Benefícios do licopeno: saiba tudo sobre o nutriente

0 1.119

Manter uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar do corpo. É por isso que você precisa investir em alimentos ricos em nutrientes variados. Neste artigo, a gente te conta tudo sobre os benefícios do licopeno, um antioxidante potente que garante a saúde do coração e protege contra os efeitos do envelhecimento.

 

O que é e quais os benefícios do licopeno?

benefícios do licopeno
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Em primeiro lugar, o nutriente faz parte da família dos carotenoides. Essa categoria é a responsável pela cor de frutas e vegetais. No caso, o licopeno oferece o tom vermelho de alimentos como tomate, goiaba e mamão.

Mas essa é somente uma de suas funções. Afinal, os principais benefícios do licopeno para a saúde vêm do seu poder como antioxidante. Isso significa que ele é muito eficiente no combate aos radicais livres. Tais moléculas invadem as células e atrapalham o funcionamento do organismo. Com isso, o corpo sofre por causa do envelhecimento precoce.

É isso que faz do licopeno capaz de proteger contra certas doenças como artrite e diabetes tipo 2. “Além disso, ele ajuda a prevenir o Alzheimer e até doenças oculares”, explica Adriana Stavro, nutricionista funcional.

 

mamão é fonte de licopeno
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

O licopeno está ligado ainda à redução do risco de alguns tipos de câncer, principalmente de mama, próstata e pulmão. De acordo com Adriana, ele parece promissor na proteção contra efeitos nocivos do sol para a pele. “No entanto, não substitui o filtro solar. Você deve usá-lo mesmo se consumir uma dieta rica em licopeno”, alerta.

Outros benefícios do licopeno são a diminuição do colesterol ruim, o famoso LDL, e o controle da pressão arterial. Isso é essencial porque ajuda a prevenir doenças do coração.

 

Fontes do nutriente

melancia é rica em nutrientes
Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Agora que você já conhece os poderes do licopeno, que tal aprender a ter uma dieta cheia dele? Afinal, apesar de ser tão importante, o organismo não consegue produzir o nutriente. Ou seja, você precisa mesmo contar com a natureza para isso.

Pois bem, o tomate deve ser o principal ingrediente da sua lista. Mas vale dizer que o organismo absorve melhor os benefícios do licopeno quando o alimento é aquecido. Por isso, invista em tomates cozidos, assados ou na forma de molho.

Além disso, aposte em frutas de cor vermelha, como melancia, mamão, goiaba, caqui e pitanga. Em vegetais como abóbora, cenoura, pimentas e repolho roxo também.

 

pimenta vermelha tem licopeno
Imagem: Reprodução / Pexels

 

Existe ainda licopeno como suplemento. No entanto, as cápsulas podem não oferecer as mesmas vantagens para a saúde que a ingestão de alimentos. “O consumo de licopeno in natura, ou seja, através de frutas e legumes, parece ter um impacto melhor que os suplementos”, informa Adriana.

Essa pode ser a solução para quem precisa do nutriente e não pode obtê-lo por meio da dieta. Só é preciso, sempre, consultar um médico ou nutricionista para avaliar casa caso.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista funcional e fitoterapeuta. 

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy