Autocuidado: 7 rituais para praticar o amor próprio em 2021

O nosso corpo é a nossa casa, por isso cuidar de si mesmo é tão importante e algo que ninguém jamais poderá fazer por você. Se o corpo e a mente não estão em harmonia, podemos adoecer, de dentro para fora e de fora para dentro. Por esse motivo, coloque nas suas metas de 2021 praticar mais o amor próprio. Conheças rituais de autocuidado que irão te ajuda nesta jornada.

Pratique o desapego

Seja de pessoas ou objetos. De pessoas, deixe para trás todos que te magoaram, que ligou apenas quando estava precisando ou quem não se importou como você estava nos últimos 365 anos. Se liberte de pessoas tóxicas para que sua vida comece andar para frente.

Com uma rotina de férias para a maioria dos brasileiros, aproveite esse tempo para desapegar de objetos. Seja de roupa que prometeu que iria usar e não usou, roupas e sapatos que estão parados há um bom tempo dentro do armário. Você tem duas alternativas, pode fazer renda extra com o que está desapegando ou doar para quem precisa.

Rituais de autocuidado (Foto: Reprodução/Unsplash)

Cuide do seu corpo

Invista em uma alimentação saudável, acrescente mais frutas e legumes no seu cardápio. Diminua a ingestão de bebidas alcoólicas e diminua o açúcar. Além disso, pratique atividade física por pelo menos três dias na semana. Começar a meditar também é um bom caminho para quem está em busca do autoconhecimento. Além disso se você fuma, que tal buscar ajuda para tentar se livrar desse vício? Cuide mais de você, afinal, seu corpo é a sua casa.

A mudança não precisa ser radical, comece aos poucos, meditando uma vez na semana, ingerindo bebida alcóolica apenas uma vez ao mês, trocando o ovo frito por um ovo cozido. Sem cobranças, apenas mudando de forma natural até se tornar um hábito.

Tire um tempo para você

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nós sabemos que a vida corrida acaba fazendo com que programas feitos apenas para relaxar sejam deixados de lado. Mas tire um tempo só para você, mostre todo o amor que sente por si própria. Tome um banho mais demorado, tome um banho de ervas, assista sua série favorita, leia um livro, pratique um hobby ou qualquer outra coisa que possa fazer sozinha e relaxar. É muito importante ter um tempo só para você, sem a companhia de marido, do namorado, dos filhos, dos pais, estar sozinha também faz parte da rotina de autocuidado, mesmo que você deseje estar perto. Curta a sua própria companhia.

Rituais de autocuidado (Foto: Reprodução/Unsplash)

Não se martirize

Olhe para o espelho com mais carinho, não se julgue ou se cobre tanto. Não se cobre porque hoje não conseguiu fazer tudo o que deveria ser feito, você fez o que conseguia. Não olhe para o espelho se julgando, aprenda a lidar com a sua imagem e seja menos rude possível com você mesma. Se você não se tratar com carinho, quem irá?

Invista mais em você

Se possível, invista mais dinheiro em você e com coisas que irá lhe fazer bem. Uma drenagem linfática, uma massagem relaxante, um dia no spa e principalmente consultas com psicólogos. Se não consegue fazer todos os meses, separe o dinheiro para fazer algo em um mês específico, o importante é investir mais no seu bem-estar.

Aprenda a dizer não

“Eu não vou”, “Eu não quero”, “Eu não posso”. O não é uma palavra mágica e irá te fazer ter a vida mais leve. Diversas pessoas passam a vida com medo de dizer não, com medo de julgamentos, de magoar a outra pessoa, que tal pensar mais em você? Claro, sem ser de uma maneira egoísta. Não pode fazer o relatório nesse momento porque irá te atrapalhar? Diga não. Não quer sair naquele barzinho que não se sente bem, mas o seu parceiro quer ir? Diga não. Você não irá magoar ninguém se for sincera e não irá ficar constrangidas em situações que se colocou apenas por dizer sim. Sua opinião também é importante.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Tenha contato com a natureza

Aproveite o tempo livre para passear no parque, se possível, fazer uma viagem para ter o contato com a natureza, para recarregar suas energias e sentir um ar puro. Invista mais em tempo fora de casa, nesses lugares que você conseguirá sentir a diferença na sua vida.

Fonte: Capricho / Vida simples

Leia também:

 

Rituais
Comentários (0)
Comentar