Beldroega: o que é, os benefícios dessa PANC e como consumir em sua casa

Você já ouviu falar sobre a beldroega? As plantas medicinais e os vegetais utilizados para a culinária formam um universo incrível e complexo que, cada vez mais cresce e potencializa os benefícios de uma alimentação saudável!

Dessa forma, cada ano surgem novos estudos de novos produtos naturais com potentes capacidades de melhora e cuidado do nosso organismo, de forma prática e barata! A beldroega é uma dessas plantinhas que têm aparecido bastante nas notícias sobre alimentação saudável e muito benéfica!

Ela é uma planta selvagem comestível, que cresce de forma fácil em qualquer tipo de solo. Apesar de crescer de forma fácil em todo o Brasil, o uso desta plantinha com finalidades medicinais e nutricionais ainda não é muito propagado. Mas, conhecida desde o Egito antigo, tem ganhado o coração e as mesas dos brasileiros!

 

O que é beldroega?

A beldroega é um vegetal da família das suculentas, de vegetação rasteira, com pequenas folhas carnudas e ovais. Suas partes aéreas são compostas por um verde brilhante. Já os seus caules são roxo-amarronzados. Dessa maneira, ela se ramifica e cresce pelo chão, como uma erva-daninha.

Apesar de parecer irrelevante, ela é rica em nutrientes, como o ômega 3, importante componente de regulação cardiovascular. Além disso, o ômega 3, dificilmente encontrado em verduras é capaz de fortalecer o sistema imunológico. Além disso, a beldroega também é rica em betacaroteno, vitaminas e minerais como fósforo, magnésio, zinco, cálcio, potássio e ferro.

Segundo o Programa de Segurança Alimentar do Instituto Federal de Santa Catarina, a beldroega é um vegetal com alto grau antioxidante, com poder depurativo e anti-inflamatório. Além disso, é altamente diurético. Dessa forma, suas propriedades podem ser utilizadas na prevenção e controle de diferentes doenças, como a hipertensão.

 

Conheça as PANC!

As PANC têm ficado famosas dentro do Brasil! Elas são deliciosas e, à primeira vista, podem ser estranhas. Mas você não vai se arrepender de dar uma oportunidade para essas delícias.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

PANC é o acrônimo que significa, basicamente, Plantas comestíveis não convencionais. Elas representam um grupo de plantas com alto valor nutricional, melhorando e trazendo benefícios à sua alimentação e saúde. Dessa maneira, plantas que você nunca imaginou comer estão aparecendo na sua cozinha, de forma deliciosa!

A principal vantagem das PANC é que, por serem consideradas ervas-daninhas, crescem de forma natural e orgânica em quase qualquer lugar! Elas não precisam de fertilizantes nem agrotóxicos para crescer!
São deliciosas, naturais, super nutritivas e vão dar cor, textura e sabor diferenciados aos seus pratos de rotina!

Imagem: Reprodução / Pexels

 

Quatro benefícios de consumir beldroega

A beldroega começou a ser difundida no mundo inteiro principalmente pelos seus inúmeros benefícios medicinais e nutricionais! Dessa maneira, ela pode ser útil em diversas fases do nosso organismo, melhorando nossa imunidade e revertendo algumas dores e problemas que podem surgir com o tempo!

Previne e controla a diabetes

A beldroega é um vegetal com alto teor de fibras. Dessa maneira, um dos seus principais benefícios é o controle fisiológico dos níveis de açúcar no sangue. Ele controla, evitando grandes picos descontrolados que sugerem o surgimento da diabetes e também melhora a sensibilidade do corpo à insulina, controlando as variações da doença.

Beldroega melhora o funcionamento geral do organismo

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A beldroega tem propriedades que lhe permitem que atue como um diurético natural. Dessa maneira, ela elimina toxinas e permite uma maior limpeza do organismo contra substâncias nocivas.

Além dessa importante característica, essa plantinha atua como um analgésico e anti-inflamatório natural de uso local. Ela tem capacidade de aliviar dores musculares pontuais e cuidar de picadas de insetos mais agressivos, na forma de cataplasmas.

Prevenção de doenças cardiovasculares

A beldroega é uma das fontes de ômega 3 mais acessíveis e baratas do mercado. Isso influencia no potencial antioxidante, assim como outros vários alimentos antioxidantes famosos e anti-inflamatório da plantinha, o que é importante para a saúde do nosso coração.

Alivia dores e inflamações articulares

Vários estudos em laboratório investigaram o potencial da beldroega no alívio e cuidado de inflamações causadas por quadros de artrite. Essa PANC apresentou resultados positivos, semelhantes a corticoides sintéticos conhecidos no tratamento da doença.

Imagem: Reprodução / Pinterest

Como consumir em casa?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fazer plantas comestíveis não convencionais em casa é tão fácil como preparar qualquer outra planta nutritiva já conhecida. Assim, para consumir a PANC e inseri-la na sua alimentação diária, utilize-a de diversas formas.

Primeiro, o mundo inteiro conhece e utiliza a beldroega em preparações de chás medicinais. Dessa maneira, é super fácil! Faça uma infusão com um punhado de plantinhas, coe e já está pronto!

Para quem deseja uma textura a mais, ela pode ser o ingrediente perfeito no preparo de sucos e vitaminas, para potencializar o seu café da manhã! Que tal incrementar seu suco laxante da manhã com essa plantinha super deliciosa?

Além disso, que tal colocar beldroega no seu almoço? Segundo a nutricionista Sofia Oliveira, a beldroega também pode servir para o preparo de sopas e saladas. As folhas escolhidas devem ser bem verdes e viçosas. Seu gosto é semelhante ao espinafre e suas propriedades nutricionais, inúmeras e complexas.

Por fim, utilize essa delicia não convencional no preparo de risotos, omeletes, recheios para tapiocas e muito mais! Use sua criatividade e bom apetite!

Comentários (0)
Comentar