Ajuda a emagrecer: conheça esse e outros benefícios do chocolate

Há quem se declare chocólatra. E, na maioria das vezes, as pessoas veem isso como um vício prejudicial à saúde. No entanto, o chocolate não é exatamente um vilão se consumido em quantidades moderadas e do tipo certo. Se você gosta desse doce, que conquista o paladar de crianças e adultos, saiba que os benefícios do chocolate são muitos para a nossa saúde física e mental.

Qual é o chocolate que tem mais benefícios?

Foto: Pixabay

Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que existem diferentes tipos de chocolate e cada um tem sua própria composição. Nesse sentido, vale dizer que um dos principais benefícios do chocolate é fornecer energia para o nosso corpo. Isso porque ele é um alimento rico em calorias. No entanto, “Precisamos considerar a quantidade de cacau, açúcar e gordura presentes no chocolate. Quanto mais cacau, menos açúcar e gordura, mais benéfico o chocolate é. Levando isso em conta, podemos dizer que esse alimento pode ser consumido mesmo em dietas saudáveis”, avalia a nutricionista Carolina Gastaldo.

Sendo assim, segundo a profissional, o mais indicado é o chocolate amargo (70% cacau), seguido do meio amargo (40% a 60% cacau). Quanto à quantidade, ela aconselha: “Dois quadradinhos por dia já são suficientes para obter os benefícios e saciar a vontade. Já para quem tem o costume de consumir o tipo ‘ao leite’, a dica é começar substituindo ele pelo meio amargo. A saúde agradece”, diz.

Com a ajuda da nutricionista, então, preparamos uma lista com os principais benefícios do chocolate para a saúde física e mental. Confira.

Quais são os benefícios do chocolate?

Foto: Summa

Promove sensação de bem-estar

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Esse é um dos benefícios do chocolate mais conhecidos. Afinal, quem nunca se sentiu mais alegre depois de comer um pedaço? O cacau é rico em triptofano, aminoácido essencial que estimula a produção do hormônio da felicidade – a serotonina. Portanto, ele nos ajuda a ter um humor melhor.

Melhora a saúde do coração

Os flavonoides presentes no chocolate têm poderes antioxidantes e anti-inflamatórios. Por isso, ele melhora o fluxo de sangue no organismo, previne doenças como o AVC e reduz a aderência do colesterol à parede dos vasos.

Ajuda a emagrecer

Um dos benefícios do chocolate mais apreciados é que ele ajuda a emagrecer. Isso porque o alimento é rico em cafeína, que acelera o metabolismo, ajudando a queimar calorias.

Melhora a função cerebral

Um estudo da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, apontou que pessoas que consumiram 500mg de flavonoides (presentes no chocolate amargo e no meio amargo) tiveram mais agilidade na contagem de números e menos cansaço mental ao final dos testes.

Previne o envelhecimento precoce

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outro, entre os benefícios do chocolate mais adorados, é o fato de que, graças aos antioxidantes, vitamina A e vitaminas do complexo B, ele ajuda a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento.

Foto: Catherine Franken

Aumenta o colesterol bom e diminui a pressão arterial

O efeito cardioprotetor do cacau previne o acúmulo de placas de gordura nas artérias, prevenindo AVC, infarto e hipertensão.

Promove sensação de saciedade

O hormônio leptina, cuja produção é aumentada quando consumimos cacau – graças aos flavonoides –, promove sensação de saciedade. Esse é um dos grandes benefícios do chocolate, já que ajuda a não exagerarmos na comida.

Alivia os sintomas da TPM

Assim como o primeiro da lista, esse benefício do chocolate também tem a ver com o fato do alimento ser rico em triptofano. Durante a TPM, hormônios podem afetar a produção de serotonina, que é estimulada quando consumimos cacau, promovendo, portanto, a sensação de bem-estar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

saúde mental
Comentários (1)
Comentar