Conheça os benefícios do consumo diário da pera

0 33

A pera surgiu na Ásia e se espalhou ao redor do mundo por influencia dos europeus. Atualmente, essa fruta é fácil de se encontrada, tendo em qualquer mercado e assim como a maçã seu preço é baixo. Pode consumida in natura, com a casca ou ser usada na preparação de diversas receitas doces ou fitness. Por esse motivo é tão adorada e consumida diariamente pelas famílias brasileiras. Conheça todos os benefícios do consumo da pera.

Qual a melhor forma de consumir pera?

O ideal é comer a fruta natural, com casca para consumir todas as vitaminas e assim obter os benefícios da fruta. Mas como já foi citado anteriormente, pode ser usada para fazer outras receitas. Se você quer consumir a fruta mas não gosta da textura, pode preparar um suco (sem adição de açúcar).

Quantas peras posso comer por dia?

Para saber a quantidade exata do consumo, é importante se consultar com um profissional para ter uma alimentação mais saudável. Mas pode consumir duas peras por dia para obter os benefícios, entretanto uma é o suficiente para essa finalidade.

Quais os benefícios da pera para o nosso corpo?

Conheça todos os benefícios proporcionados pelo consumo diário da fruta.

benefícios da pera 1
Benefícios da pera (Foto: Freepik/Reprodução)

Gravidez saudável

O ácido fólico é importantíssimo para a saúde da gravidez e o desenvolvimento do feto, por isso é indicado que grávidas consumam uma pera por dia, já que a fruta é rica nessa vitamina. Dê preferencia para a fruta in natura.

É anti-inflamatória

Ajuda no processo de desinflamação do corpo e ideal para quem sofre com os sintomas da doença artrite reumatoide. Além disso, previne gripes e resfriados.

Importante para a saúde dos ossos

A pera é rica em cálcio, que é importantíssimo para prevenir doenças como osteoporose. Outro ponto positivo da fruta nesse quesito é boro na composição, que auxilia o organismo a absorver o cálcio. Além disso, contém a vitamina K, fósforo e cobre que também contribuem para a saúde dos ossos.

Reduz o colesterol 

Se o consumo da pera foi combinado com uma alimentação saudável, a fruta ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim por causa da alta concentração de fibras e assim prevenindo doenças cardíacas.

Regula o intestino

Como citado anteriormente, a fruta é rica em fibras e as fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino. Então se você está sofrendo com prisão de ventre, aposte sem medo na fruta para solucionar esse problema.

Auxilia no emagrecimento

Mais uma vez as fibras desenvolvendo um papel importante no nosso corpo. A pera auxilia no emagrecimento por sua alta capacidade de saciedade por causa das fibras, portanto conte com a ajuda da fruta para perder alguns quilinhos.

Melhora a pele

Rica em  vitamina C e propriedade antioxidantes, a fruta atua eliminando os radicais livres que prejudicam a saúde da pele. O consumo da fruta pode auxiliar no combate ao envelhecimento precoce. Além disso, a vitamina ajuda a clarear manchas.

O que acontece se comer pera verde?

Não é comum, mas se consumir verde pode causar uma indigestão. Outro fator é que, quando a fruta já está passada, pode perder 3/4 dos seus nutrientes.

Receitas com pera fit

Se você quer aproveitar os benefícios da fruta e variar o cardápio, confira duas receitas deliciosas fitness para fazer em casa.

torta de pera receita
(Foto: Freepik/Reprodução)

Receita de bolo de pera integral light

Por: Mundo boa forma

Ingredientes:

  • 2/3 xícara de adoçante culinário;
  • 2 peras;
  • 2 colheres de sopa de manteiga ghee;
  • 1/2 xícara de leite desnatado;
  • 1 colher de café de essência de baunilha;
  • 1 colher de café de canela;
  • 1 xícara de farinha de trigo integral;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa rasa de fermento em pó.

Modo de preparo:

  1. Fatie as peras em forma de meia-lua e disponha em uma assadeira untada e enfarinhada cobrindo todo o fundo. Reserve.
  2. Bata bem os ovos com o adoçante na batedeira ou com um fouet.
  3. Junte a manteiga e o leite, em seguida os outros ingredientes e vá misturando bem.
  4. Despeje a massa sobre as peras com cuidado e leve para assar em forno preaquecido a 180º.
  5. Quando estiver dourado e o palito sair limpo ao espetar, retire, espere amornar e desenforme. 

Peras assadas no micro-ondas

pera assada receita
(Foto: Panelinha/Reprodução)

Por: Panelinha

Ingredientes

  • 2 peras;
  • ¼ de xícara (chá) de caldo de laranja;
  • 1 colher (sopa) de uvas-passas;
  • 2 colheres (sopa) de raspas de laranja;
  • 1 colher (chá) de amido de milho;
  • ¼ de xícara (chá) de água;
  • 1 pitada de canela em pó.

Modo de preparo

  1. Lave muito bem as peras sob água corrente. Corte as peras ao meio, no sentido do comprimento. Com uma faquinha, retire as sementes. Disponha as metades numa assadeira refratária.
  2. Coloque os ingredientes restantes numa tigela refratária, misture e deixe cozinhar no micro-ondas por 2 minutos, em potência alta.
  3. Retire a calda do micro-ondas e distribua sobre as peras. Cubra a assadeira refratária com uma tampa plástica própria para uso em micro-ondas.
  4. Leve as peras ao micro-ondas e deixe cozinhar por 5 minutos, em potência alta.
  5. Retire a assadeira do micro-ondas e deixe descansar por 5 minutos. Sirva morno.

Leita também:

Siga-nos no 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy