As melhores atividades físicas de acordo com a sua idade

Com o passar do tempo, nosso corpo vai sofrendo alterações. É o processo natural de envelhecimento. Mas, isso não é desculpa para abandonar as atividades físicas, cuja importância não é novidade para ninguém. Desde as crianças até os idosos, todas as pessoas tendem a se beneficiar com os exercícios, que promovem mais que qualidade de vida. Eles ajudam na prevenção de doenças físicas e mentais.

Qual a idade ideal para começar a praticar atividades físicas?

Foto: Pixabay

Segundo especialistas, não existe uma idade mínima para começar a prática de atividades físicas. Na verdade, os exercícios são bem-vindos desde a primeira infância e cada vez mais os bebês estão inseridos nesse contexto. A natação para bebês e o Yoga Baby são duas modalidades especialmente desenvolvidas para essa faixa etária. Inclusive, o ideal é que as crianças sejam incentivadas a se movimentar, especialmente em tempos em que a televisão e o celular se fazem tão presentes dentro de casa.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortes no mundo. Mas calma, nunca é tarde. Você pode começar a praticar atividades físicas em qualquer momento da vida. O que importa é ter esse autocuidado e, ainda, se divertir. Por isso, busque praticar exercícios que te agradam e, acima de tudo, que respeitam os seus limites físicos.

Existe um tipo de exercício adequado para cada faixa etária?

Foto: Pixabay

Um documento publicado pela OMS em 2010 traz orientações sobre a promoção da atividade física de acordo com cada faixa etária. Esse documento trata especificamente de três faixas etárias: dos 5 aos 17 anos, dos 18 aos 64 e a partir dos 65 anos de idade. A prática de atividades físicas deve levar em conta as características corporais, mas essas recomendações servem apenas como referência.

De acordo com o profissional de Educação Física Guilherme Emboaba, “Cada pessoa tem uma forma física diferente e, por isso, a melhor maneira de se beneficiar com os exercícios é por meio de uma avaliação com um profissional. Ele vai recomendar a atividade e o tempo ideal de prática de acordo com o corpo e as condições físicas de cada um”. Além disso, é importante que tudo seja feito dentro dos seus limites a fim de evitar lesões, por exemplo. Em termos gerais, as atividades físicas são diferentes e exigem estímulos também distintos. Por isso, preparamos uma lista com as práticas mais adequadas para cada faixa etária. Confira:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Atividades físicas de acordo com a idade

Dos 5 aos 17 anos

Foto: Pixabay

Na infância, o ideal é focar em atividades físicas que busquem o desenvolvimento das habilidades físicas e motoras dos pequenos. Mas, aqui vale a máxima de que os exercícios precisam ser divertidos, já que nem toda criança tem afinidade com eles. Por isso, o ideal é que a prática se pareça com uma brincadeira. “Natação, bicicleta e dança, por exemplo, são boas opções para as crianças”, recomenda Guilherme. Já na adolescência, os esportes coletivos são os que mais conquistam os praticantes. Além disso, a musculação, a corrida e as artes marciais também são bem-vindas nessa fase. “A musculação pode ser feita a partir dos 12 anos, mas precisa ser bem orientada para trazer benefícios”, alerta o profissional.

Dos 18 aos 64 anos

Foto: Pixabay

Na fase adulta, as atividades físicas adequadas podem amenizar as transformações do corpo. Guilherme explica que “Nessa faixa etária, começa a redução da massa muscular e, por isso, os exercícios de resistência e o treinamento funcional são os mais recomendados. Crossfit e musculação são boas escolhas para os adultos”. A OMS recomenda 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 de atividade intensa. “Mas, de forma geral, 30 minutos por dia é o ideal para manter a saúde bem e estável”, lembra. E quanto mais nos aproximamos da velhice, ossos e músculos vão enfraquecendo. Por isso, as atividades com menos impactos são as mais recomendadas.

A partir dos 65 anos

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto: Pixabay

Aqui, o corpo já começa a exigir menos impacto ainda. Alguns idosos começam a apresentar problemas osteomusculares, que são os desgastes dos ossos e músculos naturais do tempo. Sendo assim, atividades físicas que busquem o fortalecimento dos músculos, melhorem a noção de equilíbrio para evitar quedas e que sejam, acima de tudo, prazerosas são as mais indicadas nessa fase da vida. “Os idosos também podem fazer musculação, desde que com baixa intensidade e orientação profissional”, avalia Guilherme. Além disso, atividades que possam ser feitas na companhia de outras pessoas também podem ser bastante agradáveis e funcionais. “Eu recomendo caminhadas leves, alongamentos, yoga e pilates”, finaliza.

saúde mental
Comentários (3)
Comentar