Conheça os benefícios da sálvia para os cabelos e saiba usá-los

0

A sálvia é uma erva popular, frequentemente usada como tempero em diferentes cozinhas. Ele também tem inúmeras propriedades medicinais e está prontamente disponível na forma de líquidos, pastilhas, comprimidos, tinturas e cápsulas. Você também pode aproveitar os benefícios da planta para a saúde  e até na beleza, então veja como quais são os benefícios da sálvia para os cabelos.

O que é Salvia?

A sálvia é uma erva perene e perene com muitas variedades. É cientificamente chamado de Salvia , da palavra latina “salvere”, que se traduz como “para ser salvo”. Esta erva pertence à família da hortelã ( Lamiaceae), semelhante ao alecrim, orégano, manjericão, lavanda e tomilho.

A planta é nativa do sudeste da Europa e do Mediterrâneo. A variedade culinária mais comum é a Salvia officinalis, mais comumente conhecida como cozinha, jardim ou sálvia.

Quais os benefícios da sálvia para os cabelos?

A planta é rica em diversas vitaminas, como  K, a A, a B, a C e a E. Também possui na sua composição muitas fibras, ácido fólico e diversos nutrientes, como ferro e entre outros. Então, por ser rica em vitaminas e nutrientes, irá fortalecer os fios, deixando-os mais fortes e hidratados.

Mas, o benefício mais famoso, para qual a sálvia é usada no cabelo é o escurecimento natural dos fios. É usada para camuflar os fios brancos ou apenas dar um banho de brilho em cabelos escuros. Porém, da mesma forma que é um benefício, se tiver luzes no cabelo e não deseja escurecer os fios, é melhor evitar o uso da sálvia no cabelo.

Além disso, o chá possui propriedades antifúngicas, o que irá ajudar pessoas com caspa a controlar o surgimento de novas e pode diminuir a quantidade das casquinhas brancas.

Previne a queda de cabelo – benefícios da sálvia para os cabelos

Desde os tempos antigos, a sálvia é muito popular por tornar o cabelo forte e prevenir a queda de cabelo . Esta erva contém grandes quantidades de beta-sitosterol, um composto 5-alfa redutase, (6) que é altamente eficaz no tratamento da calvície de padrão masculino.

Como usar:
Misture 3-4 gotas de óleo essencial de sálvia com algumas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta ou alecrim. Dilua essa mistura com 1 colher de sopa de azeite e massageie a mistura de óleo no couro cabeludo duas vezes ao dia.
Use chá de sálvia para enxaguar o cabelo.

Restaura o brilho do cabelo – benefícios da sálvia para os cabelos

O uso de chá de sálvia pode conferir um brilho saudável ao cabelo, fazendo-o parecer brilhante. O chá de sálvia também pode ajudar a controlar e tratar a caspa .

Como usar:
Adicione 1 colher de chá de folhas de sálvia secas a uma xícara de água e leve para ferver.
Deixe em infusão por 2–3 minutos e filtre.
Esfrie e use para enxaguar o cabelo.

Estimula o crescimento do cabelo

A sálvia não só ajuda a prevenir a queda de cabelo, mas também rejuvenesce e fortalece os folículos capilares. O uso de sálvia também pode impulsionar a circulação sanguínea no couro cabeludo , aumentando o fornecimento de nutrientes aos folículos capilares.

Portanto, o uso regular de sálvia pode ajudar a revitalizar o cabelo, ajudando a controlar o problema de queda de cabelo. Também ajuda a desobstruir os folículos capilares.

Como usar:
Prepare um enxágue de alecrim-sálvia adicionando as ervas à água fervente.
Use o enxágue uma a duas vezes por semana para ajudar a engrossar os cabelos.

Como usar chá de sálvia nos cabelos?

Se deseja aproveitar os benefícios do uso no cabelo, é bem simples para fazer o chá de sálvia em casa.

1- Ferva um litro de água e após levantar fervura, adicione duas colheres de sopa da erva na água e desligue o fogo;
2- Deixe descansar por 10 minutos;
3- Enquanto isso, vá lavando os fios normalmente com shampoo e condicionar;
4- Depois, é só jogar nos fios, da raiz até as pontas e deixar secar naturalmente.

Pode ser misturado também com outras ervas, como o alecrim, que potencializa a hidratação dos fios usando a sálvia.

O ideal é usar a cada 15 dias para obter os benefícios, seja para escurecer os fios, dar brilho e afastar caspas. O uso em excesso poderá ressecar os fios e se notar qualquer alteração capilar, como ressecamento, ardência e entre outros, o ideal é suspender o uso.

Contraindicação do uso da sálvia no cabelo

Apesar dos benefícios da sálvia no cabelo, a planta não deve ser utilizadas em pessoas com hipersensibilidade aos nutrientes. Grávidas, lactantes e crianças também não devem testar a receita em casa em a liberação médica. O ideal, se você se encaixa na lista, é usar produtos industrializados comuns, que são próprios para o seu tipo de cabelo e assim, evitar qualquer problema. Se sentir qualquer incomodo após o uso, suspenda imediatamente.

+ 5 óleos essenciais para fios mais longos e saudáveis

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy