Banho gelado: descubra as vantagens e benefícios da técnica

Muita gente foge do banho gelado, mas, você sabia que ele pode ser muito bom para você? Isso mesmo! O banho gelado pode trazer alguns benefícios na sua rotina.

O banho gelado pode contribuir para o seu bem-estar, através de diversas funcionalidades. Por isso, conheça mais sobre os benefícios do banho em temperaturas mais baixas e aproveite para incluir na sua rotina.

Os benefícios do banho gelado

Apesar de parecer estranho à primeira vista, o banho gelado é uma forma de melhorar alguns aspectos do seu bem-estar físico. Conheça os benefícios:

Imagem: Reprodução / Instagram

Melhora a circulação

O primeiro benefício do banho gelado é a melhora na circulação. Isso acontece porque a água gelada ao tocar os braços e as pernas provoca uma contração dos vasos sanguíneos.

Assim, o sangue é levado para os órgãos centrais para tentar equilibrar a temperatura, melhorando a circulação. Ou seja, para quem tem problemas de hipertensão, o banho frio pode ser benéfico.

Melhora a imunidade

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O choque de água gelada na corrente sanguínea estimula a produção de leucócitos. Os leucócitos são células de defesa do organismo. Então, com a produção de mais ativada dessas células, o corpo fica mais pronto para combater vírus.

Banho gelado para pele e cabelo

O banho gelado contribui para fechar as cutículas dos fios, fazendo com que o cabelo tenha uma aparência mais saudável. Além disso, o banho na temperatura mais baixa, ajuda a proteger a oleosidade natural da pele.

Acelera o metabolismo

Ainda, o banho gelado auxilia na produção do hormônio irisina. Esse hormônio é o mesmo liberado após a prática de exercícios intensos.

Assim, a substância pode ajudar a converter o tecido adiposo branco em marrom, favorecendo a termogênese e o gasto calórico.

Mas não podemos deixar de ressaltar que apenas o banho gelado não contribui para um metabolismo acelerado ou para o emagrecimento. A prática de exercícios e a alimentação equilibrada que são a combinação perfeita.

Diminuição das dores

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, o banho gelado contribui para diminuir as dores, anestesiando pontos do corpo. A vasoconstrição ajuda a reduzir edemas e dores. Por isso, muitos atletas recorrem ao banho gelado para aliviar as dores.

Combate a insônia

O banho frio pode ajudar no relaxamento antes de dormir. Por isso, próximo da hora de dormir, tome um banho mais frio para não aumentar a temperatura do corpo.

Estimulante

Apesar de ajudar a relaxar, o banho mais gelado também ajuda a estimular. O banho frio é capaz de ajudar você a despertar e fazer as tarefas do dia.

Assim, você percebe a importância do banho frio para o seu corpo, melhorando o bem-estar físico e ajudando a combater alguns problemas que podem aparecer.

O banho gelado e espiritualidade

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Muitos profissionais da área espiritual, influenciadores de vida saudável e prática de yoga compartilham dos benefícios do banho gelado. Além dos benefícios físicos, o banho em baixas temperaturas por de trazer benefícios espirituais. Confira:

Imagem: Reprodução / Instagram
  • Renova as energias: os banhos mais frios ajudam a renovar as energias, revigorando.
  • Disposição: o banho gelado ajuda você a recuperar forças para alcançar os seus objetivos.
  • Mais alegria: aumenta a sensação de bem-estar, podendo até ajudar a combater a depressão.
  • Libera a mente: o banho gelado ajuda a combater a ansiedade e o estresse.
  • Resistência emocional: o banho em temperaturas mais baixas ajuda a aumentar a resistência emocional, ajudando na forma de lidar com as situações diárias, além de deixar você em estado de alerta por mais tempo.

Esses são os principais motivos para contribuir para a sua espiritualidade, recuperando suas forças e trazendo boas energias. O banho na cachoeira é ainda melhor para esse objetivo.

Por isso, o banho frio é tão defendido por quem segue um estilo de vida mais saudável e conectado com a natureza.

Assim, é hora de incluir o banho mais frio em sua rotina, não é mesmo? Opte por tomar o banho mais frio na parte da noite, para ajudar a relaxar. Então, que tal começar a tomar mais banhos frios durante a semana? Você vai perceber as mudanças rapidamente.

Comentários (0)
Comentar