“Comer banana engorda”. Saiba se isso é verdade

A banana é uma das frutas mais populares do Brasil. E não é à toa: além de ser deliciosa, ela é muito nutritiva e versátil. No entanto, apesar de ser considerada um superalimento, essa fruta ainda causa dúvidas quanto à sua influência no processo de emagrecimento ou no ganho de peso. Isso porque, como é rica em carboidratos, é comum pensarmos que ela pode atrapalhar a dieta. Mas será que banana engorda? Conversamos com uma nutricionista para saber. Acompanhe.

Banana: uma fruta nutritiva e versátil

Foto: Pixabay

A banana, que tem um sabor adocicado bem característico, é considerada um superalimento porque tem propriedades incríveis e ainda é muito versátil. Rica em potássio, manganês, magnésio, fósforo, triptofano, vitaminas A e C, ela promove grandes benefícios para nossa saúde física e mental. E, apesar de ser um pouco mais calórica que outras frutas como abacaxi e morango, por exemplo, a banana é rica em proteínas e fibras, importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quanto à sua versatilidade, você pode consumi-la de diversas maneiras: crua, cozida ou assada, verde ou madura, em receitas doces ou salgadas. Até a casca tem espaço em diferentes pratos, inclusive em preparações refinadas. A propósito, graças à praticidade dessa parte, a banana é uma das frutas mais fáceis de consumir in natura e, por isso, é uma ótima opção de lanche rápido.

Afinal, banana engorda?

Foto: Pixabay

Como já sabemos, quando comparada a outras frutas, a banana é um pouco mais calórica. Além disso, ela contém uma grande quantidade de carboidratos – o que pode assustar quem está iniciando uma dieta de emagrecimento. No entanto, entre os benefícios que a banana oferece para o nosso organismo, vale destacar alguns que influenciam diretamente sobre o peso: a fruta fornece energia para os exercícios físicos, promove saciedade, colabora para o bom funcionamento do intestino e ajuda no combate à ansiedade (que pode levar à compulsão alimentar).

Sendo assim, levando em conta esses fatores, dá para dizer que banana engorda? A resposta é ‘não’. “Precisamos derrubar o mito de que a banana é a vilã das dietas. Comparada a outras frutas, ela é sim mais rica em carboidratos e tem um alto índice glicêmico, mas não é por isso que engorda. Tudo depende do que é acrescentado à fruta e da quantidade consumida”, afirma a nutricionista Carolina Gastaldo. Uma banana média por dia, segundo a profissional, não engorda e é suficiente para promover grandes benefícios para a saúde.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Banana na dieta: como consumir?

Foto: Pixabay

Se há um consenso entre os nutricionistas e outros profissionais da área é o de que nenhum alimento sozinho promove ganho ou perda de peso. Portanto, se você consumir banana em excesso, pode engordar. Mas, se a fruta for consumida com moderação, além de não promover uns quilinhos a mais, ela é capaz de dar uma mãozinha na dieta de emagrecimento. Carolina complementa dizendo que “Na dieta de emagrecimento, a banana é ótima como pré-treino, acompanhada de uma proteína como queijo ou ovo no café da manhã ou lanche da tarde, com aveia ou linhaça e no preparo de panquecas e bolos sem leite, açúcar ou farinha de trigo”.

Portanto, inclua a banana na dieta sem medo. Afinal, quando temos uma alimentação mais natural e pobre em alimentos gordurosos ou ultraprocessados e mantemos hábitos saudáveis, como a prática frequente de atividades físicas, por exemplo, nosso organismo tende a se adaptar à sua melhor forma. Ou seja, não é por causa dessa fruta que você vai deixar de caber naquela calça incrível.

alimentaçãodietasaúde
Comentários (0)
Comentar