Benefícios da couve: dicas de como usar para sua saúde e beleza

0

Você já imaginou quantos benefícios pode encontrar em uma verdurinha simples do seu dia a dia como a couve? Essa delicia vegetal, muito utilizada nos lares e cozinhas do Brasil, para acompanhar a famosa feijoada, possui componentes incríveis que podem fazer bem a saúde e a beleza de toda a sua família.

Dentro da couve, podemos encontrar diversos componentes chamados fitoquímicos, além de vitaminas essenciais e minerais que fazem a diferença na nutrição e equilibram nosso corpo, ajudando em diversas áreas, como na saúde da pele, dos ossos e do coração.

E o melhor: os benefícios da couve podem ser encontrados bem pertinho de você, por valores acessíveis, todos os dias. Em feiras e em supermercados, uma variedade enorme de verduras nas cores verde, branca, roxa e vermelha, com texturas diferentes dão cor, sabor e muita variedade para seus pratos.

Dessa maneira, descubra um pouco mais sobre essa verdura, seus maiores benefícios e encontre algumas receitas simples para incorporar a couve na sua rotina, todos os dias.

 

Adicione couve na sua feijoada para ainda mais sabor e benefícios
Imagem: Reprodução / Pinterest

O que é couve?

A couve é um legume altamente nutritivo e bastante utilizado no dia a dia na culinária brasileira! O vegetal possui vários benefícios a saúde, fornecendo nutrientes para o organismo como o cálcio, potássio, ferro e vitamina C e A.

Além disso, segundo nutricionista Durval Ribas, em entrevista ao blog Minha vida a couve, por ser pobre em calorias, também é uma ótima opção para quem está em uma dieta de redução de peso e quem precisa desinchar o corpo.

 

4 benefícios da couve para sua vida

Por ser uma verdura tão comum no prato dos brasileiros, os benefícios da couve, muitas vezes, ficam escondidos atrás de alimentos mais refinados. Mas esse vegetal é potente e pode te ajudar a melhorar diversas condições no seu corpo e manter a sua saúde e beleza sempre em dia.

Dessa maneira, através dos seus componentes, como fitoquímicos, esteróis, vitaminas e minerais, ela possui propriedades anti-inflamatórias, regula os hormônios, melhora o humor, diminui os níveis de colesterol e, de quebra, age como um poderoso alimento detox, capaz de mandar a gordura localizada para bem longe.

 

Benefício da couve é te deixar ainda mais bonita

A couve, de acordo com a nutricionista Denise Carreiro, possui benefícios a pele, permitido com que ela fique mais lisinha. Isso ocorre porque seus fitoquímicos naturais eliminam substâncias tóxicas do organismo, auxiliando também ao combate a acne.

Além disso, a couve contém vitamina C, antioxidante conhecido como a fonte da juventude, que reduz os radicais livre, causadores do envelhecimento.

Você pode aliar os beneficios da couve a outros alimentos saudáveis em um dia de feira
Imagem: Reprodução / Pexels

Ajuda a emagrecer com saúde

A couve ajuda a regular a quantidade de água no corpo. Ainda, por ter poucas calorias, é uma ótima aliada para quem quer emagrecer e precisa de saciedade. Além disso, a couve é rica em fibras, o que ajuda a regular o trânsito intestinal, diminuindo a sensação de inchaço. Você pode preparar a couve e adicioná-la em várias receitas de sucos para emagrecer.

 

A couve previne quadros de enxaqueca e cefaleia

Você vive tendo dores de cabeça crônicas, principalmente durante a noite? A couve pode ser sua aliada. Ela é uma grande fonte de vitamina A, que auxilia na visão, o que ajuda a prevenir dores de cabeça causadas pelo cansaço e esforço da vista.

Ademais, a alta concentração de clorofila e magnésio promove o relaxamento da musculatura, prevenindo enxaqueca e cefaleias.

 

Fortalece os ossos

Por fim, a couve é uma boa fonte de minerais como magnésio e ferro, que auxiliam na prevenção de quadros de anemia. Ainda possui fósforo em sua composição, mineral extremamente importante para a regulação do sistema locomotor e cobre, um importante mineral auxiliar que ajuda na absorção de ferro pelo sangue.

 

Dica de receitas para obter benefícios da couve

Por ser uma verdura versátil, seu consumo pode ser feito de forma cozida, em sucos, vitaminas ou consumida fresca. Separamos duas formas deliciosas de incorporar os benefícios da couve na sua alimentação e potencializar os ganhos e propriedades dessa delícia na mesa da sua família.

 

Folhas de couve na alimentação podem trazer inúmeros benefícios
Imagem: Reprodução / Pexels

Suco de laranja com couve

Que tal preparar um suco verde diferente? Essa é uma receitinha simples, que pode transformar suas manhãs. Dessa forma, prepare o suco detox com os benefícios da couve todas as manhãs, com poucos ingredientes, que auxilia o funcionamento do intestino e ainda te dá energia para as atividades da sua rotina.

Você vai precisar de:

  • 3 folhas grandes de couve
  • 3 laranjas (ou um copo de laranja espremida)
  • Raspinhas de gengibre

Como fazer:

Para começar, bata as folhas de couve, as raspinhas de gengibre e as laranjas direto no liquidificador ou processador. Logo depois, coe e tome ainda fresquinho!

 

Sopa de couve

Para incorporar a sopa na hora do jantar, a nutricionista Tatiana Zanin, do blog Tua saúde, ensina uma maravilhosa sopa de couve. Dessa forma, ela te auxilia no emagrecimento, nutre e ainda deixa o corpo quentinho antes de dormir.

Você vai precisar de:

  • 1 couve
  • 2 tomates
  • cabeça de alho
  • Um pimentão
  • Meia abobrinha com casca
  • Uma cebola
  • Temperos a gosto

 

Como fazer:

Dessa maneira, para iniciar o preparo da sopa e conquistar os benefícios da couve, lavar e depois picar todos os ingredientes e adicionar a uma panela com água fervente. Assim, para a sopa ficar mais nutritiva é necessário que os ingredientes sejam cozidos em fogo baixo. Assista o modo de preparo em vídeo para te auxiliar nessa delícia.

 

Por fim, o principal é saber equilibrar todas as delícias dos alimentos na mesa, sem excessos e sem faltas. Os benefícios da couve são muitos, mas, para potencializar sua ação, mantenha sua vida mais saudável e o corpo sempre ativo!

Assim, para qualquer outra dúvida sobre as qualidades dos alimentos e sobre os impactos deles na sua vida e na de sua família, visite regularmente seu nutricionista de confiança.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy