Signo ascendente: o que é e quais são as características de cada um

0 19.730

Com certeza, você já ouviu falar em signo ascendente e talvez até saiba qual é o seu. Mas, você sabe o que significa isso e como ele influencia na sua personalidade? O ascendente pode ser considerado como um segundo signo e, assim como o primeiro (ou o signo solar), diz muito sobre quem somos, como nos comportamos e nos relacionamos.

O que é e como descobrir o ascendente?

Zodíaco
Imagem: Pixabay

Graças à influência do ascendente, duas pessoas nascidas sob o mesmo signo podem ser absolutamente diferentes. O ascendente, que é definido a partir da data, local e, principalmente, hora de nascimento, reflete nosso exterior e nossa aparência. A terapeuta sistêmica e astróloga Amanda Cardia explica: “É a constelação que estava em elevação na hora do nosso nascimento e traz as nossas qualidades de identidade, de como as pessoas nos enxergam. É como se fosse uma roupagem da personalidade, uma máscara”. Por isso, segundo ela, é comum que algumas pessoas se identifiquem mais com o signo ascendente que com o solar.

As características ascendentes se revelam desde sempre em nossa personalidade. “Não é uma máscara que colocamos conscientemente. O ascendente é orgânico, inconsciente e automático”, avalia a astróloga. Esse segundo signo complementa o primeiro, mas não é secundário: “A astrologia vê o ascendente como algo que faz parte de nós, não tem nada de superficial aqui, apesar de estarmos falando de imagem”, diz. Para descobrir o seu ascendente, procure um astrólogo e forneça todas as informações sobre o seu nascimento. Além disso, há diversos sites que oferecem esse serviço. Para dar certo, você precisa saber a hora exata em que você nasceu.

Ascendente - máscara
Imagem: Stefan Keller

Características de cada ascendente

Áries

Uma pessoa com ascendente em Áries, normalmente, é corajosa e dinâmica. Busca o que quer, tende a ser competitiva e, ao mesmo tempo, tem dificuldade para terminar o que começa. Além disso, se irrita facilmente com os outros e acaba apresentando, muitas vezes, um ar autoritário.

Touro

Já quem tem ascendente em Touro, costuma ser calmo e pacífico, gosta de aprender e de segurança, de situações familiares. No entanto, apesar de ser carinhoso, tem dificuldade para esquecer e perdoar e pode ser excessivamente ciumento, o que pode causar conflitos, especialmente nas relações amorosas.

Gêmeos

A facilidade de comunicação é a principal característica de quem nasceu sob o ascendente em Gêmeos. É uma pessoa extrovertida, criativa e prática, além de muito versátil. Porém, por ter uma mente muito curiosa e gostar de aprender sobre coisas novas, tende a ser disperso e ter dificuldade para terminar projetos.

Câncer

Sensibilidade. Essa é a palavra que define melhor as pessoas nascidas sob o ascendente em Câncer. Tradicional, apegado à família, caseiro, sentimental. Mas, também, tímido e inseguro. Por isso, pode extrapolar o limite do drama algumas vezes. Costumam deixar os outros muito confortáveis em sua presença.

Leão

Quem tem o ascendente em Leão costuma gostar de aplausos. Apesar disso, se equilibra muito bem entre o exibicionismo e a modéstia. É uma pessoa de personalidade forte, é extrovertido, age com dinamismo. Assim como o animal, tem um perfil de resistência, força e bravura, inspirando pessoas ao seu redor a agirem em prol de seus ideais.

Virgem

Perfeccionista, crítico, sistemático e organizado, o nascido sob o ascendente em Virgem é também diplomático e tem uma natureza jovem. É uma pessoa prática e tem iniciativa, mas às vezes acaba perdendo tempo com coisas desnecessárias, justamente por se atentar demais aos detalhes.

Libra

Quem tem ascendente em Libra tende a ser uma pessoa pacífica, solícita, diplomática e empática. Além disso, é sedutora, gosta de companhia e de agradar. Ao mesmo tempo, por pensar demais nos outros, acaba ficando indecisa em diversos momentos porque não quer ser injusta com ninguém. No trabalho, tem dificuldade de receber críticas.

Ascendente - hora
Imagem: Alexas Fotos

Escorpião

A palavra que rege quem tem ascendente em Escorpião é mistério. Tende a ser reservado e não demonstrar sentimentos, mas é dotado de muita energia e força de vontade. Pode ser teimoso, mas é muito leal aos poucos amigos que tem. Precisa aprender a controlar o sarcasmo, já que magoa muitas pessoas por agir dessa maneira.

Sagitário

A “alegria da festa”. Animado, com bom papo, sabe ser agradável e tem muitos amigos. Por outro lado, tende a ter um comportamento egoísta, muitas vezes, por achar que é o dono da verdade. Imprudente, explosivo, ansioso, nervoso e apressado também são características das pessoas nascidas com o ascendente em Sagitário.

Capricórnio

Apesar de parecer uma pessoa nem um pouco simpática, quem nasceu sob o ascendente em Capricórnio costuma ser de extrema confiança. É disciplinado, metódico, econômico e, por vezes, arrogante. Mas, ao mesmo tempo, é paciente e maduro, colocando sempre à mesa sua sabedoria e responsabilidade.

Aquário

Rebelde, independente, moderno e atual. Assim é a forma com que normalmente se expressa quem nasceu com o ascendente em Aquário. É muito racional, mas só faz o que tem vontade, justamente por ter um espírito de liberdade aguçado. É original, criativo, gosta de ser admirado e estar em grupos. Tem muitos amigos.

Peixes

Uma pessoa de fé, sonhadora. Quem nasceu sobre o ascendente em Peixes costuma ser simpático e tão sensível, que há grandes chances de se envolver com as artes. No entanto, também é frágil, extremamente sentimental e, muitas vezes, desligado. Se adapta facilmente e acredita no amor perfeito.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais

Privacy & Cookies Policy