Signo ascendente: o que é e quais são as características de cada um

1

Com certeza, você já ouviu falar em signo ascendente e talvez até saiba qual é o seu. Mas, você sabe o que significa isso e como ele influencia na sua personalidade? O ascendente pode ser considerado como um segundo signo e, assim como o primeiro (ou o signo solar), diz muito sobre quem somos, como nos comportamos e nos relacionamos.

O que é e como descobrir o ascendente?

Zodíaco
Imagem: Pixabay

Graças à influência do ascendente, duas pessoas nascidas sob o mesmo signo podem ser absolutamente diferentes. O ascendente, que é definido a partir da data, local e, principalmente, hora de nascimento, reflete nosso exterior e nossa aparência. A terapeuta sistêmica e astróloga Amanda Cardia explica: “É a constelação que estava em elevação na hora do nosso nascimento e traz as nossas qualidades de identidade, de como as pessoas nos enxergam. É como se fosse uma roupagem da personalidade, uma máscara”. Por isso, segundo ela, é comum que algumas pessoas se identifiquem mais com o signo ascendente que com o solar.

As características ascendentes se revelam desde sempre em nossa personalidade. “Não é uma máscara que colocamos conscientemente. O ascendente é orgânico, inconsciente e automático”, avalia a astróloga. Esse segundo signo complementa o primeiro, mas não é secundário: “A astrologia vê o ascendente como algo que faz parte de nós, não tem nada de superficial aqui, apesar de estarmos falando de imagem”, diz. Para descobrir o seu ascendente, procure um astrólogo e forneça todas as informações sobre o seu nascimento. Além disso, há diversos sites que oferecem esse serviço. Para dar certo, você precisa saber a hora exata em que você nasceu.

Ascendente - máscara
Imagem: Stefan Keller

Características de cada ascendente

Áries

Uma pessoa com ascendente em Áries, normalmente, é corajosa e dinâmica. Busca o que quer, tende a ser competitiva e, ao mesmo tempo, tem dificuldade para terminar o que começa. Além disso, se irrita facilmente com os outros e acaba apresentando, muitas vezes, um ar autoritário.

Touro

Já quem tem ascendente em Touro, costuma ser calmo e pacífico, gosta de aprender e de segurança, de situações familiares. No entanto, apesar de ser carinhoso, tem dificuldade para esquecer e perdoar e pode ser excessivamente ciumento, o que pode causar conflitos, especialmente nas relações amorosas.

Gêmeos

A facilidade de comunicação é a principal característica de quem nasceu sob o ascendente em Gêmeos. É uma pessoa extrovertida, criativa e prática, além de muito versátil. Porém, por ter uma mente muito curiosa e gostar de aprender sobre coisas novas, tende a ser disperso e ter dificuldade para terminar projetos.

Câncer

Sensibilidade. Essa é a palavra que define melhor as pessoas nascidas sob o ascendente em Câncer. Tradicional, apegado à família, caseiro, sentimental. Mas, também, tímido e inseguro. Por isso, pode extrapolar o limite do drama algumas vezes. Costumam deixar os outros muito confortáveis em sua presença.

Leão

Quem tem o ascendente em Leão costuma gostar de aplausos. Apesar disso, se equilibra muito bem entre o exibicionismo e a modéstia. É uma pessoa de personalidade forte, é extrovertido, age com dinamismo. Assim como o animal, tem um perfil de resistência, força e bravura, inspirando pessoas ao seu redor a agirem em prol de seus ideais.

Virgem

Perfeccionista, crítico, sistemático e organizado, o nascido sob o ascendente em Virgem é também diplomático e tem uma natureza jovem. É uma pessoa prática e tem iniciativa, mas às vezes acaba perdendo tempo com coisas desnecessárias, justamente por se atentar demais aos detalhes.

Libra

Quem tem ascendente em Libra tende a ser uma pessoa pacífica, solícita, diplomática e empática. Além disso, é sedutora, gosta de companhia e de agradar. Ao mesmo tempo, por pensar demais nos outros, acaba ficando indecisa em diversos momentos porque não quer ser injusta com ninguém. No trabalho, tem dificuldade de receber críticas.

Ascendente - hora
Imagem: Alexas Fotos

Escorpião

A palavra que rege quem tem ascendente em Escorpião é mistério. Tende a ser reservado e não demonstrar sentimentos, mas é dotado de muita energia e força de vontade. Pode ser teimoso, mas é muito leal aos poucos amigos que tem. Precisa aprender a controlar o sarcasmo, já que magoa muitas pessoas por agir dessa maneira.

Sagitário

A “alegria da festa”. Animado, com bom papo, sabe ser agradável e tem muitos amigos. Por outro lado, tende a ter um comportamento egoísta, muitas vezes, por achar que é o dono da verdade. Imprudente, explosivo, ansioso, nervoso e apressado também são características das pessoas nascidas com o ascendente em Sagitário.

Capricórnio

Apesar de parecer uma pessoa nem um pouco simpática, quem nasceu sob o ascendente em Capricórnio costuma ser de extrema confiança. É disciplinado, metódico, econômico e, por vezes, arrogante. Mas, ao mesmo tempo, é paciente e maduro, colocando sempre à mesa sua sabedoria e responsabilidade.

Aquário

Rebelde, independente, moderno e atual. Assim é a forma com que normalmente se expressa quem nasceu com o ascendente em Aquário. É muito racional, mas só faz o que tem vontade, justamente por ter um espírito de liberdade aguçado. É original, criativo, gosta de ser admirado e estar em grupos. Tem muitos amigos.

Peixes

Uma pessoa de fé, sonhadora. Quem nasceu sobre o ascendente em Peixes costuma ser simpático e tão sensível, que há grandes chances de se envolver com as artes. No entanto, também é frágil, extremamente sentimental e, muitas vezes, desligado. Se adapta facilmente e acredita no amor perfeito.

Mostrar comentários (1)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy