Conheça os benefícios do mel para a sua saúde

0

O mel é um alimento tão rico que dá até para dizer que ele é encantador. Além de ser docinho, é nutritivo, pode ser adicionado a diferentes receitas, é expectorante, calmante, faz bem para a pele e para os cabelos e colabora na cicatrização de feridas. E o que mais surpreende é que esses são apenas alguns benefícios do mel. Usado desde a antiguidade para diversos fins, esse adoçante natural de sabor peculiar substitui o açúcar em diferentes situações. Mas é importante ficar claro que existem algumas restrições e cuidados que devemos tomar ao consumir o mel. Conversamos com uma nutricionista para entender melhor.

O que é o mel?

Benefícios do mel
Foto: Pixabay

O mel é produzido a partir das enzimas digestivas das abelhas, geradas no processamento do néctar das plantas. É um líquido viscoso e adocicado que pode variar quanto à cor e ao sabor (alguns são mais escuros ou mais doces, por exemplo). No entanto, segundo especialistas, essas variações não interferem nas propriedades do alimento. Os benefícios do mel para a saúde se devem à sua composição: ele é rico em carboidratos, contém lipídios, vitaminas, sais minerais, proteínas e aminoácidos.

O mel é um adoçante natural, que pode substituir o açúcar em diversas receitas. “No geral, recomendamos o consumo dos alimentos em seu sabor natural, sem adição de açúcares. Mas o mel é uma alternativa ao açúcar refinado porque tem mais benefícios para a saúde. Além disso, ele tem menos frutose e é absorvido mais lentamente pelo organismo”, afirma a nutricionista Carolina Gastaldo. Portanto, se você não tem problemas em relação ao sabor do mel, vale a pena trocar o açúcar por ele.

Quais são os benefícios do mel para a saúde?

Mel
Foto: Pixabay

Os benefícios do mel são muitos. Com a ajuda da profissional, criamos uma lista com os principais. Confira:

– É fonte de energia para o nosso organismo. Isso porque é rico em açúcares e carboidratos;

– Previne o envelhecimento precoce porque tem ação antioxidante;

– Tem ação antimicrobiana e, por isso, protege o organismo contra doenças;

– Estimula o trânsito intestinal, já que tem ação prebiótica;

– Tem propriedades cicatrizantes e é uma ótima opção para tratar feridas e queimaduras;

– Alivia dores de garganta e tosse durante a noite. Além disso, é mais saudável que os xaropes encontrados nas farmácias;

– Estimula a produção de serotonina e, por isso, melhora o sono e ajuda a relaxar.

Tem contraindicações ou oferece riscos?

Benefícios do mel
Foto: Pexels

Apesar de ter muitos benefícios, o mel precisa ser evitado em alguns casos. Carolina alerta: “Crianças menores de um ano não devem consumir. Isso porque o alimento pode estar contaminado por esporos de uma bactéria conhecida como Clostridium botulinum, que causa o botulismo infantil. Os pequenos são mais suscetíveis ao desenvolvimento da doença devido à imaturidade da flora intestinal”. Além disso, é bom evitar o exagero. Apesar de saudável, o mel é bastante calórico e tem muito açúcar. Por isso, pessoas com diabetes, colesterol alto e obesidade devem consumi-lo apenas com acompanhamento nutricional.

Por último, a nutricionista recomenda atenção à qualidade: “Alguns podem ser misturados com xarope, corantes ou outros ingredientes que comprometem os benefícios do mel. Para evitar esse problema, fique atento se há selo de autenticação e só compre de produtores ou marcas confiáveis”. Ela ensina a fazer o teste para saber se o produto é puro: “Coloque uma colher de mel em um copo d’água. Se afundar, é de boa qualidade. Mas, se se dissipar, é sinal que tem outros aditivos”, finaliza.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy