isso, protege o organismo contra doenças;

– Estimula o trânsito intestinal, já que tem ação prebiótica;

– Tem propriedades cicatrizantes e é uma ótima opção para tratar feridas e queimaduras;

– Alivia dores de garganta e tosse durante a noite. Além disso, é mais saudável que os xaropes encontrados nas farmácias;

– Estimula a produção de serotonina e, por isso, melhora o sono e ajuda a relaxar.

Tem contraindicações ou oferece riscos?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Pexels

Apesar de ter muitos benefícios, o mel precisa ser evitado em alguns casos. Carolina alerta: “Crianças menores de um ano não devem consumir. Isso porque o alimento pode estar contaminado por esporos de uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, que causa o botulismo infantil. Os pequenos são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença devido à imaturidade da flora intestinal”. Além disso, é bom evitar o exagero. Apesar de saudável, o mel é bastante calórico e tem muito açúcar. Por isso, pessoas com diabetes, colesterol alto e obesidade devem consumi-lo apenas com acompanhamento nutricional.

Por último, a nutricionista recomenda atenção à qualidade: “Alguns podem ser misturados com xarope, corantes ou outros ingredientes que comprometem os benefícios do mel. Para evitar esse problema, fique atento se há selo de autenticação e só compre de produtores ou marcas confiáveis”. Ela ensina a fazer o teste para saber se o produto é puro: “Coloque uma colher de mel em um copo d’água. Se afundar, é de boa qualidade. Mas, se se dissipar, é sinal que tem outros aditivos”, finaliza.

alimentaçãodietasaúde
Comentários (0)
Comentar